Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Unidades de Investigação

 

           
         
     





Aprendizagem, Instrução e Carreira

​​Coordenador da Unidade:

Iolanda Ribeiro​

Linhas de Investigação:

Voltar ao início



Cognição Humana

Coordenador da Unidade:

​​ Pedro Albuquerque​

Linhas de Investigação:

Voltar ao início



Comportamento e Aprendizagem Animal

Coordenador (interino) da Unidade:

Pedro Albuquerque

Os investigadores da linha Aprendizagem e Comportamento Animal dedicam-se ao estudo da Cognição Animal, centrando-se nos sentidos de tempo e número e na tomada de decisão. ​Temas específicos que nos entusiasmam incluem a discriminação de intervalos de tempo, a percepção de relações complexas entre eventos, como a causalidade ou a correlação, e a tomada de decisão individual e coletiva. Frequentemente comparamos o desempenho de animais (principalmente aves) com o de seres humanos (crianças e adultos),​ em situações laboratoriais ou em ambientes semi-naturalistas. Desenvolvemos também modelos matemáticos para testar a nossa compreensão das propriedades dinâmicas da aprendizagem e do comportamento.



Linhas de Investigação:

Voltar ao início



Desenvolvimento e Psicopatologia

Coordenador da Unidade:


Isabel Soares

Linhas de Investigação:

Voltar ao início



Neurociência Psicológica

Coordenador da Unidade:


Adriana Sampaio​

Welcome to the Psychological Neuroscience Laboratory​
The main objective of the PNL is the development of research in the area of human clinical neurosciences. We take advantage of several methodological approaches as autonomic measures (polygraph and biofeedback), EEG/ERP; TMS/tDCS, and neuroimaging and neurobiochemistry  in pursuing the neural and physiological correlates of human behaviour. In this site you will get to know our research team and have access to our publications and projects. Find out our most recent activities navigating our website.
Enjoy your travel!​



Linhas de Investigação:

Voltar ao início



Psicoterapia e Psicopatologia

Coordenador da Unidade:

​​
Eugé​nia Ribeiro​

Esta linha de investigação tem como objetivo explorar as características centrais e os fatores de risco e protetores de psicopatologia que são partilhados por muitas das perturbações psicológicas e de modo a traduzir estes resultados em aplicações clínicas eficazes. A nossa investigação encontra-se​ na interface entre a ciência psicológica clínica e as suas aplicações à saúde mental dos indivíduos.​
A nossa investigação foca-se na identificação e compreensão dos processos envolvidos no tratamento psicoterapêutico (investigação do processo) e no desenvolvimento, sistematização e integração de intervenções psicoterapêuticas eficazes em diversas populações (investigação dos resultados).



Linhas de Investigação:

Voltar ao início



Saúde, Bem-estar e Rendimento

Coordenador da Unidade:​


Maria da Graça Pereira

Esta linha investiga os processos psicológicos envolvidos na saúde, bem-estar e rendimento de indivíduos, famílias e equipas. São temas mais específicos de investigação: (a) os processos psicológicos individuais e familiares na doença, em pacientes, famílias, cuidadores, e grupos vulneráveis b) os processos psicológicos envolvidos na promoção da saúde, estilos de vida saudáveis e qualidade de vida em contextos clínicos e sociais (c) o estudo dos processos psicológicos associados ao rendimento, sucesso e desenvolvimento humano em contextos aplicados, (d) o estudo de fatores da personalidade e diferenças individuais implicados nas trajetórias de sucesso e excelência em contextos profissionais e de realização.



Linhas de Investigação:

Vo​ltar ao início



Vítimas, Ofensores e Sistema de Justiça

Co​​ordenador da Unidade:


Ângela Maia​​

Esta linha de i​nvestigação estuda as variáveis psicossociais associadas aos processos de vitimação e aos comportamentos dos ofensores, analisa os fatores associados às boas práticas de aplicação da justiça, os seus contextos e atores. Procura-se: 1. Conhecer a prevalência e o impacto de vários tipos de vitimação, descrever as caraterísticas dos ofensores, e desenvolver estratégias de intervenção dirigidas a vítimas e agressores, e 2. Estu​dar o sistema de aplicação da lei, como tribunais, polícias, instituições para menores delinquentes, prisões e reinserção social e as atitudes e o comportamento dos agentes do sistema de Justiça; e desenvolver protocolos de avaliação forense.



Linhas de Investigação:

Voltar ao início

​​​