Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​​ 
​O Mestrado Integrado em Psicologia visa permitir a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas básicas da disciplina, bem como o desenvolvimento de conhecimentos aprofundados nas áreas aplicadas, incluindo competências para o uso de métodos e técnicas de intervenção e investigação em contexto aplicado.
Os três primeiros anos, designados de Ciclo Básico, que conferem o grau de Licenciado em Ciência Psicológica, centram-se no estudo dos processos psicológicos básicos – suas propriedades qualitativas e quantitativas, suas raízes biológicas e sociais, e sua expressão normal e patológica – assim como nas técnicas e métodos usados para os estudar, nas teorias construídas para os explicar e nas aplicações dessas teorias na resolução de problemas humanos. O currículo do Ciclo Básico está organizado em cinco domínios: Processos Psicológicos Básicos, Neurociências dos Processos Psicológicos, Competências de Investigação, Fundamentos Quantitativos da Psicologia e Psicologia, Ciência e Profissão.
O Ciclo Aplicado, correspondendo aos dois últimos anos, conferindo o grau de Mestre em Psicologia, assume uma lógica de natureza profissionalizante, procurando dotar o aluno de competências de avaliação, intervenção e investigação em domínios específicos nos quais os psicólogos têm vindo a desenvolver a sua actividade profissional e científica. O currículo do Ciclo Aplicado está organizado em dois níveis que correspondem, respectivamente, ao 4º e 5º anos. O primeiro nível (4º ano) caracteriza-se por uma formação transversal e abrangente focada em problemas e questões em vários domínios da Psicologia Aplicada e envolvendo o desenvolvimento de competências de avaliação e de intervenção de natureza clínica, psicoeducacional, social, comunitária e organizacional. O segundo nível (5.º ano) visa uma formação mais diferenciada, centrada numa área específica do exercício profissional da Psicologia: Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Escolar e da Educação, Psicologia da Justiça e Comunitária, Psicologia das Organizações e Psicologia do Desporto. Neste âmbito, está incluída a realização de um estágio curricular e de uma tese de mestrado. 

Data de acreditação pela A3ES: 10/04/2013
Prazo: 5 anos
Número de registo: ACEF/1112/02107
​​​