Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​

Períodos de Candidaturas​ | 2019 - 2020​

1ª Fase - 17 de maio a 07 de junho

2ª Fase - 08 a 15 de julho

3ª Fase - 28 de agosto a 06 de setembro​


Alunos Estrangeiros


O currículo deste Mestrado está organizado em dois níveis. O primeiro nível (1º ano) caracteriza-se por uma formação transversal e abrangente focada em problemas e questões em vários domínios da Psicologia Aplicada e envolvendo o desenvolvimento de competências de avaliação e de intervenção de natureza clínica, psicoeducacional, social, comunitária e organizacional. Tendo em conta a relevância do domínio da avaliação psicológica e da investigação para o futuro exercício profissional e atividade científica, o 1º ano inclui, ainda, duas unidades curriculares centradas na aquisição de ferramentas de avaliação e de investigação que incidem em tópicos de natureza transversal aos diferentes domínios de aplicação da Psicologia. O objetivo central desta formação é a consolidação do conhecimento científico permitindo uma prática psicológica cientificamente sustentada. 
O segundo nível (2.º ano) visa uma formação mais diferenciada, centrada numa área específica do exercício profissional da Psicologia: Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Escolar e da Educação, Psicologia da Justiça e Comunitária, Psicologia das Organizações e Psicologia do Desporto. Neste âmbito, está incluída a realização de um estágio curricular e de uma tese de mestrado. No estágio curricular a formação está orientada para o desenvolvimento de atividades de natureza prática em diversos contextos da comunidade, articuladas com sessões de formação académica e de supervisão na Universidade. 

Objetivos principais para o Mestrado em Psicologia Aplicada

1. Proporcionar uma formação de cientista-prático centrada em problemas e questões relevantes para a prática profissional nos vários domínios da Psicologia;

2. Desenvolver competências de avaliação e de intervenção nos vários domínios da psicologia aplicada;

3. Proporcionar um ensino hands on assente em atividades práticas em ligação estreita à comunidade; 

4. Desenvolver competências de investigação nos vários domínios da Psicologia Aplicada; 

5. Preparar os estudantes para uma carreira profissional no domínio da Psicologia. 

Plano de Estudos


Critérios de seleção

1. Os candidatos serão selecionados por um júri designado pelo Conselho Científico da Escola de Psicologia, tendo em conta os seguintes critérios: 

a) Classificação final na licenciatura; 
b) Relevância e adequação do currículo académico, científico e ​técnico-profissional, avaliado pelo formulário de Curriculum disponibilizado e obrigatório (​se não submeter formulário será exluído(a); (aceda​ ao for​m​ulário aqui )
c) Entrevista. (​A entrevista, presencial ou online, ocorrerá apenas no caso de ser necessá​rio esclarecer algum dado do processo de candidatura)

2. As componentes referidas no número anterior têm os seguintes pesos: ​​

a) Classificação final na licenciatura – 40%; ​
b) Relevância e adequação do currículo académico, científico e técnico-profissional – 60%.​ 


3. A seriação final dos candidatos será expressa numa escala de 0 a 100, tendo em conta os critérios acima referidos. Uma pontuação inferior a 50 pontos levará à exclusão da candidatura. 

- As candidaturas a este mestrado são realiza​das on-line, através do Portal Académico de Candidaturas 

https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/​​

Os resultados de seleção são divulgados no portal académico da Universidade​.​

​​​​

Contactos / Informações​​

Universidade do Minho
Escola de Psicologia
Campus de Gualtar - Braga 
Telf.  253 604 220​
e-mail: ​sec_pedagogica@psi.uminho.pt​​​​