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Unidades curriculares

O programa combinado articula, de um modo flexível, os três domínios de investigação (clínica, forense e educacional). O programa é simultaneamente amplo, já que se foca em três domínios distintos de intervenção e de investigação, mas também específico, dado que para se candidatarem , os estudantes necessitam de elaborar um projeto de investigação num dos domínios do programa, o que implica a sua alocação a um orientador a partir do momento que iniciam o processo de candidatura. Sugere-se que de modo a poderem clarificar os domínios de investigação em que se podem inscrever, os potenciais candidatos analisem os tópicos de investigação disponíveis (isto é, as equipas de investigação ativas neste programa, ver abaixo) e que contactem, se necessário, o diretor do programa (Prof. Paulo Machado – pmachado@p​si.uminho.pt). Podem ainda contactar diretamente os diferentes orientadores disponíveis (ver lista de docentes), a fim de escolherem um tema de investigação e elaborarem um projeto.​​​

A estrutura formal do programa organiza-se em três tipos de unidades curriculares:

Métodos de investigação e de análise de dados, que se foca em metodologias qualitativas e quantitativas de​ investigação;

Estudos avançados em Psicologia Aplicada, que cobre os problemas e temas centrais da investigação em cada um dos domínios de investigação (clínica, forense e educacional);

Projeto de investigação/Tese, que se centra no desenvolvimento das atividades de investigação e na construção da dissertação. Desde o começo do programa o estudante é alocado a um dos tópicos de investigação (ou equipas de investigação) no projeto de investigação/tese.

Os Estudos Avançados I, II e III são as únicas UCs com conteúdo fixo. Todas as restantes UCs têm conteúdos flexíveis. O Projecto de Investigação/Tese, corresponde ao trabalho realizado pelo estudante na construção da sua dissertação. As restantes UCs foram recentemente reorganizadas em módulos, correspondentes a  uma lista de seminários (cf. horário), cada um com 1,35 ECTS. 

Este modelo facilita um ensino hands-on das metodologias de investigação, em que os estudantes escolhem um conjunto de seminários, com conteúdos específicos apropriados à sua formação e às necessidades na construção da sua tese.


1º semestre

Métodos de investigação e análise de dados I: Investigação qualitativa (5 ECTS) - (aprovação com a frequência de 4 seminários, cf. lista de seminários)

Estudos avançados em Psicologia Aplicada I (Psicologia clínica): Resultados essenciais da investigação em psicoterapia (5 ECTS)

Projeto de investigação/Tese (20 ECTS)
 

2º Semestre

Métodos de investigação e análise de dados II: Investigação quantitativa (5 ECTS) - (aprovação com a frequência de 4 seminários, cf. lista de seminários)

Estudos avançados em Psicologia Aplicada II (Psicologia forense): Resultados essenciais da investigação em violência e vítimas (5 ECTS) ​

Projeto de investigação/Tese (20 ECTS)

 

3º Semestre

Métodos de investigação e análise de dados III: Investigação quantitativa (5 ECTS) - (aprovação com a frequência de 4 seminários, cf. lista de seminários)​

Estudos avançados em Psicologia Aplicada III (Psicologia educacional): Resultados essenciais da investigação nos processos de aprendizagem e  de instrução (5 ECTS)

Projeto de investigação/Tese (20 ECTS)

 

4º Semestre

Métodos de investigação e análise de dados IV: Investigação quantitativa (5 ECTS) - (aprovação com a frequência de 4 seminários, cf. lista de seminários)​

Estudos avançados em Psicologia Aplicada IV (5 ECTS) - (aprovação com a frequência de 4 seminários, cf. lista de seminários)

Projeto de investigação/Tese (20 ECTS)

 

5º Semestre

Estudos avançados em Psicologia Aplicada V (5 ECTS) - (aprovação com a frequência de 4 seminários, cf. lista de seminários​)

Projeto de investigação/Tese (20 ECTS)

 ​

6º Semestre

Estudos avançados em Psicologia Aplicada VI (5 ECTS) - (aprovação com a frequência de 4 seminários, cf. lista de​ seminários)

Projeto de investigação/Tese ​(20 ECTS)​​