Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Projetos de Investigação/Ação​
​​
Desafio: Ser +

O programa de intervenção em grupo "Desafio: Ser +" tem como objetivos promover o desenvolvimento dos adolescentes, centrando-se nas emoções positivas, nas forças de carácter e nas experiências ótimas. Este programa está fundamentado na abordagem do Desenvolvimento Positivo dos Adolescentes e nas Intervenções da Psicologia Positiva. O programa inclui 8 sessões semanais, de 90 minutos cada, e tem sido implementado em várias escolas e a adolescentes dos 8º, 9º e 11º anos.

Crescer com Lazer
​​

"Crescer com Lazer" é um programa de intervenção em grupo, que tem como objetivos: (1) abordar o conceito de lazer ao nível dos significados atribuídos, das funções psicológicas e sociais, e ao nível da sua integração no tempo e ciclo de vida; (2) analisar a importância do lazer para o desenvolvimento ao nível do autoconhecimento, relações interpessoais e lugares de vida; (3) e construir um projeto de vida para o lazer.  Este programa procura tornar o lazer um contexto intencional de desenvolvimento, tornando os adolescentes agentes produtores do seu processo de desenvolvimento. É constituído por 12 sessões semanais, de uma hora cada, e tem sido implementado a adolescentes do 9º ano.

Tutorias e Mentorias UMinho​​

O projeto Tutorias e Mentorias UMinho assume-se como um projeto inovador no contexto universitário nacional, possibilitando a concretização de uma lógica de formação global e contínua desde que os alunos entram na Universidade (Programa Tutorias por Pares) até que finalizam o seu percurso académico, preparando-se para ingressar no mercado do trabalho (Programa Mentorias). Este projeto e as atividades com ele relacionadas são paralelas e transversais aos vários cursos e à formação científica específica de cada domínio.

Ao longo deste projet o é possível identificar dois grandes focos de intervenção sequenciais:

- Tutorias por Pares UMinho: integração dos novos alunos na Universidade do Minho e desenvolvimento de competências de todos os alunos;

- Mentorias UMinho : preparaç ão dos alunos para o mundo profissional.

Para mais informações,​

Website: https://www.uminho.pt/PT/ensino/tutorias-e-mentorias/Paginas/default.aspx

Facebook: https://www.facebook.com/tutoriasementoriasuminho/

Email: tutorias@reitoria.uminho.ptmentorias@reitoria.uminho.pt