Maria Céu Taveira
Doutoramento em Psicologia da Educação (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

Professor Associado
  ceuta@psi.uminho.pt
   253 604671
Maria do Céu Taveira é Professora Associada no Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, diretora adjunta do Departamento de Psicologia Aplicada. Entre 1982 e 1991 foi docente e investigadora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Concluiu o doutoramento em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, em 1997.

Foi coordenadora do curso de Mestrado de Psicologia Escolar e Coordenadora do Programa de Doutoramento em Psicologia Vocacional e, ainda, Coordenadora da Consulta Psicológica Vocacional e Diretora do Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano, na Universidade do Minho.

Atualmente, é membro integrado e coordenadora da Unidade de Aprendizagem, Instrução e Carreira, no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho, responsável pelo Grupo de Investigação em Desenvolvimento Vocacional e Aconselhamento.

Tem como áreas fundamentais de interesse, as questões do desenvolvimento vocacional, em especial, o estudo do processo da exploração vocacional; o desenho e estudo do processo e resultados das intervenções de carreira; e o estudo da carreira em grupos específicos (e. g., mulheres, alunos com problemas de aprendizagem e de comportamento, jovens sob proteção do estado, refugiados, pessoas na condição de desempregados).

Membro fundador e dirigente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira (www.apdc.eu), vogal da direção da Associação de Psicologia da Universidade do Minho (www.apsi.uminho.pt), membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses (https://www.ordemdospsicologos.pt/pt).

Lent, R.W., Taveira, M.C., Figueira, P., Dorio, I., Faria, S., & Gonçalves, A. (2017). Test of the social cognitive model of well-being in Spanish college students. Journal of Career Assessment, 25(1) 135-143. DOI
Oliveira, I.M., Taveira, M.C., Cadime, I., & Porfeli, E. J. (2016). Psychometric properties of a career exploratory outcome expectations measure. Journal of Career Assessment, 24, 380-396. DOI
Oliveira, M., Melo-Silva, L.L., Taveira, M.C., & Grace, R. (2015). Measuring university-to-work success: Development of a new scale. Career Development International, 21(1), 85–104 DOI
Oliveira, I.M., Taveira, M.C., & Porfeli, E.J. (2015). Emotional aspects of childhood career development: Importance and future agenda. International Journal for Educational and Vocational Guidance, 15, 163-174. DOI