Miguel M. Gonçalves
Doutoramento em Psicologia Clínica, 1995 (Universidade do Minho)

Professor Catedrático
  mgoncalves@psi.uminho.pt
   253 604 680 , 253 604676
Miguel M. Gonçalves é psicólogo, psicoterapeuta e Professor Catedrático Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Foi Director do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho e Vice-Presidente da Escola de Psicologia entre 2013 e 2017. Entre 2010 e 2015 foi Editor Associado da Revista Psychotherapy Research (Routledge).

As suas publicações nacionais incluem as obras Terapia narrativa da ansiedade, em co-autoria com Margarida R. Henriques (que integra materiais para os terapeutas e para as crianças), Psicoterapia, discurso e narrativa: A construção conversacional da mudança, em co-autoria com Óscar F. Gonçalves e Psicoterapia: Uma arte retórica. Mais recentemente publicou dois “cadernos de psicoterapia”, um sobre Terapia Centrada nas Soluções e outro sobre Terapia Narrativa da Re-autoria (Psiquilibiros, Braga). Para além do seu interesse na prática e investigação sobre psicoterapia, tem co-organizado com Leandro S. Almeida e Mário R. Simões várias obras sobre instrumentos de avaliação psicológica adaptados à população Portuguesa.

É co-editor dos livros Investigations into the Origins and Development of the Dialogical Self, em co-autoria com Marie Cécile Bertau e Peter Raggat (Information Age Publishing, USA) e do Handbook of dialogical self theory and psychotherapy: Bridging psychotherapeutic and cultural traditions, em co-autoria com Agnieszka Konopka, e Hubrty Hermans (Routledge).
É ainda co-autor do livro Melodies of living: Developmental science of human life course (Cambridge University Press, Inglaterra), conjuntamente com Tania Zitoun, Dankert Vedeler, Jaan Valsiner, João Salgado e Dieter Ferring.

Tem publicado internacionalmente sobre o processo de mudança narrativa em psicoterapia, tendo desenvolvido um programa de investigação em que analisa os processos narrativos que conduzem à mudança em diversos modelos psicoterapêuticos. É autor de mais de de 25 capítulos internacionais e de mais de 80 artigos em revistas internacionais com arbitragem por pares.
Eficácia da Psicoterapia
Processos de mudança em psicoterapia
Processos narrativos em psicoterapia
Processes dialógicos na psicoterapia