Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Adriana Sampaio
Doutoramento em Psicologia Clínica / Mestrado Integrado Medicina (Universidade do Minho / Universidade do Porto - ICBAS)
Departamento de Psicologia Básica
 
  Professor Associado com Agregação
  adriana.sampaio@psi.uminho.pt
   253604613

Adriana Sampaio é licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho em 2006. Tem o Curso de Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto. É Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia Básica da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Atualmente, os seus trabalhos de investigação focam-se no estudo de processos de neurodesenvolvimento, mais concretamente no estudo da influência da genética, cérebro (estrutura e funcionamento) e ambiente nos vários processos cognitivos e emocionais que ocorrem ao longo do desenvolvimento. No âmbito dos seus trabalhos, Adriana Sampaio, publicou vários artigos em revistas internacionais, colaborando com várias equipas de investigação (Espanha, França, Reino Unido, Brasil e EUA). É diretora do Laboratório de Neuropsicofisiologia e tem sido investigadora principal de vários projetos financiados pela FCT e Fundação Bial e foi premiada pelos seus trabalhos na área de investigação em Psicologia.
Publicações selecionadas
Soares, J.M., Magalhães, E., Moreira, P.S., Sousa, A., Ganz, E., Sampaio, A., Alves, V., Marques, P. & Sousa, N. (2016). Hitchhiker's Guide to Functional Magnetic Resonance Imaging. Front. Neurosci., 10 November 2016 DOI
Carvalho, Sampaio et al (2019). Polarity specific effects of cross-hemispheric tDCS coupled with approach-avoidance training on chocolate craving. Frontiers in Pharmacology, section Neuropharmacology. 2019 Jan 24;9:1500. doi: 10.3389/fphar.2018.01500. DOI
Sampaio, A. Moreira, P.S., Osório, A., Magalhães, R., Vasconcelos, C., Férnandez, M., Carracedo, A., Alegria, J., Gonçalves, O.F., & Soares, J.M. Altered functional connectivity of the default mode network in Williams syndrome: a multimodal approach. Developmental Science 19:4 (2016), pp 686–695 DOI
Miguel, H., Gonçalves, O., Cruz, S. & Sampaio, A. (In Press). Behavioral response to tactile stimuli relates to brain response to affective touch in 12-month-old infants. Developmental Psychobiology. DOI
Coutinho, J. Fernandes, S. Soares, J.M., Maia, L., Gonçalves, O.F., & Sampaio, A. (2016). Default mode network dissociation in depressive and anxiety states. Brain Imaging and Behaviour. Mar;10(1):147-57. doi: 10.1007/s11682-015-9375-7. DOI
Miguel, H., Gonçalves, O., Cruz, S. & Sampaio, A. (2018). Infant brain response to affective and discriminative touch: A longitudinal study using fNIRS. Social Neuroscience. 2018 Oct 23:1-12. doi: 10.1080/17470919.2018.1536000. DOI
Gonçalves, O., Soares, J., Carvalho, S., Leite, J., Ganho, A., Fernandes-Gonçalves, A. Frank, B, Pocinho, P. Relvas, J., Carracedo, A., Sampaio, A. (2015). Brain Activation of the Defensive and Appetitive Survival Systems in Obsessive Compulsive Disorder, Brain Imaging and Behavior, Jun;9(2):255-63. doi: 10.1007/s11682-014-9303-2. DOI
López-Caneda, E., Crego, A., Campos, A.D., González-Villar, A., and Sampaio, A. (In Press). The Think/No-Think Alcohol Task: A New Paradigm for Assessing Memory Suppression in Alcohol-Related Contexts. Alcoholism: Clinical and Experimental Research DOI
Baptista, J., Sampaio, A., Fachada, I., Osório, A., Mesquita, A.R., Garayzábal, E., Duque, F., Oliveira, G., Soares, I. (2018). Maternal Interactive Behaviours in Parenting Children with Williams Syndrome and Autism Spectrum Disorder: Relations with Emotional/Behavioural Problems. Journal of Autism and Developmental Disorders. DOI
Sampaio, A*., Soares, J.M*., Coutinho, J., Sousa, N., Gonçalves, O.F. (2014). The Big Five default brain: functional evidence. Brain Structure and Function, 219,6, 1913-1922 (*both first authors) - 10.1007/s00429-013-0610-y DOI
Oliveira-Silva, P., Maia, L., Coutinho, J., Frank, B., Soares, J. M., Sampaio, A., & Gonçalves, Ó. F. (2018). Empathy by default: correlates in the brain at rest. Psicothema, 30(1):97-103. DOI
Pereira, A., Lopes, S., Magalhães, P., Sampaio, A., Chaleta, E., Rosário, P. (2018). How Executive Functions are Evaluated in Children and Adolescents with Cerebral Palsy? A Systematic Review. Frontiers in Psychology, 6;9:21. DOI
2023/2024
Design Emocional
Mestrado
Dissertação
Mestrado
Introdução às Neurociências
Licenciatura
Introdução às Neurociências
Licenciatura
Introdução às Neurociências
Licenciatura
Introdução às Neurociências
Licenciatura
Temas Avançados em Neurociência Psicológica
Programa Doutoral