Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Iolanda Ribeiro
Doutoramento (Universidade do Minho)
Departamento de Psicologia Aplicada
 
  Professor Auxiliar
  iolanda@psi.uminho.pt
   253 604601
Iolanda Ribeiro é Professora Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Concluiu o doutoramento em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho em 1997. Foi coordenadora do curso de Mestrado de Psicologia Escolar no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, e Coordenadora da Consulta Psicológica de Aprendizagem e Rendimento Escolar, no Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano, Universidade do Minho. É coordenadora do GILLE – Grupo de Investigação em Linguagem, Leitura e Escrita.
Tem publicado internacionalmente sobre leitura, com mais de 20 artigos em revistas internacionais com arbitragem por pares. No presente está a concluir a adaptação para o Brasil de um programa de intervenção no âmbito da literacia emergente.
As suas publicações nacionais, em co-autoria, incluem: a) testes estandardizados de avaliação da leitura destinados a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico; b) programas de intervenção para crianças em idade pré-escolar (Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para Jardim de Infância; JIL – Jogos Interativos de Leitura); c) programas de desenvolvimento e promoção da compreensão da leitura (O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica). Mais recentemente, publicou um programa digital de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (Ainda estou a aprender). É co-autora de 47 livros e de 27 capítulos.
Foi investigadora responsável de projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu em 2009, 2011 e 2014 o Prémio CEGOC pelos trabalhos de investigação no âmbito da avaliação da leitura.
Linguagem
Aquisição e desenvolvimento da Leitura
Avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura
Dificuldades na aprendizagem da leitura
Publicações selecionadas
Cadime, I., Rodrigues, B., Santos, S., Viana, F. L., Chaves-Sousa, S., Cosme. M. C., & Ribeiro, I. (2016). The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: a study in an intermediate depth orthography. [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", Reading and Writing, N/A: NA - NA. Reading and Writing DOI
Chaves-Sousa, S., Santos, S., Viana, F. L, Vale, A. P, Cadime, I., Prieto, G., & Ribeiro, I. (2016). Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]". Learning and Individual Differences, NA: NA - NA. DOI
Ribeiro, I., Viana, F. L., Baptista, A., Choupina, C., Santos, S., Brandão, S., Cadime, I., Silva, C., Ferreira, A., Costa, L., Azevedo, H., Carvalho, M., Freitas, T., Chaves-Sousa, S., Cruz, J., Fernandes, I., Cosme, M. C., & Rodrigues, B. (2016). Ainda estou a aprender. Maia: Lusoinfo. DOI
Gayo, E., Deaño, M., Conde, A., Ribeiro, I., Cadime, I., & Alfonso, S. (2014). Effect of an intervention program on the reading comprehension processes and strategies in 5th and 6th grade students. Psicothema, 26(4), 464-470 DOI
Ribeiro, I. & Viana, F. L. (2014). BAL - Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas [Battery of Reading Assessment: Theoretical approaches and methodological options]. Lisboa: CEGOC-TEA. DOI
2023/2024
Dissertação
Mestrado
Estágio em Psicologia da Educação
Mestrado
Fundamentos de Avaliação Psicológica
Licenciatura
Fundamentos de Avaliação Psicológica
Licenciatura
Problemas na Aprendizagem
Mestrado
Projeto de Investigação em Psicologia da Educação
Mestrado
Psicologia da Inteligência
Licenciatura
Psicologia da Inteligência
Licenciatura