Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Iolanda Ribeiro
Doutoramento (Universidade do Minho)
Departamento de Psicologia Aplicada

Professor Auxiliar
  iolanda@psi.uminho.pt
   253 604601
Iolanda Ribeiro é Professora Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Concluiu o doutoramento em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho em 1997. Foi coordenadora do curso de Mestrado de Psicologia Escolar no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, e Coordenadora da Consulta Psicológica de Aprendizagem e Rendimento Escolar, no Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano, Universidade do Minho. É coordenadora do GILLE – Grupo de Investigação em Linguagem, Leitura e Escrita.
Tem publicado internacionalmente sobre leitura, com mais de 20 artigos em revistas internacionais com arbitragem por pares. No presente está a concluir a adaptação para o Brasil de um programa de intervenção no âmbito da literacia emergente.
As suas publicações nacionais, em co-autoria, incluem: a) testes estandardizados de avaliação da leitura destinados a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico; b) programas de intervenção para crianças em idade pré-escolar (Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para Jardim de Infância; JIL – Jogos Interativos de Leitura); c) programas de desenvolvimento e promoção da compreensão da leitura (O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica). Mais recentemente, publicou um programa digital de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (Ainda estou a aprender). É co-autora de 47 livros e de 27 capítulos.
Foi investigadora responsável de projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu em 2009, 2011 e 2014 o Prémio CEGOC pelos trabalhos de investigação no âmbito da avaliação da leitura.
Linguagem
Aquisição e desenvolvimento da Leitura
Avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura
Dificuldades na aprendizagem da leitura