M. Graça Pereira
Doutoramento (PhD) em Psicologia Clinica (Terapia de Casal e Familiar) (Florida State University )

Professor Associado com Agregação
  gracep@psi.uminho.pt
   253 604228
Maria da Graça Pereira Alves realizou o seu Doutoramento, na Florida State University (FSU), na área da Medicina Familiar Sistémica e a Prática de Terapia Familiar Médica e fez a Agregação em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, na área da Investigação Clínica e Serviços de Saúde.
Já foi coordenadora do Doutoramento em Psicologia da Saúde e do Mestrado em Psicologia da Saúde, na Universidade do Minho. Foi Professora Convidada na Florida State University (EUA); Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil); Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil); Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (Brasil) e na Faculdade de Psicologia da Kazimierz Wieki University (Polónia).
A sua carreira académica centra-se no impacto psicossocial da doença crónica em pacientes, familiares e cuidadores; no impacto clinico e fisiológico do stress e trauma em pacientes/ populações de risco e suas famílias; na promoção da saúde individual e familiar, particularmente os estilos de vida saudáveis; na prestação de cuidados de saúde integrados, no sentido de promover o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes, famílias e cuidadores.
Maria da Graça Pereira Alves é atualmente responsável pela Consulta de Psicologia da Saúde (Subunidade de Psicologia Clinica e da Saúde) na Associação de Psicologia (APsi), na Universidade do Minho; Coordenadora do Laboratório de Investigação em Saúde, Bem-Estar e Rendimento, do Centro de Investigação em Psicologia (Cipsi), e responsável pelo Grupo de Investigação em Saúde e Família.
Impacto da Doença Crónica em Pacientes, Familiares e Cuidadores
Processos Associados à Saúde e Doença em Grupos Vulneráveis
Promoção da Saúde Individual e Familiar
Cuidados de Saúde Integrados