Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Pedro B. Albuquerque
Doutoramento em Psicologia (Universidade do Minho)
Departamento de Psicologia Básica
 
  Professor Associado com Agregação
  pedro.b.albuquerque@psi.uminho.pt
   253 604 672
Pedro B. Albuquerque é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia Básica da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Publicou vários artigos, maioritariamente sobre memória humana, em revistas científicas especializadas e possui vários capítulos publicados.

No seu currículo constam também várias orientações de doutoramento, quase todas elas financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Investiga na área de Psicologia da Memória, dirigindo o Grupo de Investigação em Memória Humana do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (https://www.psi.uminho.pt/pt/investigacao/Memoria).
Processos associativos e produção de falsas memórias
Efeito das teorias ingénuas e crenças na memória e meta-memória
Efeito da distintividade na memória de destino
Reconsolidação da memória episódica humana
Erros de comissão na memória prospectiva
Publicações selecionadas
Carvalho, P. F., & Albuquerque, P. B. (2012). Memory encoding of stimulus features in human perceptual learning. Journal of Cognitive Psychology, 24(6), 654-664. DOI
Fernandes, A. M., & Albuquerque, P. B. (2012). Tactual perception: a review of experimental variables and procedures. Cognitive Processing, 13(4), 285-301. DOI
Carneiro, P., Garcia-Marques, L., Fernandez, A., & Albuquerque, P. B. (2014). Both associative activation and thematic extraction count, but thematic false memories are more easily rejected. Memory, 22 (8), 1024-1040. DOI
Paulo, R. M., Albuquerque, P. B., Saraiva, M., & Bull, R. (2015). The Enhanced Cognitive Interview: Testing Appropriateness Perception, Memory Capacity and Error Estimate Relation with Report Quality. Applied Cognitive Psychology, 29(4), 536-543. DOI
Oliveira, H. M., & de Albuquerque, P. B. (2015). Explanatory mechanisms of false memories in DRM paradigm. Psicologia: Reflexao e Critica, 28(3), 554–564. https:// DOI
Paulo, R., Albuquerque, P. B., & Bull, R. (2015). Investigative interviewing of children and adolescents: A developmental perspective. Psicologia: Reflexao e Critica, 28(3), 623–631. DOI
Saraiva, M., & Albuquerque, P. B. (2015). Influence of age, social desirability and memory in children’s suggestibility. Psicologia: Reflexao e Critica, 28(2), 356–364. DOI
Saraiva, M., Albuquerque, P. B., & Arantes, J. (2016a). Costs and benefits of remembering in collaboration: A brief literature review. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(1), 17–23. DOI
Saraiva, M., Albuquerque, P. B., & Arantes, J. (2016b). Elimination of collaborative inhibition effect using the method of loci. Psicothema, 28(2), 181–186. DOI
Paulo, Rui M., Albuquerque, P. B., & Bull, R. (2016a). Improving the Enhanced Cognitive Interview With a New Interview Strategy: Category Clustering Recall. Applied Cognitive Psychology, 30(5), 775–784. DOI
Paulo, R. M., Albuquerque, P. B., & Bull, R. (2016). The enhanced cognitive interview: Expressions of uncertainty, motivation and its relation with report accuracy. Psychology Crime & Law, 22(4), 366-381. DOI
Silva, A., Macedo, A. F., Albuquerque, P. B., & Arantes, J. (2016). Always on my mind? Recognition of attractive faces may not depend on attention. Frontiers in Psychology, 7(JAN). DOI
2023/2024
Contextos de Aplicação em Cognição Humana
Licenciatura
Dissertação
Mestrado
Estágio de Investigação em Cognição Humana
Mestrado
Memória Humana: Fundamentos e Aplicações
Mestrado
Projeto de Investigação em Cognição Humana
Mestrado
Psicologia da Memória
Licenciatura
Psicologia da Memória
Licenciatura
Psicologia da Memória
Licenciatura
Psicologia da Memória
Licenciatura
Psicologia da Memória e do Testemunho
Licenciatura
Temas Avançados em Cognição Humana
Programa Doutoral