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EN PT
Ana Paula Soares
Doutoramento (Universidade do Minho)
Departamento de Psicologia Básica
 
  Professor Auxiliar com Agregação
  asoares@psi.uminho.pt
   253604236
Ana Paula de Carvalho Soares é Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia Básica da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) onde coordena o Grupo de Investigação em Psicolinguística (GIP, ver http://escola.psi.uminho.pt/unidades/psicolinguistica/index.html) do Laboratório de Cognição Humana (LCH) da mesma Universidade.
Interesses de investigação nas áreas da produção, compreensão e aquisição linguísticas, especificamente no estudo dos fatores lexicais e sublexicais que afetam o reconhecimento visual de palavras tanto em adultos como em crianças com trajetórias desenvolvimentais típicas e atípicas (e.g., Dislexia, Perturbação Específica de Linguagem); no estudo dos fatores léxico-semânticos que afetam a resolução de ambiguidades sintáticas em monolingues e bilingues; no estudo de como bilingues representam e processam palavras das diferentes línguas (nomeadamente de línguas faladas e gestuais), como mudam de uma língua para outra e como recuperam de um estado de Tip-of-the-Tongue (TOT). Por último, no desenvolvimento de recursos de investigação (e.g., bases lexicais, estudos normativos) que apoiem a investigação nessas áreas. Investigador Principal de diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e membro de equipa de vários projetos nacionais e internacionais.
Lecionação de diferentes unidades curriculares de Linguagem e Cognição a nível graduado e pós-graduado no Mestrado Integrado em Psicologia (MPsi) e no Programa Doutoral em Psicologia Básica da Universidade do Minho. Experiência na supervisão de teses de mestrado e de douramento na área da Psicolinguística.
Psicologia Cognitiva
Psicolinguística
Reconhecimento visual de palavras e leitura
Processamento de frases e resolução de ambiguidades sintáticas
Aquisição de primeira e segundas línguas
Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
Dislexia
Bilinguismo
Publicações selecionadas
Soares, A. P., Perea, M., & Comesaña, M. (2014). Tracking the emergence of the consonant bias in visual-word recognition: Evidence with developing readers. PLoS ONE 9(2), e88580. DOI: 10.1371/journal.pone.0088580. DOI
Soares, A. P., Medeiros, J. C., Simões, A., Machado, J., Costa, A., Iriarte, A., Almeida, J. J., Pinheiro, A. P., & Comesaña, M. (2014). ESCOLEX: A grade-level lexical database from European Portuguese Elementary to Middle School textbooks. Behavior Research Methods, 46(1), 240-253. DOI
Soares, A. P., Machado, J., Costa, A., Iriarte, A., Simões, A., Almeida, J. J., Comesaña, M., & Perea, M. (2015). On the advantages of frequency measures extracted from subtitles: The case of Portuguese. Quarterly Journal of Experimental Psychology, 68(4), 680-696. DOI
Soares, A. P., Iriarte, A., Almeida, J. J., Simões, A., Costa, A., França, P., Machado, J., & Comesaña, M. (2014). Procura-PALavras (P-PAL): Uma nova medida de frequência lexical do Português Europeu contemporâneo [Procura-PALavras (P-PAL): A new measure of word frequency for contemporary European Portuguese]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 1-14. DOI
Soares, A. P., Fraga I. C., Comesaña, M., & Piñeiro, A. (2010). El papel de la animacidad en la resolución de ambigüedades sintácticas en portugués europeo: Evidencia en tareas de producción y comprensión [The role of animacy in the resolution of European Portuguese syntactic ambiguities: Evidence from production and comprehension tasks]. Psicothema, 22(4), 691-696. ISSN 0214 - 9915 CODEN PSOTEG DOI
Soares, A. P., Comesaña, M., Pinheiro, A. P., Simões, A., & Frade, S. (2012). The adaptation of the Affective Norms for English Words (ANEW) for European Portuguese. Behavior Research Methods, 44(1), 256-269. DOI: 10.3758/s13428-011-0131-7. DOI
Soares, A. P., Iriarte, A., Almeida, J. J., Simões, A., Costa, A., Machado, J., França, P., Comesaña, M., Rauber, A., & Perea, M. (2018). Procura-PALavras (P-PAL): A web-based interface for a new European Portuguese lexical database. Behavior Research Methods, 50(4), 1461-1481. DOI: 10.3758/s13428-018-1058-z DOI
Soares, A. P., Oliveira, H., Comesaña, M., & Costa, A. S. (2018). Lexico-syntactic interactions in the resolution of relative clause ambiguities in a second language (L2): The role cognate status and L2 proficiency. Psicológica, 39, 164-197. DOI: 10.2478/psicolj-2018-0008. DOI
Soares, A. P., Pureza, R., & Comesaña, M. (2018). Portuguese norms for name agreement, concept familiarity, subjective frequency and visual complexity for a new set of 150 colored pictures. The Spanish Journal of Psychology, 21, e8, 1–15. doi:10.1017/sjp.2018.10 DOI
Campos, A.D., Mendes, H. O., & Soares, A. P. (2018). The role of syllables in intermediate-depth stress-timed languages: Masked priming evidence in European Portuguese. Reading and Writing, 31, 1209-1229. DOI: 10.1007/s11145-018-9835-8. DOI
Comesaña, M., Bertin, P., Oliveira, H., Soares, A. P., Hernández, J., & Casalis S. (2018). The impact of cognateness of word bases and suffixes on morpho-orthographic processing: A masked priming study with intermediate and high-proficiency Portuguese-English bilinguals. PLoS ONE, 13(3), e0193480. DOI: 10.1371/journal.pone.0193480 DOI
Vasconcelos, M., Dias, M., Soares, A. P., & Pinheiro, A. P. (2017). What is the melody of that voice? Probing unbiased recognition accuracy with the Montreal Affective Voices. Journal of Nonverbal Behavior, 41(3), 239-267. DOI: 10.1007/s10919-017-0253-4 DOI
2023/2024
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