Ignorar Comandos do Friso

Professor Catedrático
  armandom@psi.uminho.pt
   253604252
Armando Machado doutorou-se em 1993 na Duke University, EUA. A sua tese sobre a variabilidade do comportamento em pombos recebeu o prémio de melhor dissertação anual dado pela Divisão 25 da Associação Americana de Psicologia. De 1994 a 2000, Armando Machado foi Professor Auxiliar e depois Professor Associado com “tenure” no Departamento de Psicologia da Universidade de Indiana, EUA. Em 2000 ingressou na Universidade do Minho onde é Professor Catedrático. Aí coordena o Laboratório de Aprendizagem e Cognição Animal que investiga a discriminação temporal e numérica em animais -- que sentido de tempo e de número tem um pombo, por exemplo? – os processos que lhe estão subjacentes e os modelos matemáticos que melhor os descrevem. Também tem estudado estes mesmos temas em adultos e crianças. Outros temas de interesse incluem a escolha e a variabilidade do comportamento.
Em termos de docência, Armando Machado colabora na licenciatura, mestrado e doutoramento em psicologia, ensinando disciplinas como a Psicologia da Aprendizagem, a Teoria das Probabilidades Aplicada à Psicologia, Laboratório de Psicologia da Aprendizagem e História da Psicologia.
O seu trabalho tem sido financiado no estrangeiro (“National Institutes of Mental Health”, EUA) e em Portugal (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e publicado em revistas da especialidade. Foi Editor chefe da revista “Behavior and Philosophy”, Editor Associado do “Psychonomic Bulletin & Review” e do “Journal of the Experimental Analysis of Behavior”, e é membro do Conselho Editorial de várias outras revistas. Foi ainda presidente da “Society for the Quantitative Analysis of Behavior”, EUA, e da “Associação Portuguesa de Psicologia Experimental”.
Comportamento e Aprendizagem
Discriminação temporal e numérica
Escolha e Variabilidade Comportamental
Psicologia Comparada