Marlene Matos
Doutoramento em Psicologia da Justiça (Universidade do Minho) (Universidade do Minho)

Professor Associado
  mmatos@psi.uminho.pt
   253 604607
Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia, Universidade do Minho (UM), onde é Diretora do Mestrado em Psicologia Aplicada. Na investigação e na docência, tem trabalhado no domínio da Vitimologia e da Psicologia Forense. No âmbito do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi-UM) foi investigadora responsável de vários projetos, financiados pela FCT na área da “Vitimação Múltipla”, "Stalking" e “Violência no namoro”. Foi ainda investigadora responsável de projetos financiados pela CIG, como o projeto GAM - Grupos de ajuda Mútua, dirigido a mulheres vítimas de violência doméstica e o estudo de Avaliação da Tramitação Criminal do Tráfico de Pessoas. Coordenou, também, a Avaliação do II Plano Nacional contra o Tráfico de Pessoas (2011-2013) e foi consultora científica do Projecto CarryOn, dirigido a vítimas de violência doméstica (financiado pela EEG Grants).
No ServiPsi (serviço dirigido à comunidade) da UMinho é, desde 1998, supervisora científica de perícias psicológicas forenses no âmbito penal (vítimas de crime) e cível (processos de regulação das responsabilidades parentais). Foi coordenadora da equipa de 2006 a 2011.
É autora e co-autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Para mais informação: https://www.researchgate.net/profile/Marlene_Matos
Vitimologia
Violência doméstica e homicídio
Tráfico de pessoas