​Vitimo​logia e Sistema de Justiça​​

Contactos​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Esta equipa de investigação é composta por investigadores/as, alunos de doutoramento e de mestrado, que têm dedicado atenção científica à área da Vitimologia. Liderada pela Professora Marlene Matos​, a equipa tem-se dedicado ao estudo de diferentes fenómenos, nomeadamente a violência na intimidade contra mulheres e homens, a vitimação múltipla, o stalking e o ciberstalking, a violência no namoro e o homicídio na intimidade (contra homens e mulheres). Nos últimos anos, esta equipa tem ainda desenvolvido estudos focados no tráfico de seres humanos. A linha de investigação em Vitimologia tem evidenciado uma elevada aplicabilidade. Os trabalhos desenvolvidos têm resultado, por exemplo, em Manuais e guias de boas práticas para os profissionais, tais como os manuais sobre a intervenção em grupo com vítimas de violência na intimidade, sobre a avaliação e a intervenção no stalking e sobre a peritagem psicológica forense. Além disso, áreas menos exploradas, como o caso dos homens vítimas de violência na intimidade ou o cyberstalking, têm sido amplamente reconhecidas, em termos científicos e sociais, pelo seu carácter inovador. Atualmente, estão em curso novas investigações, em diferentes áreas, que incidem sobre homicídios em relacionamentos íntimos (através da análise de processos e acórdãos judiciais), a dinâmica de violência na intimidade em ambos os membros do casal (através de estudos qualitativos), os “órfãos” por violência doméstica e o tráfico de seres humanos (através de estudos com metodologia mista). Alguns desses estudos estão a ser desenvolvidos com amostras menos estudadas, como são os magistrados e/ou profissionais de primeira linha no atendimento a vítimas.