Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Investigadores da Escola de Psicologia, publicam artigo na revista "Infant Behavior & Development”. Voltar

terça-feira, 01/08/2017   
Bárbara Figueiredo, Cláudia Castro Dias e Tiago Miguel Pinto investigadores da Unidade de Investigação em Desenvolvimento e Psicopatologia do CIPsi - Escola de Psicologia da Universidade do Minho, publicam em co-autoria com Tiffany Field (School of Medicine, University of Miami) na revista "Infant Behavior & Development", um artigo intitulado Exclusive breastfeeding at three months and infant sleep-wake behaviors at two weeks, three and six months.
Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento de sono de bebés às duas semanas, três e seis meses de idade, de acordo com o tipo de aleitamento aos três meses: amamentação exclusiva, aleitamento materno e artificial ou aleitamento artificial exclusivo. Uma amostra de 163 mães de bebés de termo, primeiros filhos, com peso normal à nascença e sem problemas de saúde preencheu medidas de depressão e ansiedade e do comportamento de sono do bebé, durante o dia e a noite.

Não foram encontrados efeitos do local em que o bebé dorme (na própria cama ou na cama dos pais), nem da depressão ou da ansiedade materna no tipo de aleitamento e no comportamento de sono do bebé aos três meses de idade. Foram encontradas diferenças no comportamento de sono do bebé às duas semanas, três e seis meses de idade, quando se compararam os bebés amamentados em exclusivo com os bebés em aleitamento materno e artificial e os bebés em aleitamento artificial exclusivo. Especificamente, os resultados mostraram que os bebés amamentados em exclusivo aos três meses 1) dormem mais horas e passam menos horas acordados no período das 24 horas às duas semanas de idade, do que os bebés em aleitamento materno e artificial; 2) têm um período de sono mais curto durante a noite aos três meses de idade, do que os bebés em aleitamento artificial exclusivo; 3) passam mais horas acordados durante a noite aos seis meses de idade, do que os bebés em aleitamento materno e artificial, despertam mais vezes durante a noite aos seis meses de idade, do que os bebés em aleitamento artificial exclusivo e têm um período de sono mais curto durante a noite aos seis meses de idade, do que os bebés em aleitamento materno e artificial e os bebés em aleitamento artificial exclusivo.

Considerando que as autoridades de saúde recomendam a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebé, as mães que amamentam em exclusivo devem ser informadas sobre as consequentes implicações no comportamento de sono do bebé. Caso a mãe necessite de ajuda para lidar com o comportamento de sono do bebé, apoio deve ser providenciado, nomeadamente quando pretende manter a amamentação exclusiva.
Bárbara Figueiredo
Escola de Psicologia
Campus de Gualtar - Braga
e-mail: bbfi@psi.uminho.pt
IB&D