Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

ProChild CoLab Voltar

quarta-feira, 19/09/2018   
ProChild CoLAB Against Poverty and Social Exclusion
No final do passado mês de julho saíram os resultados da avaliação das candidaturas a Laboratórios Colaborativos (CoLAB) apresentadas a concurso até 23 de março de 2018, junto da FCT. Os Laboratórios Colaborativos são uma nova instituição de I&D lançada em 2017 pela FCT tendo como “objetivo principal criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e emprego científico, e incentivar a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais”.

O "ProChild CoLAB Against Poverty and Social Exclusion" é um dos Laboratórios Colaborativos aprovado pelo Painel Internacional de Avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo obtido a pontuação máxima (15/15). O ProChild CoLAB tem como Instituição Proponente a Universidade do Minho e como Investigadora Responsável Isabel Soares, professora catedrática da EPsi e membro integrado do CIPsi.

O ProChild CoLAB procura uma mudança social efetiva no país, colocando as crianças no centro da pesquisa e da inovação através do uso da tecnologia social e da colaboração articulada entre diversas entidades públicas e privadas em torno de programas de intervenção com base na evidência, operando com base no conceito de Living Lab, como um contexto aberto e colaborativo de inovação em territórios específicos. O ProChild CoLAB irá constituir-se como uma Associação que reúne 17 associados entre Universidades, Empresas, Fundações e Autarquias, envolvendo mais de 60 investigadores e 15 Centros de Investigação. Está organizado em torno de 4 eixos estratégicos de intervenção social, cada um dos quais com projetos específicos: (1) Saúde e bem-estar; (2) Desenvolvimento e educação; (3) Participação social, cidadania e igualdade de género; (4) Proteção contra a violência, exploração, abuso e negligência. Estes eixos articulam-se com uma área estratégica transversal de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, nas áreas do Digital e da Nanotecnologia.

O ProChild CoLAB Integra investigadores de diversos centros de investigação da Universidade do Minho particularmente do CIPsi, num trabalho colaborativo e transdisciplinar em estreita articulação com outros investigadores de diversas áreas científicas das Universidades do Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa, bem como do Centro de Estudos Sociais (CES), Centro de Computação Gráfica (CCG) e Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e com os profissionais das outras entidade participantes, públicas e privadas.

Aguarda-se agora a homologação dos resultados finais e da dotação orçamental. Para o ProChild CoLAB está previsto um financiamento público de cerca de 3,2 milhões de euros e um financiamento direto dos associados de cerca de 3,5 milhões de euros.
Isabel Soares
Escola de Psicologia
Campus de Gualtar - Braga
e-mail: isoares@psi.uminho.pt
Colab1