Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

PROGRAMA “AaZ, LER MELHOR, SABER MAIS”, COM NOVO FINANCIAMENTO PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS Voltar

segunda-feira, 27/09/2021   
O “AaZ, Ler Melhor, Saber Mais”, é um projecto de investigação/intervenção com alunos do 1º e 2º ano de escolaridade, com dificuldades na leitura. O Programa resultou, inicialmente, de uma parceria entre a Universidade do Minho, mais especificamente, o Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI), a Fundação “Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação”, o Governo Regional dos Açores (GRA), o município de Moura, e o Agrupamento de Escolas nº1, de Gondomar. Em 2020-21, o Programa alargou-se ao município de Oeiras e ao Agrupamento de Escolas Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda, em Gondomar.
Recentemente, o CIPSI/Universidade do Minho, assinou um novo contrato de colaboração com a Fundação Iniciativa Educação para o biénio 2021-2023. Este contrato, prevê um alargamento significativo do Programa AaZ. Nos Açores, o Programa estender-se-á às nove ilhas (actualmente está em duas) e em Oeiras, o número de professoras a trabalhar no Programa passará de duas para oito. O Programa estender-se-á, ainda, à Região Autónoma da Madeira.
A equipa permanente do Programa passará a ser composta por um coordenador nacional (João Lopes – CIPSI - UMinho), cinco colaboradores da Universidade do Minho (três a tempo parcial), cinco coordenadores regionais, quarenta e oito professores-tutores (quatro a tempo parcial), um auditor externo e uma consultora internacional. Contará ainda com oito colaboradoras temporárias (alunas de mestrado e de doutoramento), para avaliação dos alunos.
O Programa tem por objetivo fundamental testar a eficácia uma estrutura específica de apoio a alunos do 1º e 2º ano escolaridade, com dificuldades de leitura, bem como o programa de intervenção que lhe está associado. A estrutura, e o programa, estão a ser executados e testados em Gondomar, Oeiras, Moura, Madeira e Açores. O apoio aos alunos com dificuldades na leitura é assegurado por professores-tutores, que, em horário lectivo, conduzem sessões individuais ou, no máximo, com dois alunos. Cada aluno recebe entre três a cinco sessões semanais de apoio, com um programa específico. Cada professor-tutor apoia um máximo de oito alunos do 1º ano e oito do 2º. Estima-se que venham a ser apoiados cerca de 730 alunos.
A longo prazo, o objetivo do AaZ, Ler Melhor, Saber Mais, é constituir-se numa estrutura duradoura de apoio científico a escolas e entidades que queiram associar-se ao Programa, ficando o financiamento das professoras-tutoras a cargo dessas entidades, como já acontece com os governos regionais de Açores e Madeira. Espera-se, ainda, que o acordo da Universidade do Minho/CIPSI, com a Iniciativa Educação, assinado no passado mês de Julho, para o biénio 2020-23, se estenda bastante para além dos dois anos previstos no contrato, em função da consolidação e enraizamento do programa.
João Lopes
Escola de Psicologia
Campus de Gualtar - Braga
e-mail: joaols@psi.uminho.pt

Mais informações em:
deaazlermaislermelhor@gmail.com
EPsi