Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Investigadores da Escola de Psicologia publicam artigo na revista “European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education” Voltar

segunda-feira, 30/06/2025   
André Oliveira, Inês Castro, Ana Guimarães, Sofia Vidal, Maria Carneiro, Pedro Rosário e Armanda Pereira, investigadores do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação do Centro de Investigação em Psicologia (Escola de Psicologia, Universidade do Minho), em co-autoria com Beatriz Magalhães (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), publicaram na revista ‘European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education’ um artigo intitulado "Promoting Self-Regulation in Children with Cerebral Palsy: A Mixed Analysis of the Impact of a Training Program for Psychologists”.
Através de um estudo com um desenho de métodos mistos, os autores desenvolveram e avaliaram um programa de capacitação de psicólogos para a promoção de competências de autorregulação em crianças com paralisia cerebral. Os dados destacam a importância deste tipo de que programas de formação, no âmbito da formação contínua dos psicólogos destinada à promoção de competências específicas (e.g., autorregulação) na população com deficiência (e.g., paralisia cerebral), na atualização dos seus conhecimentos técnico-científicos. Sobressai também dos dados do estudo 1) a oportunidade percebida para que os psicólogos que estão nestes contextos da prática, mesmo que já com muitos anos de experiência, atualizarem e ajustarem as suas práticas com base nos quadros teóricos mais recentes; 2) assim como a oportunidade dos psicólogos em contexto de investigação desenvolverem formações de suporte às intervenções empiricamente validadas, integrando sistematicamente elementos teóricos e teórico-práticos.

Referência: Oliveira, A., Castro, I., Guimarães, A., Vidal, S., Carneiro, M., Magalhães, B., Rosário, P., & Pereira, A. (2025). Promoting self-regulation in children with cerebral palsy: A mixed analysis of the impact of a training program for psychologists. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 15(7), 120.
EJIHPE