O objetivo principal da nossa investigação é estudar o desenvolvimento da cognição social durante os primeiros anos de vida, com um foco especial na atenção partilhada na infância bem como na evolução das capacidades de mentalização que conduzem à emergência da Teoria da Mente no final da idade pré-escolar. Para uma melhor compreensão de como as crianças se tornam competentes em capacidades sócio-cognitivas - atenção partilhada, jogo simbólico colaborativo e teoria da mente -, é vital explorar a influência específica da qualidade da relação e da interação entre o bebé /criança e a sua mãe e o seu pai. A principal hipótese é a de que estas capacidades representam resultados de uma história de desenvolvimental inscrita numa matriz relacional, no seio da qual o bebé/ criança vai adquirindo as capacidades relacionadas com o eu e os outros através de experiências sócio-emocionais em relacionamentos próximos.
Finalmente, pretendemos explorar as relações entre a interação do desenvolvimento sócio-cognitivo e sócio-emocional durante a idade pré-escolar e a prontidão escolar antes da entrada das crianças no primeiro ano de escolaridade.
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Prontidão escolar
Métodos meta-analíticos
Publicações selecionadas
Baptista, J., Osório, A., Martins, E. C., Veríssimo, M., & Martins, C. (2016). Does social–behavioral adjustment mediate the relation between executive function and academic readiness? Journal of Applied Developmental Psychology, 46, 22-30. doi: 10.1016/j.appdev.2016.05.004 DOI
Martins, C., Mateus, V., Osório, A., Martins, E. C., & Soares, I. (2013). Joint attention with the mother and the father at 10 months of age. European Journal of Developmental Psychology, 11(3), 319-330. doi: 10.1080/17405629.2013.821945 DOI
Martins, C., Belsky, J., Marques, S., Baptista, J., Silva, J., Mesquita, A. R., de Castro, F., Sousa, N., & Soares, I. (2013). Diverse physical growth trajectories in institutionalized Portuguese children below age 3: Relation to child, family, and institutional factors. Journal of Pediatric Psychology, 38(4), 438-448. doi: 10.1093/jpepsy/jss129 DOI
Osório, A., Martins, C., Meins, E., Martins, E. C., & Soares, I. (2011). Individual and relational contributions to parallel and joint attention in infancy. Infant Behavior and Development, 34(4), 515-524. doi: 10.1016/j.infbeh.2011.07.005 DOI
Martins, C. & Gaffan, E. A. (2000). Effects of early maternal depression on patterns of infant-mother attachment: A meta-analytic investigation. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 41(6), 737-746. doi: 10.1111/1469-7610.00661 DOI
Outras publicações
Baptista, J., Osório, A., Martins, E. C., Veríssimo, M., & Martins, C. (2016). Does social–behavioral adjustment mediate the relation between executive function and academic readiness? Journal of Applied Developmental Psychology, 46, 22-30. doi: 10.1016/j.appdev.2016.05.004 DOI
Martins, C., Mateus, V., Osório, A., Martins, E. C., & Soares, I. (2013). Joint attention with the mother and the father at 10 months of age. European Journal of Developmental Psychology, 11(3), 319-330. doi: 10.1080/17405629.2013.821945 DOI
Martins, C., Belsky, J., Marques, S., Baptista, J., Silva, J., Mesquita, A. R., de Castro, F., Sousa, N., & Soares, I. (2013). Diverse physical growth trajectories in institutionalized Portuguese children below age 3: Relation to child, family, and institutional factors. Journal of Pediatric Psychology, 38(4), 438-448. doi: 10.1093/jpepsy/jss129 DOI
Osório, A., Martins, C., Meins, E., Martins, E. C., & Soares, I. (2011). Individual and relational contributions to parallel and joint attention in infancy. Infant Behavior and Development, 34(4), 515-524. doi: 10.1016/j.infbeh.2011.07.005 DOI
Martins, C. & Gaffan, E. A. (2000). Effects of early maternal depression on patterns of infant-mother attachment: A meta-analytic investigation. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 41(6), 737-746. doi: 10.1111/1469-7610.00661 DOI
2024/2025
Competências Científicas e Académicas
Licenciatura
Escrita Científica em Psicologia
Licenciatura
Estudos Avançados em Psicologia
Programa Doutoral
Métodos Quantitativos de Investigação em Psicologia
Licenciatura
Métodos Quantitativos de Investigação em Psicologia
Licenciatura
Métodos Quantitativos de Investigação em Psicologia
Licenciatura
Métodos Quantitativos de Investigação em Psicologia
Licenciatura
Projeto de Investigação em Psicologia Clínica da Infância e da Adolescência
Mestrado
Psicologia do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência
Licenciatura
Psicologia do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência
Licenciatura
Psicologia do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência
Licenciatura
Psicologia do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência
Licenciatura
Temas Avançados em Desenvolvimento e Psicopatologia
Programa Doutoral