Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Carla Martins
Doutoramento (Departamento de Psicologia, Universidade de Reading, Reino Unido)
Departamento de Psicologia Básica
 
  Professor Auxiliar com Agregação
  cmartins@psi.uminho.pt
   253 604256
O objetivo principal da nossa investigação é estudar o desenvolvimento da cognição social durante os primeiros anos de vida, com um foco especial na atenção partilhada na infância bem como na evolução das capacidades de mentalização que conduzem à emergência da Teoria da Mente no final da idade pré-escolar. Para uma melhor compreensão de como as crianças se tornam competentes em capacidades sócio-cognitivas - atenção partilhada, jogo simbólico colaborativo e teoria da mente -, é vital explorar a influência específica da qualidade da relação e da interação entre o bebé /criança e a sua mãe e o seu pai. A principal hipótese é a de que estas capacidades representam resultados de uma história de desenvolvimental inscrita numa matriz relacional, no seio da qual o bebé/ criança vai adquirindo as capacidades relacionadas com o eu e os outros através de experiências sócio-emocionais em relacionamentos próximos.
Finalmente, pretendemos explorar as relações entre a interação do desenvolvimento sócio-cognitivo e sócio-emocional durante a idade pré-escolar e a prontidão escolar antes da entrada das crianças no primeiro ano de escolaridade.
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Prontidão escolar
Métodos meta-analíticos
Publicações selecionadas
Baptista, J., Osório, A., Martins, E. C., Veríssimo, M., & Martins, C. (2016). Does social–behavioral adjustment mediate the relation between executive function and academic readiness? Journal of Applied Developmental Psychology, 46, 22-30. doi: 10.1016/j.appdev.2016.05.004 DOI
Martins, C., Mateus, V., Osório, A., Martins, E. C., & Soares, I. (2013). Joint attention with the mother and the father at 10 months of age. European Journal of Developmental Psychology, 11(3), 319-330. doi: 10.1080/17405629.2013.821945 DOI
Martins, C., Belsky, J., Marques, S., Baptista, J., Silva, J., Mesquita, A. R., de Castro, F., Sousa, N., & Soares, I. (2013). Diverse physical growth trajectories in institutionalized Portuguese children below age 3: Relation to child, family, and institutional factors. Journal of Pediatric Psychology, 38(4), 438-448. doi: 10.1093/jpepsy/jss129 DOI
Osório, A., Martins, C., Meins, E., Martins, E. C., & Soares, I. (2011). Individual and relational contributions to parallel and joint attention in infancy. Infant Behavior and Development, 34(4), 515-524. doi: 10.1016/j.infbeh.2011.07.005 DOI
Martins, C. & Gaffan, E. A. (2000). Effects of early maternal depression on patterns of infant-mother attachment: A meta-analytic investigation. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 41(6), 737-746. doi: 10.1111/1469-7610.00661 DOI
2023/2024
Fundamentos de Avaliação Psicológica
Licenciatura
Métodos Quantitativos de Investigação em Psicologia
Licenciatura
Métodos Quantitativos de Investigação em Psicologia
Licenciatura
Projeto de Investigação em Psicologia Clínica da Infância e da Adolescência
Mestrado
Temas Avançados em Desenvolvimento e Psicopatologia
Programa Doutoral