Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

O que estudamos​​​​​​


Atualmente, o nosso principal foco de investigação é compreender o desenvolvimento da colaboração terapêutica, através de amostras de casos de sucesso do processo terapêutico, casos de insucesso e dropout, utilizando o TCCS. Além disso, foram desenvolvidos estudos de caso, que analisam a colaboração terapêutica dentro de eventos significativos, identificados a partir do cliente, do terapeuta e / ou da perspetiva do observador. Recentemente, introduzimos uma componente psicofisiológica no nosso programa de investigação, com o intuito de articular processos biológicos e psicológicos no estudo de uma colaboração terapêutico eficaz.

  1) Colaboração terapêutica e variáveis do processo psicológico: focado nos processos psicológicos interpessoais envolvidos na conversa terapêutica, que têm como obje​tivo explicar a forma como a colaboração terapêutica se  desenvolve e, como é mantida e restaurada no contexto da conversa terapêutica, durante o curso da terapia;

   2)  Colaboração terapêutica e variáveis psicofisiológicas: baseado na estrutura biológica das interações verbais e não-verbais interpessoais. Com isto, pretendemos descrever a sincronia entre a colaboração terapêutica e o​s processos psicofisiológicos, bem como identificar marcadores psicofisiológicos da colaboração terapêutica produtiva.

Contactos​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​