Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Escola
Presidência e Órgãos de Gestão
Subunidades
Grupos de Trabalho
Galeria de Presidentes
Contactos
Ensino
Licenciatura
Licenciatura em Psicologia
Mestrado Integrado
Mestrado
Cognição Humana
Mestrado em Psicologia Aplicada
Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos
Psicologia Clínica na Infância e Adolescência
Psicologia da Educação
Psicologia da Justiça
Psicologia do Trabalho e das Organizações
Temas da Psicologia da Educação
Doutoramento
Psicologia
Psicologia Aplicada
Psicologia Básica
Cursos não Conferentes de Grau
Aliança de Pós-Graduação
Curso de Competências em Investigação Científica
Curso de Estudos Avançados (MTPIP)
Novos Estudantes
Provas Académicas
Reconhecimento de Grau
Informações Complementares
Mediateca/Testoteca
CIPsi
Associação de Psicologia
Pessoas
UNorte
EN
PT
PT
>
CIPsi
>
Laboratórios de Investigação
>
Vitimologia e Sistema de Justiça
Vitimologia e Sistema de Justiça
Sobre
Projetos
Equipa
Publicações
Contactos
Esta equipa de investigação é composta por investigadores/as, alunos de doutoramento e de mestrado, que têm dedicado atenção científica à área da Vitimologia. Liderada pela Professora
Marlene Matos
, a equipa tem-se dedicado ao estudo de diferentes fenómenos, nomeadamente a violência na intimidade contra mulheres e homens, a vitimação múltipla, o stalking e o ciberstalking, a violência no namoro e o homicídio na intimidade (contra homens e mulheres). Nos últimos anos, esta equipa tem ainda desenvolvido estudos focados no tráfico de seres humanos. A linha de investigação em Vitimologia tem evidenciado uma elevada aplicabilidade. Os trabalhos desenvolvidos têm resultado, por exemplo, em Manuais e guias de boas práticas para os profissionais, tais como os manuais sobre a intervenção em grupo com vítimas de violência na intimidade, sobre a avaliação e a intervenção no stalking e sobre a peritagem psicológica forense. Além disso, áreas menos exploradas, como o caso dos homens vítimas de violência na intimidade ou o cyberstalking, têm sido amplamente reconhecidas, em termos científicos e sociais, pelo seu carácter inovador. Atualmente, estão em curso novas investigações, em diferentes áreas, que incidem sobre homicídios em relacionamentos íntimos (através da análise de processos e acórdãos judiciais), a dinâmica de violência na intimidade em ambos os membros do casal (através de estudos qualitativos), os “órfãos” por violência doméstica e o tráfico de seres humanos (através de estudos com metodologia mista). Alguns desses estudos estão a ser desenvolvidos com amostras menos estudadas, como são os magistrados e/ou profissionais de primeira linha no atendimento a vítimas.