Ignorar Comandos do Friso
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Os conteúdos programáticos são variáveis e flexíveis, dependendo do grupo onde se insere, dos módulos frequentados, e da área específica em que desenvolvem o seu trabalho.

 

Em geral, pretende-se que os formandos possam obter formação/treino: em competências de escrita e apresentação oral de resultados à comunidade científica sob a forma de poster, comunicações orais, palestras ou relatórios científicos, etc. (MÓDULO 1); na utilização de equipamentos/instrumentos e ferramentas de análise de dados, bem como em metodologias de pesquisa bibliográfica (MÓDULO 2); no planeamento de investigação, recolha de dados científicos  e implicações na análise dos dados e sua robustez (MÓDULOS 3 e 4); na análise e discussão crítica de dados científicos, incluindo utilização de ferramentas computacionais de análise gráfica e estatística (MÓDULO 4; e em princípios básicos de segurança e boas práticas em contexto laboratorial ou de campo (MÓDULOS 1 a 6).

 

Em cada módulo, recorrer-se-á a estratégias diversificadas que poderão incluir palestras ou sessões práticas demonstrativas e workshops, mas é pretendido que o processo de ensino-aprendizagem decorra essencialmente pela prática corrente dos formandos (nas tarefas diárias).

 

 

Avaliação

A avaliação do formando será expressa por uma nota no intervalo de 10 a 20 valores da escala inteira de 0 a 20. O peso de cada componente, em cada módulo, será definido a priori entre o formando, o(s) seu(s) supervisor e o coordenador responsável pelo curso na UO, podendo incluir:

(1) a avaliação do desempenho do formando no cumprimento das tarefas designadas do seu plano de trabalhos (através de relatório elaborado pelo supervisor);

(2) a participação em seminários científicos ou de treino de competências técnicas ou comunicacionais (através do registo de assiduidade no portfolio individual do formando, assinado pelo diretor do centro de investigação);

(3) a participação em eventos internos (reuniões de grupo/lab meetings) em função de um plano de formação previamente definido (através do registo de participação no portfolio individual do formando, assinado pelo investigador responsável);

(4) trabalhos apresentados pelo formando em conferências e preparação/co-autoria de publicações (nacionais ou internacionais);

(5) relatório(s) escrito(s) pelo formando sobre o trabalho de investigação desenvolvido.



Curso de Competências em Investigação Científica