Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Curso “Abordagem Integrada em Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde” Voltar

quarta-feira, 21/12/2022   
O paradigma da saúde mudou nos últimos anos. O envelhecimento da população é uma importante conquista para a humanidade, mas por sua vez encontra-se associado a uma maior prevalência de condições médicas crónicas, trazendo complexos desafios para as sociedades que necessitam de respostas estruturadas.
Portugal tem um dos maiores índices de envelhecimento da Europa. Há uma maior esperança de vida média, mas não é acompanhada por mais anos de vida saudável. Neste sentido, cuidados de saúde de longa duração, integrados, e próximos dos indivíduos, tornam-se uma prioridade no sentido de prestar auxílio e contribuir para o bem-estar da população.

A Escola de Psicologia da UMinho (EPsi-UMinho) com a colaboração da Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM), desenhou um novo curso de formação especializada “Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde”.

Este curso, com a duração de 1 semestre (fevereiro a julho de 2023), funcionará em regime e-learning em horário pós-laboral, e terá uma taxa de frequência de 420€ (pago em 5 prestações).

Coordenado por Maria da Graça Pereira, Professora Associada com Agregação do Departamento de Psicologia Aplicada da EPSI-UMinho. Conta ainda com uma equipa docente interdisciplinar o que permitirá aos diferentes profissionais de saúde adquirir o conhecimento e as competências-chave essenciais para colaborarem na prestação integrada de cuidados centrados na pessoa, aliando a saúde mental/comportamental à saúde física.

Este é mais um compromisso da Aliança de Pós-Graduação da UMinho: capacitar prestadores de cuidados de saúde de competências que contribuam para um futuro melhor.

Podem candidatar-se a este curso de formação especializada, os profissionais e saúde com formação especifica na área da psicologia, medicina, enfermagem, serviço social, gestão em saúde e demais áreas afins com a prestação, gestão e /ou organização dos cuidados de saúde. Tratando-se de um curso de formação especializada, terão perfil mais adequado os candidatos que já tenham experiência clínica ou académica (licenciatura/mestrado) particularmente os que integram equipas ou consultas multidisciplinares no âmbito dos cuidados de saúde ou ainda
aqueles para quem o aprofundamento do conhecimento sobre a educação interprofissional para uma prática colaborativa em saúde seja relevante.

Candidaturas abertas de 12 de dezembro a 19 de janeiro em https://www.alianca.uminho.pt/pt

[No final do curso, todos os estudantes desta formação receberão uma bolsa de mérito de acordo com os critérios estabelecidos no projeto “Aliança”, com financiamento PRR/EU Next Generation. Saiba mais em: https://www.alianca.uminho.pt/pt/bolsas]


​​​​​​​​   Divulgação
​​​​​​​​   mais informações
​​​​​​​​   Testemunho
Abordagem