Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Joana Arantes
Departamento de Psicologia Básica
 
  Professor Auxiliar
  joana.arantes@psi.uminho.pt
   253 604247
Joana Arantes é Investigadora Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, onde é também docente e membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi). Doutorou-se em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas em 2010, tendo realizado várias investigações na Universidade do Minho e na Universidade de Canterbury (Nova Zelândia).
Criou e coordena o Grupo de Investigação em Psicologia Evolutiva da Unidade de Investigação em Cognição Humana. O seu objetivo é analisar os comportamentos íntimos no âmbito dos relacionamentos amorosos e a atração interpessoal de uma perspetiva evolutiva.
Publicou diversos artigos em revistas internacionais especializadas e no seu currículo constam ainda supervisões de vários alunos de mestrado e de doutoramento. Tem experiência de lecionação e coordenação de diferentes unidades curriculares a nível graduado e pós-graduado na Universidade do Minho e na Universidade de Canterbury.
Relacionamentos amorosos
Processos cognitivos implícitos, nomeadamente atenção, memória e perceção temporal
Tomada de decisão
Publicações selecionadas
Silva, A., Macedo, A. F., Albuquerque, P. B., & Arantes, J. (2016). Always on My Mind? Recognition of Attractive Faces May Not Depend on Attention. Frontiers in Psychology, 7:53. DOI
Arantes, J., Berg, M. E., Lawlor, D., & Grace, R. C. (2013). Offenders Have Higher Delay-Discounting Rates than Nonoffenders after Controlling for Differences in Drug and Alcohol Abuse. Legal and Criminological Psychology, 18, 240-253. DOI
Arantes, J., Berg, M. E. & Wearden, J. H. (2013). Females Duration Estimates of Briefly-Viewed Male but not Female Photographs Depend on Attractiveness. Evolutionary psychology, 11, 104-119. DOI
Arantes, J., & Berg, M. E. (2012). Kinship Recognition by Unrelated Observers Depends on Implicit and Explicit Cognition. Evolutionary Psychology, 10, 210-224. DOI
Arantes, J. (2008). Comparison of Scalar Expectancy Theory (SET) and the Learningto-Time (LeT) model in a successive temporal bisection task. Behavioural Processes, 78, 269-278. DOI
2024/2025
Dissertação
Mestrado
Estágio de Investigação em Cognição Humana
Mestrado
Estudos Avançados em Psicologia
Programa Doutoral
Processos Atencionais e Percetivos
Mestrado
Projeto de Investigação em Cognição Humana
Mestrado
Psicologia da Perceção
Licenciatura
Psicologia da Perceção
Licenciatura
Psicologia da Perceção
Licenciatura
Psicologia Evolutiva
Mestrado
Temas Avançados em Cognição Humana
Programa Doutoral
Tese
Doutoramento