domingo, 02/04/2017
No âmbito do
Despacho Normativo 4-A/2016/16 junho, o Grupo Universitário de
Investigação em Autorregulação (GUIA) do Centro de Investigação em Psicologia e
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em parceria com a Direção-Geral
da Educação, desenvolveu o Projeto MENTOR.
MENTOR é um
plano formativo com o objetivo de apoiar, esclarecer e desenvolver competências
na área da tutoria. O plano formativo engloba um curso online de
formação acreditado (25h) com sessões de acompanhamento mensal pós-curso ao
longo do ano letivo (e.g., esclarecimento de dúvidas no exercício da tutoria) e
um curso online de formação inicial - MOOC
(15h).
O curso online de formação acreditado tem como objetivo
capacitar os professores-tutores para o exercício da tutoria. O MOOC tem como
objetivo proporcionar aos professores-tutores que, ainda não tendo realizado a
formação acreditada oferecida, estejam interessados em obter informação sobre a
temática da tutoria.
Promover a autonomia e os processos de
autorregulação da aprendizagem é uma componente fundamental no processo escolar
e de formação ao longo da vida.
Este projeto está ancorado no guarda-chuva do
modelo teórico sociocognitivo da autorregulação da aprendizagem.
O objetivo principal é o de equipar os
professores para poderem trabalhar com os alunos um repertório de estratégias
de aprendizagem que os auxilie a enfrentar as aprendizagens mais
competentemente. Aprender, refletir, treinar, melhorar; e de novo aprender,
refletir….
Em 2016/17 decorrem 45 cursos de formação e três
MOOC formando cerca de 3000 professores nos processos de tutoria com uma matriz
autorregulatória.
Pedro Rosário
Escola de Psicologia
Campus de Gualtar - Braga
e-mail: prosario@psi.uminho.pt