Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Projeto MENTOR Voltar

domingo, 02/04/2017   
No âmbito do Despacho Normativo 4-A/2016/16 junho, o Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA) do Centro de Investigação em Psicologia e Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em parceria com a Direção-Geral da Educação, desenvolveu o Projeto MENTOR.
MENTOR é um plano formativo com o objetivo de apoiar, esclarecer e desenvolver competências na área da tutoria. O plano formativo engloba um curso online de formação acreditado (25h) com sessões de acompanhamento mensal pós-curso ao longo do ano letivo (e.g., esclarecimento de dúvidas no exercício da tutoria) e um curso online de formação inicial - MOOC (15h).
O curso online de formação acreditado tem como objetivo capacitar os professores-tutores para o exercício da tutoria. O MOOC tem como objetivo proporcionar aos professores-tutores que, ainda não tendo realizado a formação acreditada oferecida, estejam interessados em obter informação sobre a temática da tutoria.

Promover a autonomia e os processos de autorregulação da aprendizagem é uma componente fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida.
Este projeto está ancorado no guarda-chuva do modelo teórico sociocognitivo da autorregulação da aprendizagem.

O objetivo principal é o de equipar os professores para poderem trabalhar com os alunos um repertório de estratégias de aprendizagem que os auxilie a enfrentar as aprendizagens mais competentemente. Aprender, refletir, treinar, melhorar; e de novo aprender, refletir….

Em 2016/17 decorrem 45 cursos de formação e três MOOC formando cerca de 3000 professores nos processos de tutoria com uma matriz autorregulatória.
Pedro Rosário
Escola de Psicologia
Campus de Gualtar - Braga
e-mail: prosario@psi.uminho.pt
Mentor