O meu percurso académico começou no domínio da formação de professores; fui assistente estagiário no então departamento de pedagogia e educação da Universidade de Évora, entre 1987 e 1991. Ensinei cursos de psicologia do desenvolvimento e de psicologia educacional aplicados ao ensino; percebi, cedo, e em linha com alguns outros investigadores, que a formação de professores poderia e deveria ser um contexto para o desenvolvimento dos professores e orientada para que os professores se tornem bons profissionais de desenvolvimento humano. O resultado dessas ideias e primeiros estudos foi substanciado na tese submetida como prova de aptidão pedagógica e capacidade científica, mas já na Universidade do Minho– intitulada “formação psicológica de professores: a influência do nível de desenvolvimento do autoconhecimento sobre os padrões de atribuição em professores - e, mais tarde, também, na tese de doutoramento, intitulada: "Desenvolvimento narrativo dos professores: Para uma epistemologia pós-moderna da prática educacional". O livro "Educação narrativa do professor", em coautoria com Óscar Gonçalves e publicado em 2001, foi também um produto dessas pesquisas. Propusemos um programa para a formação de professores que permite a cada professor compreender e construir histórias de desenvolvimento e aprendizagem proactivamente significativas para os seus alunos e para si próprios.
Enquanto isto era vivido, vários episódios pessoais, alguns deles ocasionais, outros fruto de uma longa tendência à reflexão, fizeram de mim um ávido explorador do processo de envelhecimento e das vidas e propósitos de adultos idosos; durante mais de 10 anos tenho tido o privilégio de dar cursos sobre desenvolvimento do adulto e envelhecimento e orientado várias dissertações em projetos de pesquisa com participantes idosos. Como parte desta pesquisa, realizei o primeiro estudo sobre abuso e negligência de idosos em Portugal, tendo apresentado os nossos resultados inovadores no encontro da IAGG em 2005 no Rio de Janeiro. Posteriormente, na reunião da IAGG em 2007, em São Petersburgo, fui nomeado representante da INPEA em Portugal. Esta posição e reconhecimento ajudaram-me a consolidar os meus interesses na investigação do abuso e negligência em adultos idosos. Entre 2009 e 2011, Portugal foi parceiro, através da minha participação, no estudo AVOW, que envolveu outros 4 quatro países europeus e que resultou na apresentação e difusão de importantes dados sobre o fenómeno do abuso ao nível europeu. Adicionalmente e em paralelo tenho também tido o privilégio de ser professor de cursos em história de psicologia, psicologia do desenvolvimento e psicologia da saúde. Estas experiências de ensino, investigação e supervisão de alunos levaram-me a um objetivo mais focado e ambicioso: Integração dos domínios do envelhecimento e do desenvolvimento humano. Mais especificamente, um dos guiões da minha investigação é o de obter compreensão de como o envelhecimento bem-sucedido está relacionado com resultados de processos de desenvolvimento. Vários projetos de pesquisa estão em andamento e outros estão planejados nos próximos anos para alcançar esse objetivo.
Desenvolvimento do adulto
Abuso e negligência à população idosa
Solidão
Envelhecimento bem sucedido
Processos de coping
Saúde e bem-estar
Luto em adultos idosos
Publicações selecionadas
Donder, L., Lang, G., Ferreira-Alves, J., Penhale, B., Tamutiene, I., & Minna-Liisa Luoma (2016) Risk factors of severity of abuse against older women in the home setting: A multinational European study. Journal of Women & Aging, 28 (6), 540-554. DOI
Ferreira-Alves, J., Magalhães, P., Viola, L., & Simões, R. (2014). Loneliness in Middle and Old Age: Demographics, Perceived Health, and Social Satisfaction as Predictors. Archives of Gerontology and Geriatrics, 59, 1-39. DOI
Silva, M. D. & Ferreira-Alves, J. (2016). Stressores e Estratégias de Coping com o Luto Conjugal: um estudo longitudinal em adultos idosos. Saarbrücken: Novas Edições Académicas DOI
Ferreira-Alves, J. & Novo, R. (2006). Evaluation of ageism in Portugal | Avaliação da discriminação social de pessoas idosas em Portugal. International Journal of Clinical and Health Psychology, 6, 65-77. DOI
Ferreira-Alves, J. (2010). Prática Psicológica com Pessoas Idosas: Uma Leitura Substanciada das orientações da APA. Revista de Psiquiatria. CHPL - Hospital Júlio de Matos, Vol. XXII, nº3, DOI
Outras publicações
Donder, L., Lang, G., Ferreira-Alves, J., Penhale, B., Tamutiene, I., & Minna-Liisa Luoma (2016) Risk factors of severity of abuse against older women in the home setting: A multinational European study. Journal of Women & Aging, 28 (6), 540-554. DOI
Ferreira-Alves, J., Magalhães, P., Viola, L., & Simões, R. (2014). Loneliness in Middle and Old Age: Demographics, Perceived Health, and Social Satisfaction as Predictors. Archives of Gerontology and Geriatrics, 59, 1-39. DOI
Silva, M. D. & Ferreira-Alves, J. (2016). Stressores e Estratégias de Coping com o Luto Conjugal: um estudo longitudinal em adultos idosos. Saarbrücken: Novas Edições Académicas DOI
Ferreira-Alves, J. & Novo, R. (2006). Evaluation of ageism in Portugal | Avaliação da discriminação social de pessoas idosas em Portugal. International Journal of Clinical and Health Psychology, 6, 65-77. DOI
Ferreira-Alves, J. (2010). Prática Psicológica com Pessoas Idosas: Uma Leitura Substanciada das orientações da APA. Revista de Psiquiatria. CHPL - Hospital Júlio de Matos, Vol. XXII, nº3, DOI
2024/2025
Projeto de Investigação em Psicologia Clínica da Infância e da Adolescência
Mestrado
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Envelhecimento
Licenciatura
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Envelhecimento
Licenciatura
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Envelhecimento
Licenciatura
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Envelhecimento
Licenciatura
Psicologia do Envelhecimento e Comunicação
Mestrado Integrado
Psicopatologia do Desenvolvimento e Desenvolvimento Positivo
Mestrado
Temas Avançados em Desenvolvimento e Psicopatologia
Programa Doutoral