PEDRO SALES LUÍS ROSÁRIO, é Professor Associado com Agregação do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho e diretor do programa de doutoramento em Psicologia Aplicada.
Realizou o doutoramento em Psicologia da Educação na Universidade do Minho em 2000.
A sua docência está centrada na área da Psicologia da Motivação, Psicologia da Educação e da Instrução. É docente no Mestrado Integrado em Psicologia e também no curso de doutoramento de Psicologia da Educação do Departamento de Psicologia.
A sua linha de investigação centra-se no estudo do impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso escolar dos alunos, dando um especial enfoque à análise auto-regulação da aprendizagem (cf. site do grupo de investigação www.guia-psi.com )
Participa em vários projectos de investigação: nacionais (FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal) e internacionais (MCyT, MEC, CAPES), desenvolvendo recursos instrutivos úteis para o fomento de aprendizagens autónomas e auto-reguladas.
Como consequência da sua participação nos projectos de investigação mencionados, finalizou a orientação de 80 Teses de Mestrado, 15 teses de Doutoramento e de outros trabalhos de investigação; publicou 12 livros e 20 capítulos tanto em editoras nacionais (Porto Editora, Almedina), como em editoras internacionais (Nova Science, Pirámide, Pearson). Também colaborou na elaboração de mais de 80 artigos científicos publicados em revistas internacionais com fator de impacto.
Autorregulação da aprendizagem
motivação
minorias
procrastinação e grit
Trabalhos de casa
Publicações selecionadas
Rosário P., Núñez J.C., Vallejo G., Cunha J., Azevedo, R., Nunes, A.R., Fuentes, S., & Moreira, T. (2016). Promoting Gypsy children school engagement: A story-tool project to enhance self-regulated learning. Contemporary Educational Psychology, 47, 84-94. DOI
Armanda Pereira, A., Moreira, T., Lopes, S., Nunes, R., Magalhães, P., Fuentes, S., Reoyo, N., Núñez, J.C., Rosário, P. (2016). “My Child has Cerebral Palsy”: Parental Involvement and Children’s School Engagement. Frontiers in Psychology, 7, 1765 DOI
Valle, A., Regueiro, B., Núñez J.C., Rodríguez, S., Piñeiro, I., & Rosário, P. (2016) Academic Goals, Student Homework Engagement, and Academic Achievement in Elementary School. Frontiers in Psychology, 7-463. DOI
Rosário P., Núñez J.C., Vallejo G., Cunha J., Nunes T., Suárez N., Fuentes S., & Moreira T. (2015). The effects of teachers’ homework follow-up practices on students’ EFL performance: a randomized-group design. Frontiers in Psychology, 6,1528. DOI
Núñez, J. C., Suárez, N., Rosário, P., Vallejo, V., Cerezo, R., & Valle, A. (2015). Teachers’ Feedback on Homework, Homework-Related Behaviors, and Academic Achievement. The Journal of Educational Research, 108, 3, 204-216, DOI
Rosário, P., Núñez, J. C., Vallejo, G., Cunha, J., Nunes, T, Mourão, R., & Pinto, R. (2015). Does homework design matter? The role of homework’s purpose in student mathematics achievement. Contemporary Educational Psychology, 43, 10-24. DOI
Núñez, J.C., Suárez, N., Cerezo, R., González-Pienda, J., Rosário, P., Mourão, R., & Valle, A. (2015). Homework and academic achievement across Spanish Compulsory Education. Educational Psychology, 35, 726–746. DOI
Valle, A., Núñez, J.C., Cabanach, R., Rodríguez, S., Rosário, P., & Inglés, C. (2015). Motivational profiles as a combination of academic goals in higher education. Educational Psychology, 35, 634–650, DOI
Rosário, P., Núñez, J.C., Pereira, J., Fuentes, S., Gaeta, M., Cunha, J., Polydoro, S. (2015). Studying while doing time: Understanding inmates’ conceptions of learning, British Educational Research Journal, 42,1, 151-167 DOI
Núñez, J. C., Suárez, N., Rosário, P., Vallejo, G., Valle, A., & Epstein, J. L. (2015). Relationships between parental involvement in homework, student homework behaviors, and academic achievement: Differences among elementary, junior high, and high school students. Metacognition and Learning,10, 3, 375–406. DOI
Outras publicações
Rosário P., Núñez J.C., Vallejo G., Cunha J., Azevedo, R., Nunes, A.R., Fuentes, S., & Moreira, T. (2016). Promoting Gypsy children school engagement: A story-tool project to enhance self-regulated learning. Contemporary Educational Psychology, 47, 84-94. DOI
Armanda Pereira, A., Moreira, T., Lopes, S., Nunes, R., Magalhães, P., Fuentes, S., Reoyo, N., Núñez, J.C., Rosário, P. (2016). “My Child has Cerebral Palsy”: Parental Involvement and Children’s School Engagement. Frontiers in Psychology, 7, 1765 DOI
Valle, A., Regueiro, B., Núñez J.C., Rodríguez, S., Piñeiro, I., & Rosário, P. (2016) Academic Goals, Student Homework Engagement, and Academic Achievement in Elementary School. Frontiers in Psychology, 7-463. DOI
Rosário P., Núñez J.C., Vallejo G., Cunha J., Nunes T., Suárez N., Fuentes S., & Moreira T. (2015). The effects of teachers’ homework follow-up practices on students’ EFL performance: a randomized-group design. Frontiers in Psychology, 6,1528. DOI
Núñez, J. C., Suárez, N., Rosário, P., Vallejo, V., Cerezo, R., & Valle, A. (2015). Teachers’ Feedback on Homework, Homework-Related Behaviors, and Academic Achievement. The Journal of Educational Research, 108, 3, 204-216, DOI
Rosário, P., Núñez, J. C., Vallejo, G., Cunha, J., Nunes, T, Mourão, R., & Pinto, R. (2015). Does homework design matter? The role of homework’s purpose in student mathematics achievement. Contemporary Educational Psychology, 43, 10-24. DOI
Núñez, J.C., Suárez, N., Cerezo, R., González-Pienda, J., Rosário, P., Mourão, R., & Valle, A. (2015). Homework and academic achievement across Spanish Compulsory Education. Educational Psychology, 35, 726–746. DOI
Valle, A., Núñez, J.C., Cabanach, R., Rodríguez, S., Rosário, P., & Inglés, C. (2015). Motivational profiles as a combination of academic goals in higher education. Educational Psychology, 35, 634–650, DOI
Rosário, P., Núñez, J.C., Pereira, J., Fuentes, S., Gaeta, M., Cunha, J., Polydoro, S. (2015). Studying while doing time: Understanding inmates’ conceptions of learning, British Educational Research Journal, 42,1, 151-167 DOI
Núñez, J. C., Suárez, N., Rosário, P., Vallejo, G., Valle, A., & Epstein, J. L. (2015). Relationships between parental involvement in homework, student homework behaviors, and academic achievement: Differences among elementary, junior high, and high school students. Metacognition and Learning,10, 3, 375–406. DOI
2024/2025
Estágio em Psicologia da Educação
Mestrado
Estudos Avançados em Psicologia
Programa Doutoral
Instrução, Tecnologia e Aprendizagem
Mestrado
Instrução, Tecnologia e Aprendizagem
Mestrado
Projeto de Investigação em Psicologia da Educação
Mestrado
Psicologia da Educação
Licenciatura
Psicologia da Motivação
Licenciatura
Psicologia da Motivação
Licenciatura
Temas Avançados em Aprendizagem, Instrução e Carreira
Programa Doutoral