Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
João Lopes
Doutoramento (Universidade do Minho)
Departamento de Psicologia Aplicada
 
  Professor Associado com Agregação
  joaols@psi.uminho.pt
   604244 , 604220
João Lopes é Professor Associado do Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Entre 1987 e 1995 foi professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. É, desde 1995, professor na Universidade do Minho. Tem como áreas fundamentais de interesse, investigação e prestação de serviços à comunidade: Problemas de Aprendizagem, Problemas de Comportamento, Problemas de Ensino, Organização e Gestão de Sala de Aula, Ensino da Leitura e da Escrita, Indisciplina em Sala de Aula e Maus-Tratos na Infância e Adolescência.
 
Outras actividades e posições relevantes

Abril 2015 - ... Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFCP). O CCPFCP é o organismo nacional que acredita a formação contínua de professores, incluindo mestrados e cursos universitários de pós-graduação.
   
2014 - ... Membro do Conselho Geral do IAVE (Instituto de Avaliação Educacional), O IAVE é responsável pelo desenvolvimento dos exames nacionais para alunos da rede pública de ensino Português, do 4º ao 12º ano. O IAVE é também responsável pela adaptação das provas nacionais do PISA, TIMSS, TALIS, etc.

2015 ... Director do Departamento de Psicologia Aplicada - Escola de Psicologia - Universidade do Minho

2014... Director do Programa de Doutoramento em Psicologia Aplicada para os países da CPLP. Escola de Psicologia da Universidade do Minhol.

2015 ... Representante de Portugal no CERI (Centro de Investigação em Educação e Inovação) - OCDE.
Problemas de aprendizagem e de comportamento em contexto escolar
Indisciplina em sala de aula
Organização e gestão de sala de aula
Maus-tratos na infância
Publicações selecionadas
Lopes, J., Silva, M. M., Moniz, A. V., Spear-Swerling, L., & Zibulski, J. (2015). Prosody Growth and Reading Comprehension: A Longitudinal Study from 2nd Through the End of 3rd Grade. Journal of Psychodidactics, 20(1), 5-23. DOI
Lopes, J., Spear-Swerling, L., Oliveira, C. R., Velasquez, M. G., & Zibulski, J. (2014). Actual Disciplinary Knowledge, Perceived Disciplinary Knowledge, Teaching Experience and Teacher’s Training for Reading Instruction: A Study with Primary Portuguese and American Teachers Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics, 19(1), 45-65. DOI
Spear-Swerling, L., Lopes, J., Oliveira, C. R., & Zibulski, J. (2016). How Portuguese and American teachers plan for literacy instruction. Annals of Dyslexia, 66, 71-90. DOI
Sass, D. A., Lopes, J., Oliveira, C. R., & Martin, K. N. (2016). An evaluation of the Behavior and Instructional Management Scale's psychometric properties using Portuguese teachers. Teacher and Teacher Education, 55, 279–290. DOI
Lopes, J., & Santos, M. (2013). Teachers’ beliefs, teachers’ goals and teachers’ classroom management: A study with primary teachers. Revista de Psicodidáctica / Journal of Psychodidactics, 18(1), 5-24. DOI
Lopes, J., Oliveira, C. R., Reed, L., & Gable, R. A. (2013). Character Education in Portugal. Childhood Education, 89(5), 286-289. DOI
Watson, S., Judge, S., Lopes, J., & Oliveira, C. R. (2016). Number Knowledge and error types of elementary Portuguese students: Implications for instruction. Clinical and Experimental Psychology, 2(1), 2-6. DOI
2023/2024
Consulta Psicológica Educacional
Mestrado
Dificuldades de Aprendizagem
Mestrado
Dissertação
Mestrado
Dissertação
Mestrado Integrado
Educação e Parentalidade
Mestrado
Estágio em Psicologia da Educação
Mestrado
Estudos Avançados em Psicologia
Programa Doutoral
Maus-tratos, Desenvolvimento e Aprendizagem
Mestrado
Maus-tratos, Educação e Desenvolvimento
Mestrado
Problemas na Aprendizagem
Mestrado
Projeto de Investigação em Psicologia da Educação
Mestrado
Temas Avançados em Aprendizagem, Instrução e Carreira
Programa Doutoral