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Master

Master Dissertations – approved

46. Márcia Meireles, Relações entre o desamparo materno, a afetividade negativa e a representação de vinculação, em crianças em idade pré-escolar. Universidade do Minho, 2016.

45. Ana Sofia Pinto Vieira Beiramar, Retraimento social na prematuridade: Contribuição da responsividade sensível materna e do cortisol do bebé. Universidade do Minho, 2016.

44. Cátia Fernandes, Mothers’ Beliefs Concerning Severity and Need for Intervention in Child Maltreatment. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2015

43. Carolina Antunes Toscano, Caregiving Helplessness Questionnaire (CHQ) Applied to Mothers of Preschool-aged Children: A Psychometric Study. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2015

42. Roberto Ivan Gomes Paulo, Responsividade sensível da cuidadora e processamento de expressões faciais emocionais em crianças institucionalizadas: Um estudo com potenciais evocados".Mestrado em Psicologia Aplicada, Universidade do Minho, 2015. 

41. Juliana do Vale Ferreira de Amorim, Contribuição da susceptibilidade genética e do contexto ambiental na representação da vinculação em crianças em idade pré-escolar .Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2015.

40. Maria da Graça Rodrigues Ferreira, Problemas emocionais e comportamentos e qualidade das interações em criança com perturbações do espectro do autismo. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2014.

39. Carla Sofia Ravazzini Xavier, Narrativas de vinculação, desenvolvimento e psicopatologia em crianças institucionalizadas e em risco na comunidade.  Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2014.

38. Elisa Lacerda Pires Costa Problemas de internalização e externalização em crianças da comunidade em risco psicossocial e em acolhimento institucional, Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2014.

37. Maria Filomena Abreu, O papel da oxitocina e do cortisol no retraimento social dos bebés institucionalizados e na responsividade dos cuidadores.  [The role of oxytocin and cortisol in institutionalized children' social withdrawal behavior and caregivers' responsivity].

36. Ana Cristina Vieira, Distorções de base segura em crianças institucionalizadas: O papel do temperamento e da psicopatologia. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2013.[Attachment Secure base distortions in institutionalized children: the role of temperament and psychopathology.]

35. Diana Filipa Pereira, Comportamento de vinculação indiscriminado em crianças em acolhimento institucional: Riscos pré-institucionais. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2013.[Attachment indiscriminate behavior in institutionalized children: Pre-instituional risks] 

34. Diana Teixeira, Comportamentos perturbados de vinculação em crianças em acolhimento institucional: contribuição das caraterísticas da criança e dos cuidados . Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2012. [Attachment disordered behaviors in institutionalized children: child's characteristics and quality of care contributions]

33. Joana Terra, A mind-mindedness da cuidadora e o desenvolvimento sociocognitivo da criança institucionalizada. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2012.[Caregiver's mind-mindness and institutionalized child' socio-cognitive development]

32. Raquel de Lemos Costa Ribeiro, Atenção partilhada em bebés institucionalizado aos 9 e aos 12 meses: caracterização, relação com a sensibilidade e cooperação das cuidadoras e influência no desenvolvimento da linguagem, Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2011. [Shared attention in institutionalized infants at 9 and 12 months: characterization, relations between caregivers' sensitivity and cooperation and influence in language development]

31. Joana Isabel Brito Peixoto, O retraimento social em crianças em Centros de Acolhimento Temporário, Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade Minho, 2011. [Children's social withdrawal in the institutional context]

30. Ana Manuela Fonseca Pires Pinheiro, O crescimento físico e o desenvolvimento mental de crianças institucionalizadas: Impacto do temperamento e da qualidade dos cuidados numa perspetiva longitudinal Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2011. [Physical growth and mental development of institutionalized children: Impact of temperament and quality of care in a longitudinal study]

29. Ana Oliveira, From institutionalization to adoption: Child development and quality of care, Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2010. 

28. Luísa Cantista, Estudo de caso sobre a evolução da sensibilidade materna ao longo da intervenção com o Videofeedback Intervention para promover uma parentalidade positiva e disciplina sensível, Mestrado Integrado em Psicologia Clínica,Universidade do Minho, 2010. [A case study on the evolution of maternal sensitivity during the VIPP-SD - Intervention to promote positive parenting and sensitive discipline]

27. Patrícia Ferreira, Contributos do temperamento difícil na relação entre teoria da mente e problemas de externalização no pré-escolar, Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2010 [Contribution of child's difficult temperament  for the relations between theory of mind and externalizing behavior problems in preschool years]

26. Diana Morais, Vinculação aos amigos e desenvolvimento epistemológico em jovens adultos Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2009. [Peer attachment and epistemological development in young adults]

25. Paula Oliveira, Indiscriminate attachment behavior among institution-reared infants: A comparison study with a home-reared group: Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2009

24. Filipa Machado, Relation between the child and his/her institutional caregiver: Child’s  cardiac activity, temperament and psychopathology correlates. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2009

23. Tânia Daniela Pereira Casto, "Avaliação da vinculação na infância e na adolescência através do IVIA: estudos de fidelidade e de validade", Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2009. [Assessment of attachment in childhood and adolescence through IVIA: studies of fidelity and validity]

22. Raquel Geraldes , Vinculação na família nuclear: estilos, concordância e dimensões de vinculação nos filhos adolescentes, Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2009. [Attachment in nuclear family: styles, dimensions, and agreement  in siblings and parents]

21. Grace Kelly, Estilos de vinculação, qualidade da comunicação sexual e sintomatologia psicopatológica: estudo com um grupo clínico de adultos e respectivos cônjuges, Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, Universidade do Minho, 2009. [Attachment styles, quality of sexual communication and psychopathological symptoms: A clinical study with a group of adults and their spouses]

20. Filipa Elvira Mucha Vieira, Vinculação nas relações conjugais: Contributo metodológico através da construção de medidas de avaliação", em Psicologia Clínica, Universidade do Minho.Very Good, Juin, 2008. [Attachment in marital relations: A methodological contribution]

19. Mariana Pereira Aguiar, "Qualidade do desenvolvimento de crianças dos 3 aos 6 anos em Centros de Acolhimento Temporário e qualidade da relação com os seus cuidadores", em Psicologia Clínica, Universidade do Minho. Very good, May, 2008. [Institutionalized children's development from 3 to 6 years old and the quality of the relationships with their caregivers]

18. Sandra Marina Rosário Rios, "Relações de vinculação no período escolar", Universidade do Minho, Very Good, January 2007.[Attachment relations in the pre-school years]

17. Teresa Paula Gameiro Pompeu Mendes, "Mães adolescentes: adaptação à maternidade, identidade e vinculação", Universidade do Minho, Very Good, January 2007. [Teen mothers: adaptation to motherhood, identity and attachment]

16. Ana Isabel Martins Teixeira de Melo, "Emoções no período escolar: estratégias parentais face à expressão emocional e sintomas de internalização e de externalização da criança, Psicologia Clínica”, Universidade do Minho, Very Good, December 2005. [Emotions during school years: parental strategies in the face of emotional expression and children' internalizing and externalizing behaviors] 

15. Ana Isabel Lage Ferreira, “O papel do professor na Educação Médica: contributos para um ensino de qualidade no ensino superior”, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Very Good, January 2004.[The teacher's role in medical education: contributions to the quality of higher education]

14. Ana Isabel Silva Santos Barbosa Cunha, “Funcionamento familiar e vinculação em anoréticas”, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Very Good, October, 2003.[Family functioning and attachment in anoretic adolescents]

13. Sandra Maria de C.S.Vilarinho, “Vinculação e emoções nas perturbações alimentares”, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Very Good, July 2003. [Attachment and emotion in eating disorders]

12. Ana Paula Pinho Soares de Sousa, “Educação Sexual como Factor Promotor do Desenvolvimento Psicossexual dos Jovens”, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Very Good, April, 2003. [Sex Education to promote youth's psychosexual development]

11. Susana Carina A.P.C. Tereno, “Vinculação, organização familiar e relação terapêutica na anorexia e bulimia nervosa ”, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Very Good, January 2003 [Attachment, family organization and relationship therapy in anorexia nervosa and bulimia]

10. Marta Sofia Abreu da Fonseca , “Vinculação, adaptação social e realização académica em crianças institucionalizadas”, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Very Good, June, 2002. [Attachment, social adaptation and academic achievement in institutionalized children]

9. Teresa Oliveira Martins,“Vinculação, recursos e situações de risco na transição para a universidade”, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Very Good , May, 2002. [Attachment, resources and risk in the transition to college]

8. Armando Ferreira de Pinho, "Perturbações do comportamento alimentar e vinculação: Contributos para a caracterização clínica", Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Very Good, October, 2000. [Eating disorders and attachment: contributions to clinical characterization] 

7.  Maria Lucinda Macedo Vilaverde, "Factores de risco e factores protectores em crianças vítimas de maus tratos a viver em instituições", Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Very Good, July, 2000. [Risk and protective factors  in abused children living in institutions]

6. Maria Clara Pereira F.C. Marques, "Abordagem desenvolvimental da maternidade na adolescência", Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Very Good, January 2000. [Developmental approach of adolescent motherhood]

5. Inês Martins Jongenelen, "Gravidez na adolescência: Uniformidade e diversidade no desenvolvimento", Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Very Good, June 1998. [Teenage pregnancy: Uniformity and diversity in development]

4. Helena Maria F. Moreno Luís, "A percepção da relação da educadora com a criança e o estilo de interacção educativa", Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Very Good, May, 1998. [Pre-school teachers' perceptions of the relationship with the children and their educational interactive style] 

3. Maria Cristina da Silva Almeida, "Estratégias de vinculação e estratégias de motivação em pré-adolescentes", Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação,  Universidade de Coimbra, Very Good, March, 1998. [Attachment strategies and motivational strategies in pre-adolescents]

2. Maria da Graça P.F. Machado, "Representação da vinculação e percepção da qualidade da relação adolescente-pais", Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Very Good, January, 1996. [Attachment representation and perception of the quality of adolescent-parent relationship] 

1. Lúcia Neves, “Suporte emocional na adolescência: A relação com os pais e com os amigos em momentos de transição escolar, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Very Good, November 1995. [Emotional support in adolescence: The relationship with parents and friends in school transition]Isabel Soares