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Carreira e Cidadania: Condições Pessoais e do Contexto para o Questionamento Ético dos Projetos de Vida
Investigadora responsável: Maria do Céu Taveira, PhD

FCT-PTDC/CPE-CED/098896/2008


Este projeto pretende contribuir para aliar o estudo da carreira e da cidadania na investigação educativa. As atividades de Educação para a Carreira e de Educação para a Cidadania vão ocupando, muitas vezes, o mesmo terreno conceptual e até curricular, sem que se averigúe da consistência, na prática, desta sobreposição. Apesar de distintas, quer a Educação para a Carreira, quer a Educação para a Cidadania, prosseguem o fito de compreender e atuar nos modos como os jovens exploram, aprendem e se preparam para vários papéis de vida, promovendo a construção da identidade pessoal e social. Torna-se necessário integrar melhor, a nível conceptual e pragmático, ambas as perspetivas e agendas educativas. Uma das formas para alcançar tal finalidade é favorecer as atitudes de cidadania através das intervenções de carreira, alterando a abordagem tradicional da construção do self de carreira – de modo a incluir uma abordagem ética dos projetos de vida. Esta envolve a intenção de considerar o self não apenas no mero sentido da auto-realização e satisfação pessoal, mas indo ao encontro do outro mais próximo e do outro distante. Ou seja, pensar a carreira em termos de viver bem, com os outros e para os outros, o que implica questionar-se acerca do que é uma sociedade justa e no que o próprio pode fazer para que tal aconteça, e pensar nas opções de carreira em termos das suas funções sociais e impacto ecológico, e não só em termos das ações concretas ou benefícios individuais. Esta nova abordagem é tributária das características e contextos de desenvolvimento psicossocial dos alunos, os quais devem ser conhecidos previamente. Apesar de algumas recomendações teóricas recentes nesse sentido, a investigação neste âmbito é escassa ou inexistente. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, e tem como objetivo, avaliar as competências cognitivas e sociais, o autoconceito e o envolvimento nos diferentes papéis de vida de adolescentes, ao longo do ensino básico e secundário, bem como condições do seu contexto educativo que favorecem ou inibem essas competências e atitudes (e.g., expectativas e atitudes parentais face à carreira dos filhos; ação conjunta entre pais e filhos; a orientação individualista-colectivista dos valores culturais dos pais professores). O plano de observação dos alunos inclui a recolha de dados sócio-demográficos e medidas de avaliação das competências cognitivas e sócio-emocionais, autoconceito, e valores de carreira-vida, com recurso a questionários de auto-relato adaptados para a população portuguesa. E, ainda, informação sobre as influências parentais (e.g., expectativas, comunicação, ação conjunta no âmbito da carreira), com recurso a uma grelha de entrevista aos pais; uma medida dos valores de vida dos pais e professores dos alunos; e, a avaliação dos conteúdos e processos de intervenção vocacional levados a cabo na escola ou agrupamento de escolas dos alunos, a partir de uma entrevista breve aos seus psicólogos e análise documental. Esperamos observar uma associação entre as medidas de desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo dos adolescentes e um efeito progressivo dos valores culturais dos educadores nos valores dos seus educandos. Exploraremos o papel do autoconceito nas condições de questionamento ético na carreira, e o papel do sexo e ano escolar dos alunos no seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial. A recolha de dados efectuar-se-á no Norte, Centro e Sul de Portugal, coordenada por investigadores de quatro universidades. Com base nos resultados, apresentar-se-á uma proposta de medida do questionamento ético na carreira e um modelo de educação de carreira, com recomendações para pais, professores e psicólogos.


Escolas que colaboraram no projeto:

Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Real, Braga 

Escola Secundária de Ponte de Lima

Escola Básica de Arga e Lima, Lanheses 

Escola E, B 2 e 3 Bento Carqueja, Oliveira de Azeméis 

Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz 

Colegio Sagrado Coração de Maria, Lisboa 

Escola Profissional de Vale do Rio, Oeiras 

Outras escolas:

Colégio Sete Fontes, Braga 

Escola Secundária do 2.º e 3.º Ciclos Professor Carlos Amarante, Braga 

Escola Profissional do Minho (EsproMinho), Braga 

Escola Secundária de Maximinos, Braga 

Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo

Escola Secundária de Monserrat, Viana do Castelo 

Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis 

Escola Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis 

Externato D. Dinis, S. João da Madeira

Escola Secundária José Afonso, Seixal

Escola Secundária Rainha D. Amelia Alcantara, Lisboa

Escola Secundária Filipa de Lencastre, Lisboa

Escola Secundária Padre Antonio Vieira, Lisboa

Escola E B 2 e 3 Navegador Rodrigues Soromenho, Sesimbra 


Percursos de Carreira de Jovens em Lares 
Investigadora responsável: Ana Daniela Silva, PhD

FCT/SFRH/BPD/64078/2009


Este estudo pretende contribuir para a compreensão dos percursos de carreira de jovens que vivem em Lares de infância e Juventude (atualmente designadas de casas de acolhimento) e, especificamente, aprofundar os fatores socioeducativos, profissionais e pessoais da sua transição para a vida adulta. Para tal, serão estudados diferentes grupos de jovens, entre os 14 e os 21 anos, raparigas e rapazes, de diferentes zonas geográficas de Portugal, a viver em lares, utilizando-se métodos quantitativos e qualitativos de observação e análise. Pretende-se que os resultados deste estudo permitam: (a) caracterizar os percursos de carreira de jovens que vivem em acolhimento em Portugal; (b) definir as condições e critérios necessários para assegurar a transição de jovens que vivem em acolhimento residencial para a idade adulta de forma protegida; © desenvolver programas e materiais de apoio ao aconselhamento de carreira e orientação vocacional específicos para esta população.


Instituições que colaboraram no projeto:
ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Guimarães
ASAS - Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso, Santo Tirso
Casa de Giestais, Famalicão
Casa do Gaiato, Porto
Casa Pia de Lisboa, Lisboa
Centro Cultural e Social Santo Adrião, Braga
Centro Social e Cultural S. Pedro do Bairro, Famalicão
Colégio D. Pedro V, Braga
Colégio Nossa Senhora das Graças, Braga
Escola EB 2, 3 de Toutosa, Marco de Canavezes
Escola Secundária D. Maria II, Braga
Estabelecimento Vila Mar, Madeira
Escola Profissional Amar a Terra Verde, Vila verde, Amares e Terras de Bouro
Escola Profissional Cristóvão Colombo, Madeira
Lar de S. José, Guimarães

Lar Imaculada Conceição, Braga

Lar Nossa Senhora de Fátima, Madeira

Lar Oficinas de S. José, Braga
Lar São Caetano, Braga

Obra ABC, Gondomar - Porto

Trajetórias de Desenvolvimento Vocacional na Infância: Estudo com Alunos do Ensino Básico
Doutoranda: Íris Oliveira, MSD

FCT/SFRH/BD/84162/2012


A infância é um período central para o desenvolvimento de competências básicas de carreira, como a exploração e o planeamento. Perspetivas desenvolvimentistas, sociocognitivas, contextualistas e sistémicas têm permitido identificar dimensões do desenvolvimento vocacional na infância e contribuído para a sua concepção, como processo de mudança e aprendizagem. Assiste-se também a uma crescente preocupação em apoiar o desenvolvimento do autoconhecimento, hábitos de trabalho e condições gerais de vida, ao longo do ensino básico. Uma vez que a investigação na infância é ainda escassa, pouco sustentada teoricamente e realizada pontualmente, este projeto de Doutoramento pretende contribuir para a identificação de mudanças no desenvolvimento vocacional das crianças, ao longo do 2.º ciclo. Em particular, este projeto procura: (a) apresentar um modelo explícito e integrador do desenvolvimento vocacional na infância; (b) identificar trajetórias de mudança nesse processo; e © analisar a influência de variáveis pessoais e contextuais nessas trajetórias. ​São recolhidos dados em diferentes momentos temporais, contando com a colaboração das Direções, Psicólogos(as), Diretores(as) de Turma, Professores(as), Encarregados(as) de Educação e Alunos(as) no 2.º ciclo.


Escolas que colaboraram no projeto:
Didaxis Escola Cooperativa de Vale São Cosme, Braga

Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia

Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Coimbra

Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Leiria

Outras escolas:

Colégio Dinis de Melo, Leiria

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