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​Quais ​os nossos proje​tos?​​
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Oficinas de Empregabilidade Careers
Investigadora responsável: Ana Daniela Silva, PhD

ALG-06-4234-FSE- 000047

Fevereiro 2021 – Junho 2024

O Projeto CAREERS, financiado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do programa de parcerias para o Impacto - CRESC ALGARVE, destina-se a apoiar pessoas adultas em situação de desemprego na região do Algarve. Trata-se de um projeto coordenado pela Associação Better Future, que conta com a parceria científica-técnica da Universidade do Minho, parceria técnica da Ordem dos Psicólogos Portugueses e com a Fundação Calouste Gulbenkian enquanto investidor social.

Bolseiras do Projeto: Catarina Carvalho, MsD e Célia Sampaio, MsD

 

Modelo Intermunicipal de Intervenção na Carreira: Comunidades Práticas de Investigação

Investigadora responsável: Maria do Céu Taveira, PhD

Financiamento: CIM – AVE

2011 - ...

Este projeto de consultoria científico-técnica, desenvolvido na Associação de Psicologia da Universidade do Minho – APsi-UMinho, está sob a responsabilidade de Maria do Céu Taveira e destina-se a apoiar a Rede Psicólogos Escolares dos oito concelhos da Comunidade Intermunicipal do Vale do Ave –CIM do AVE (NUT3 AVE),  no desenho, execução e avaliação anual de um modelo de intervenção de carreira supramunicipal, para jovens dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, e Vizela.

 

Academias Gulbenkian do Conhecimento - Academia Clubes Comunitários

Investigadora responsável: Maria do Céu Taveira, PhD

Financiamento: Fundação Calouste Gulbenkian - Academia 240941

Setembro 2020 – Setembro 2022

Os Clubes Comunitários são um projeto realizado no âmbito da Associação de Psicologia da Universidade do Minho – APsi-UMinho, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. São uma estratégia de enriquecimento pessoal para alunos do ensino secundário, coordenada no terreno pelos psicólogos escolares, e apoiada pelos docentes e outros membros da comunidade escolar e envolvente. Cada Clube Comunitário reúne periodicamente para escolher e pensar em conjunto num problema real da comunidade, estudar soluções simples, levá-las à prática, angariando apoios, e avaliar e comunicar a experiência e resultados à comunidade. Reforça-se a cooperação, resolução de problemas, a comunicação, a ligação à comunidade e os interesses vocacionais.

Bolseira do Projeto: Inês Castro

 

Sistema de Apoio à Intervenção dos Psicólogos Educacionais no âmbito da Carreira SAIPsie-C (DGE)

Investigadora responsável: Maria do Céu Taveira, PhD

Investigadoras: Ana Daniela Silva, PhD, Íris Oliveira, PhD

Financiamento: Direcção-Geral de Educação

Março 2020 -...

Este projeto decorre no âmbito das atividades da Associação de Psicologia da Universidade do Minho-Apsi-UMinho, e consiste no desenvolvimento, monotorização e avaliação de um sistema de apoio à intervenção de Psicólogos Educacionais no âmbito da carreira, com recurso a tecnologias de informação e de comunicação a distancia. 

 

Impacto do COVID-19 na Psicologia Escolar: Ações e Necessidades

Investigadora responsável: Maria do Céu Taveira, PhD

Investigadoras: Ana Daniela Silva, PhD, Joana Guimarães, MsD,  Inês Castro, MsD

Programa de Apoio: Via Verde de apoio OPP para a Investigação Científica em Saúde Psicológica e Mudança Comportamental

Março 2020- Abril 2021

Este projeto destina-se a monitorizar as atividades dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) em tempo de COVID-19. Especificamente, pretende-se perceber qual o nível de bem-estar dos profissionais de Psicologia Escolar, a sua disposição afetiva, as áreas prioritárias de intervenção na sua ação presente, e mudanças no tempo nestes mesmos aspetos.

 

(Re)Search for Career: Intervenção de carreira a distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho _ R4C

Investigadora responsável: Sílvia Monteiro, PhD

Investigadoras CIPsi: Maria do Céu Taveira e Ana Daniela Silva

PTDC/CED-EDG/0122/2020

Março de 2021- Março 2024

O Projeto R4C pretende estudar os recursos de carreira de estudantes universitários e desenvolver e avaliar uma intervenção de carreira a distância que favoreça a transição da universidade para o mercado de trabalho.


Carreira e Cidadania: Condições Pessoais e do Contexto para o Questionamento Ético dos Projetos de Vida
Investigadora responsável: Maria do Céu Taveira, PhD

FCT-PTDC/CPE-CED/098896/2008

Este projeto pretende contribuir para aliar o estudo da carreira e da cidadania na investigação educativa. As atividades de Educação para a Carreira e de Educação para a Cidadania vão ocupando, muitas vezes, o mesmo terreno conceptual e até curricular, sem que se averigúe da consistência, na prática, desta sobreposição. Apesar de distintas, quer a Educação para a Carreira, quer a Educação para a Cidadania, prosseguem o fito de compreender e atuar nos modos como os jovens exploram, aprendem e se preparam para vários papéis de vida, promovendo a construção da identidade pessoal e social. Torna-se necessário integrar melhor, a nível conceptual e pragmático, ambas as perspetivas e agendas educativas. Uma das formas para alcançar tal finalidade é favorecer as atitudes de cidadania através das intervenções de carreira, alterando a abordagem tradicional da construção do self de carreira – de modo a incluir uma abordagem ética dos projetos de vida. Esta envolve a intenção de considerar o self não apenas no mero sentido da auto-realização e satisfação pessoal, mas indo ao encontro do outro mais próximo e do outro distante. Ou seja, pensar a carreira em termos de viver bem, com os outros e para os outros, o que implica questionar-se acerca do que é uma sociedade justa e no que o próprio pode fazer para que tal aconteça, e pensar nas opções de carreira em termos das suas funções sociais e impacto ecológico, e não só em termos das ações concretas ou benefícios individuais. Esta nova abordagem é tributária das características e contextos de desenvolvimento psicossocial dos alunos, os quais devem ser conhecidos previamente. Apesar de algumas recomendações teóricas recentes nesse sentido, a investigação neste âmbito é escassa ou inexistente. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, e tem como objetivo, avaliar as competências cognitivas e sociais, o autoconceito e o envolvimento nos diferentes papéis de vida de adolescentes, ao longo do ensino básico e secundário, bem como condições do seu contexto educativo que favorecem ou inibem essas competências e atitudes (e.g., expectativas e atitudes parentais face à carreira dos filhos; ação conjunta entre pais e filhos; a orientação individualista-colectivista dos valores culturais dos pais professores). O plano de observação dos alunos inclui a recolha de dados sócio-demográficos e medidas de avaliação das competências cognitivas e sócio-emocionais, autoconceito, e valores de carreira-vida, com recurso a questionários de auto-relato adaptados para a população portuguesa. E, ainda, informação sobre as influências parentais (e.g., expectativas, comunicação, ação conjunta no âmbito da carreira), com recurso a uma grelha de entrevista aos pais; uma medida dos valores de vida dos pais e professores dos alunos; e, a avaliação dos conteúdos e processos de intervenção vocacional levados a cabo na escola ou agrupamento de escolas dos alunos, a partir de uma entrevista breve aos seus psicólogos e análise documental. Esperamos observar uma associação entre as medidas de desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo dos adolescentes e um efeito progressivo dos valores culturais dos educadores nos valores dos seus educandos. Exploraremos o papel do autoconceito nas condições de questionamento ético na carreira, e o papel do sexo e ano escolar dos alunos no seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial. A recolha de dados efetuar-se-á no Norte, Centro e Sul de Portugal, coordenada por investigadores de quatro universidades. Com base nos resultados, apresentar-se-á uma proposta de medida do questionamento ético na carreira e um modelo de educação de carreira, com recomendações para pais, professores e psicólogos.


Escolas que colaboraram no projeto:

Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Real, Braga 

Escola Secundária de Ponte de Lima

Escola Básica de Arga e Lima, Lanheses 

Escola E, B 2 e 3 Bento Carqueja, Oliveira de Azeméis 

Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz 

Colegio Sagrado Coração de Maria, Lisboa 

Escola Profissional de Vale do Rio, Oeiras 

Outras escolas:

Colégio Sete Fontes, Braga 

Escola Secundária do 2.º e 3.º Ciclos Professor Carlos Amarante, Braga 

Escola Profissional do Minho (EsproMinho), Braga 

Escola Secundária de Maximinos, Braga 

Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo

Escola Secundária de Monserrat, Viana do Castelo 

Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis 

Escola Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis 

Externato D. Dinis, S. João da Madeira

Escola Secundária José Afonso, Seixal

Escola Secundária Rainha D. Amelia Alcantara, Lisboa

Escola Secundária Filipa de Lencastre, Lisboa

Escola Secundária Padre Antonio Vieira, Lisboa

Escola E B 2 e 3 Navegador Rodrigues Soromenho, Sesimbra 


Percursos de Carreira de Jovens em Lares 
Investigadora responsável: Ana Daniela Silva, PhD

FCT/SFRH/BPD/64078/2009

Este estudo pretende contribuir para a compreensão dos percursos de carreira de jovens que vivem em Lares de infância e Juventude (atualmente designadas de casas de acolhimento) e, especificamente, aprofundar os fatores socioeducativos, profissionais e pessoais da sua transição para a vida adulta. Para tal, serão estudados diferentes grupos de jovens, entre os 14 e os 21 anos, raparigas e rapazes, de diferentes zonas geográficas de Portugal, a viver em lares, utilizando-se métodos quantitativos e qualitativos de observação e análise. Pretende-se que os resultados deste estudo permitam: (a) caracterizar os percursos de carreira de jovens que vivem em acolhimento em Portugal; (b) definir as condições e critérios necessários para assegurar a transição de jovens que vivem em acolhimento residencial para a idade adulta de forma protegida; © desenvolver programas e materiais de apoio ao aconselhamento de carreira e orientação vocacional específicos para esta população.


Instituições que colaboraram no projeto:
ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Guimarães
ASAS - Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso, Santo Tirso
Casa de Giestais, Famalicão
Casa do Gaiato, Porto
Casa Pia de Lisboa, Lisboa
Centro Cultural e Social Santo Adrião, Braga
Centro Social e Cultural S. Pedro do Bairro, Famalicão
Colégio D. Pedro V, Braga
Colégio Nossa Senhora das Graças, Braga
Escola EB 2, 3 de Toutosa, Marco de Canavezes
Escola Secundária D. Maria II, Braga
Estabelecimento Vila Mar, Madeira
Escola Profissional Amar a Terra Verde, Vila verde, Amares e Terras de Bouro
Escola Profissional Cristóvão Colombo, Madeira
Lar de S. José, Guimarães

Lar Imaculada Conceição, Braga

Lar Nossa Senhora de Fátima, Madeira

Lar Oficinas de S. José, Braga
Lar São Caetano, Braga

Obra ABC, Gondomar - Porto


Trajetórias de Desenvolvimento Vocacional na Infância: Estudo com Alunos do Ensino Básico
Doutoranda: Íris Oliveira, MSD

FCT/SFRH/BD/84162/2012

A infância é um período central para o desenvolvimento de competências básicas de carreira, como a exploração e o planeamento. Perspetivas desenvolvimentistas, sociocognitivas, contextualistas e sistémicas têm permitido identificar dimensões do desenvolvimento vocacional na infância e contribuído para a sua concepção, como processo de mudança e aprendizagem. Assiste-se também a uma crescente preocupação em apoiar o desenvolvimento do autoconhecimento, hábitos de trabalho e condições gerais de vida, ao longo do ensino básico. Uma vez que a investigação na infância é ainda escassa, pouco sustentada teoricamente e realizada pontualmente, este projeto de Doutoramento pretende contribuir para a identificação de mudanças no desenvolvimento vocacional das crianças, ao longo do 2.º ciclo. Em particular, este projeto procura: (a) apresentar um modelo explícito e integrador do desenvolvimento vocacional na infância; (b) identificar trajetórias de mudança nesse processo; e © analisar a influência de variáveis pessoais e contextuais nessas trajetórias. ​São recolhidos dados em diferentes momentos temporais, contando com a colaboração das Direções, Psicólogos(as), Diretores(as) de Turma, Professores(as), Encarregados(as) de Educação e Alunos(as) no 2.º ciclo.


Escolas que colaboraram no projeto:
Didaxis Escola Cooperativa de Vale São Cosme, Braga

Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia

Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Coimbra

Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Leiria

Outras escolas:

Colégio Dinis de Melo, Leiria