Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

A atividade de investigação do nosso grupo é conseguida através da implementação de quatro linhas de investigação.

​Uma das linhas prende-se com o conhecimento geral dos mecanismos de processamento que favorecem a criação de traços de memória estáveis e duradoiros, e concretiza-se com vários estudos sobre o efeito de produção (Porque recordamos melhor palavras que lemos em voz alta por comparação em palavras que lemos em silêncio?).

A segunda linha de investigação dedica-se ao efeito de teorias e crenças na memória e metamemória, esta capacidade cognitiva que nos permite fazer julgamentos acercas de como funciona a nossa memória (O que permite a um estudante saber que já não precisa estudar mais uma matéria ou conteúdo para um exame?).

A terceira linha de investigação orienta-se para a compreensão das variáveis que afetam a memórias de destino, aquela memória que nos possibilita escaparmos ao embaraço de contarmos a mesma anedota ou história à mesma pessoa.

Finalmente a quarta linha dedica-se à compreensão dos mecanismos que ativam ou protegem a ocorrência de erros de comissão em tarefas de memória prospetiva. Nesta linha procuramos perceber o que poremos fazer para evitar que, por exemplo uma pessoa idosa tome duas vezes a medicação porque se esqueceu da primeira toma.

A nossa equipa de investigação está fortemente envolvida no apoio a estudantes do Mestrado Integrado em Psicologia da Universidade do Minho ou do Mestrado em Psicologia Aplicada, que pretendam fazer investigação no domínio da Memória Humana.​​