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O que estudamos?​

​Fatores lexicais e sublexicais no reconhecimento visual de palavras:
Esta área incluiu uma diversidade de estudos que procuram identificar os fatores que afetam o reconhecimento visual de palavras tanto em leitores proficientes (adultos) como em leitores não proficientes (crianças), com ou sem perturbações linguísticas (ex. Dislexia). Embora a maneira como reconhecemos palavras seja extremamente rápida e eficiente (fazemo-lo em menos de um quarto de segundo!), múltiplos fatores afet​am esse processo. A investigação nesta área procura desvendar esses fatores e inclui estudos que visam explorar tanto o papel de aspetos percetivos associados às características das letras e ao seu estatuto (consoantes vs. vogais) no reconhecimento visual de palavras, como o papel que variáveis lexicais (ex. similitude com outras palavras do léxico, diversidade de contextos em que ocorrem) e sublexicais (ex. sílabas, morfemas) podem exercer nesse processo. Inclui ainda estudos que visam explorar o impacto da emoção e das diferenças individuais (ex. personalidade) em etapas iniciais do reconhecimento e os mecanismos de aprendizagem envolvidos na aquisição de linguagens artificiais em crianças com e sem perturbações linguísticas (e.g., Dislexia, Perturbação Específica de Linguagem).

Representação e processamento de palavras em bilingues:
Esta área reúne um conjunto alargado de estudos que procuram analisar a organização e o processamento lexical em sujeitos que dominam mais do que uma língua, e o modo como essa organização e processamento mudam em função da idade e do nível de proficiência na segunda língua. Especificamente nesta área procuramos contribuir para o desenvolvimento de modelos mais integrativos do reconhecimento visual de palavras em bilingues, que considerem simultaneamente os níveis ortográfico, fonológico e semântico de representação das palavras, e que possam dar conta das suas dinâmicas no reconhecimento de diferentes tipos de palavras (ex. palavras cognatas, falsos amigos). Estamos também interessados em estudar os fatores que facilitam a aquisição dessas palavras em crianças e adultos, e os mecanismos a partir dos quais bilingues e multilingues mudam de um código linguístico para outro sem custo aparente.

Processamento de frases e resolução de ambiguidades sintáticas:
Esta área procura estudar os fatores que afetam o processamento linguístico para além da palavra. Com efeito, embora reconhecer palavras seja um aspeto fundamental da leitura, para compreender o que se lê, outros processos cognitivos devem entrar em ação. Na compreensão de frases precisamos de combinar as palavras umas com as outras em unidades de maior nível (ex. sintagmas, orações) e estabelecer relações funcionais entre essas unidades de maneira a extrairmos o seu significado. Nesta área de pesquisa estamos interessados em estudar os fatores lexicais e não-lexicais (ex. animacidade, emocionalidade dos constituintes) que afetam o processamento sintático tanto em nativos do português europeu, como em bilingues que dominam línguas cujos princípios operacionais os orientam estratégias sintáticas distintas. Estamos ainda interessados na condução de estudos que visam analisar até que ponto os efeitos observados em contexto laboratorial se observam também em contextos mais espontâneos de produção linguística (estudos de corpus).

"Ponta-da-Língua" e produção escrita:
Nesta área procuramos explorar alguns fenómenos associados à produção linguística, nomeadamente estudar como os sujeitos recuperam do seu léxico mental a informação linguística sobre uma determinada palavra que lhes é familiar, e os fatores lexicais e não-lexicais (ex. informação fonológica, emocionalidade) que podem ajudar os sujeitos a ultrapassar as eventuais dificuldades experienciadas nesse processo, isto é a recuperar de um estado em que a informação sobre uma dada palavra é apenas parcialmente conseguida, acompanhada da sensação de que a sua recuperação é iminente e se tem a palavra mesmo na “Ponta-da-Língua”. Estamos também interessados em estudar os fatores que afetam a produção escrita, nomeadamente o papel que as diferenças individuais (ex. personalidade) e a emoção podem exercer nesse processo.

Bases Lexicais/Estudos Normativos:
Esta área inclui uma ampla gama de estudos que visam desenvolver bases lexicais e estudos normativos para o português europeu, para apoiar a condução de estudos bem controlados e bem desenhados nas restantes áreas de pesquisa. Com efeito, constituindo a palavra a matéria-prima a partir da qual grande parte da investigação se realiza, e sendo as palavras estímulos extremamente complexos que incluem múltiplos níveis de análise, a investigação atual já não se compadece com a inexistência deste tipo de ferramentas. Várias bases lexicais/estudos normativos foram já desenvolvidos nesta linha de pesquisa, como o Procura-PALavras (P-PAL), a SUBTLEX-PT, a ESCOLEX, a ANEW-PT ou a MWP, encontrando-se outros em desenvolvimento (ex. PHOR-in-One, PLP, MORFOlex).​
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