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​​A Escola de Psicologia da Universidade do Minho posiciona-se estrategicamente num quadro de referência internacional, procurando diferenciar-se, enquanto instituição académica de referência, na promoção de uma visão da Psicologia como ciência de base experimental e como uma prática profissional de base científica. 
Este posicionamento estratégico reflete-se, desde logo, na estruturação das subunidades departamentais da Escola de Psicologia. A Escola apresenta uma estrutura bi-departamental, constituída pelos Departamentos de Psicologia Básica e Psicologia Aplicada. A constituição destes dois departamentos tem um objetivo estratégico fundamental: possibilitar a gestão dos recursos e projetos da Escola, de modo a promover um equilíbrio de ensino e investigação entre as áreas de psicologia básica e psi​cologia aplicada.
Uma visão da psicologia como uma ciência básica de forte relevância social, a par de uma prática profissional de base científica, tem implicações na forma como são, estrategicamente, enquadrados os proje​tos da Escola:
- Projetos de Ensino – dois projetos de ensino – Mestrado Integrado em Psicologia e Curso Doutoral em Psicologia - voltados para a formação superior e avançada em termos científicos e científico-profissionais;​
- Projetos de Investigação – um Centro de Investigação (CIPsi) que enquadra docentes e investigadores da Escola e que tem como missão central, a promoção da investigação básica e experimental em psicologia, bem como contribuir para a fundamentação científica da psicologia aplicada;

- Projetos de Interação com a sociedade – uma Associação de Psicologia, que constitui uma plataforma de interface entre a Escola e a comunidade, através do qual se procura a disseminação de serviços de excelência (práticas de base científica), bem como a inovação e validação de práticas psico​lógicas.​​​