Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

Master

Ongoing

Bruna Regina da Silva Rodrigues“The effect of reading fluency in listening comprehension”, Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Jorge André Rocha Alves Soveral Collus“Reading comprehension: the impact of oral reading fluency and metacomprehension”, Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Miriam Mourão Esteves“Examining reading accuracy: The effect of frequency, regularity and length in reading aloud”, Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Sara Pires Lima“Structural invariance of the Utrecht Work Engagement Scale for students in a Portuguese sample of high school and college students”, Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

 

Concluded

Tânia Catarina da Silva Freitas, 2014, “Influence of fluency, vocabulary, and reasoning on reading comprehension”. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.
This research was supported by Grant COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-010733 from FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) and  the European Regional Development Fund (FEDER) through the European program COMPETE (Operational Programme for Competitiveness Factors) under the National Strategic Reference Framework (QREN)

Maria do Céu Marques Cosme, 2014, “The effect of linguistic variables on written production”. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Ana Rita Guimarães Teixeira de Novais Lopes, 2014, “Test of Reading Fluency: Validity studies”. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Sílvia Lopes Almeida, 2014, “Avaliação da descodificação da leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura” [Decoding assessment in children with learning disabilities in reading]. Mestrado em Linguística Clínica, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa.
This research was supported by Grant COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-010733 from FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) and  the European Regional Developement Fund (FEDER) through the European program COMPETE (Operational Programme for Competitiveness Factors) under the National Strategic Reference Framework (QREN)

Olga Alexandra Coelho Lopes Dias, 2013, “Adaptação da escala Reading Strategy Use para a população Portuguesa” [Adaptation of the Scale of Reading Strategy Use for the Portuguese population]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Cármen Maria de Magalhães Mendes e Cunha Rodrigues, 2012, “Crenças dos profissionais de saúde acerca de determinantes de comportamentos de saúde: Construção de um instrumento de avaliação” [Health professionals beliefs about health behaviours determinants]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia da Saúde.

Magda Soraia Malheiro da Silva, 2012, “Promoção da compreensão da leitura. Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção” [Reading comprehension promotion: Assessment of an intervention program]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Maria Joana Pinto de Carvalho, 2011, “Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico” [Changes of reading habits and practices in middle school]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Taciana Sampaio Meneses Ferreira, 2011, “Inventário de Reconhecimento de Palavras: Estudos de validação” [Word Recognition Inventory: Validation studies]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.
This research was supported by Grant COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-010733 from FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) and  the European Regional Development Fund (FEDER) through the European program COMPETE (Operational Programme for Competitiveness Factors) under the National Strategic Reference Framework (QREN)

Daniela Filipa Monteiro Ribeiro, 2011, “Práticas e hábitos de leitura dos alunos com necessidades educativas especiais e acesso ao livro” [Practices and reading habits of students with special educational needs]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Helena Isabel Araújo Costa, 2011, “Avaliação do impacto do programa Falar, ler e escrever no jardim de infância no desenvolvimento das competências de literacia emergente” [Assessing the impact of the program Speaking, reading and writing in the kindergarten in developing emergent literacy skills]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Sandra Cristina da Silva Santos, 2011, “Inventário de compreensão de textos na modalidade de leitura: Construção e validação” [Text Reading Comprehension Inventory: Construction and validation]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.
This research was supported by Grant COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-010733 from FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) and  the European Regional Development Fund (FEDER) through the European program COMPETE (Operational Programme for Competitiveness Factors) under the National Strategic Reference Framework (QREN)

Márcia Raquel Alves Carneiro, 2010, “Da definição à avaliação da compreensão leitora. Adaptação de uma prova para alunos do 2.º ciclo do ensino básico” [Reading comprehension definition and assessment. Adaptation of a test for students in the middle school]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Pedagógica, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Ana Isabel da Rocha Alpuim, 2010, “Lês para mim? Influência do contexto familiar nas práticas de leitura das crianças” [Do you read for me? Influence of the family context in the reading practices of children]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Paulo Alexandre Couto Nóvoa, 2010, “Validação de provas de avaliação da compreensão leitora para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico” [Validation of reading comprehension assessment tests in the middle school]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Alice Margarida da Costa Santos, 2010, “Reconhecimento de Palavras: dos modelos conceptuais à avaliação” [Word Recognition: conceptual models and assessment]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.
This research was supported by Grant COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-010733 from FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) and  the European Regional Developement Fund (FEDER) through the European program COMPETE (Operational Programme for Competitiveness Factors) under the National Strategic Reference Framework (QREN)

Sandra Marisa Meneses Castro Carvalho, 2010, “Promoção da Criatividade no contexto Escolar: Um estudo exploratório com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico” [Promoting creativity at schools: An exploratory study with middle school students]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Amanda Helena Rodrigues Franco, 2009, “Penso, logo compreendo. Consciência metacognitiva de estratégias de leitura e compreensão de textos” [I think, therefore I comprehend. Metacognitive awareness of reading strategies and text comprehension]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Ilda Alexandra de Freitas Fernandes, 2009 “Padrinhos da leitura. Avaliação de um programa de desenvolvimento da leitura em voz alta” [Godparents of reading: Assessment of a reading development program]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia escolar e da Educação.

Sara Luísa Ferreira Azevedo Brandão, 2009, “Aprender a compreender, torna mais fácil o saber: Conceptualização e avaliação das trajectórias de compreensão leitora” [Conceptualisation and evaluation of reading comprehension trajectories]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação.

Maria de Fátima Pereira da Silva Moreira, 2008, “Experiência de literacia nos bebés dos 0-24 meses” [Literacy experiences for babies aged 0-24 months]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Escolar, Universidade do Minho.

Idalécia Vanda Faria Joaquim Henriques, 2008, “Trajectórias individuais na aprendizagem da leitura de crianças do 1.º ano de escolaridade: Um estudo exploratório” [First grade students’ individual pathways in learning to read: An exploratory study]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Escolar, Universidade do Minho.

Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo, 2008, “Intervenção precoce nos problemas iniciais de aprendizagem da leitura: um estudo exploratório” [An exploratory study of an intervention on early reading and writing problems]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Escolar, Universidade do Minho.

Soraia Marisa Aguiar Mendonça, 2008, “Provas de avaliação da compreensão leitora: Estudos de validação” [Reading comprehension assessment tests: validation studies]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de Especialização em Psicologia Escolar e da Educação, Universidade do Minho.

Lúcia Marisa Leite Pereira, 2008, “Validação de uma prova informatizada de reconhecimento de palavras: estudos exploratórios” [Validation of a computerized test of Word Recognition: Exploratory studies]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação, Universidade do Minho.

Catarina Ferreira Cardoso Leitão, 2008, “Construção e aperfeiçoamento de textos no 4.º ano de escolaridade. Avaliação de um programa de intervenção" [Text construction and improvement in fourth-grade. Evaluation of an intervention program]. Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação, Universidade do Minho.

Maria Albertina Gomes Alves Ferreira, 2009, “Ler a par o conhecimento vai aumentar: Construção e avaliação do programa” [Reading together: Construction and assessment of the program]. Mestrado em Educação, área de especialização em Educação Especial, Universidade Católica.

Joana Sara Ferraz da Cruz, 2006, “O impacto do trabalho de casa no rendimento escolar. Um estudo com alunos do 1.º ciclo” [Homework impact on academic achievement. A study with elementary students]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Escolar, Universidade do Minho.

Alexandra Susana Pereira da Silva, 2006, “Avaliação da compreensão leitora no 1.º ciclo: Contributos para a validação da PROCOMlei” [Reading comprehension assessment in elementary school: Contributions for PROCOMlei validation]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Escolar, Universidade do Minho.

Carla Susana Ferreira da Silva, 2005, “E depois do 1.º ano? Estratégias auto-reguladoras da aprendizagem e sucesso em alunos universitários” [And after the 1st year? Self-regulatory strategies of learning and sucess in college students]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Pedagógica, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Armanda Martins Zenhas, 2005, “A direcção de turma no centro da colaboração entre a escola e a família: Estudo de caso” [The head teacher in the center of the collaboration between schools and families: a case study]. Mestrado em Educação, área de especialização de Formação Psicológica de Professores, Universidade do Minho.

Marta Flora Almeida Dias Ribeiro, 2005, "Ler bem para aprender melhor: Um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora" [Reading well to learn better: na exploratory study of an intervention in decoding]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Escolar, Universidade do Minho.

Teresa dos Santos Maduro Gonçalves, 2005, “Aprendizagem cooperativa e tutoria de pares em contexto escolar” [Cooperative learning and peer tutoring in schools]. Mestrado em Educação, área de especialização de Formação Psicológica de Professores, Universidade do Minho.

Maria de Lurdes Gomes Costa, 2005, "A compreensão leitora e o rendimento escolar. Um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade" [Reading comprehension and academic achievement. A study with 4th grade students]. Mestrado em Educação, área de especialização de Formação Psicológica de Professores, Universidade do Minho.

Adriana Albina Antunes Campos, 2004, “A relação entre a compreensão de mensagens escritas e o sucesso escolar” [The relationship between the comprehension of written messages and school success]. Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Escolar, Universidade do Minho.

Maria de Fátima Fonseca, 2001, “Relação Família escola: Seus contornos e impacto no desempenho escolar em momento de transição” [Family-school relationship: its contours and impact on school performance in moments of transition]. Mestrado em Educação na especialidade de Formação Psicológica de Professores, Universidade do Minho.

Reading: Research, Assessment and Intervention