Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

PhD

Ongoing


Sandra Cristina da Silva Santos“Compreensão da leitura, compreensão oral e descodificação. Contributos e trajetórias de desenvolvimento no 1.º do ensino básico” [Reading comprehension, oral language and decoding. Contributions and developmental trajectories during elementar school]. Doutoramento em Psicologia Aplicada, Escola de Psicologia, Universidade do Minho. (Research Grant of the Portuguese Foundation for Science and Techonology, SFRH/BD/94763/2013).

Sara Luísa Ferreira Azevedo Brandão“Compreensão de textos em idade pré-escolar: Descrição e impacto na compreensão da leitura” [Text comprehension in preschool: description and impact on reading comprehension]. Doutoramento em Psicologia Aplicada, Escola de Psicologia, Universidade do Minho. (Research Grant of the Portuguese Foundation for Science and Techonology, SFRH/BD/77759/2011).

Séli Chaves de Sousa, “Reconhecimento de Palavras: Padrões de desempenho de alunos no 1.º ciclo do Ensino Básico” [Word Recognition: Performance patterns of elementary education students]. Doutoramento em Psicologia Aplicada, Escola de Psicologia, Universidade do Minho. (Research Grant of the Portuguese Foundation for Science and Techonology SFRH/BD/78546/2011).

Carla Susana Ferreira da Silva"Adaptação do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates. Estudos de validação e de tracking" [Adaptation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventory: Validation and tracking studies]. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Psicologia da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho. (Research Grant of the Portuguese Foundation for Science and Techonology, SFRH/BD/86795/2012).

Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo“Dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e escrita: Trajectórias de aprendizagem” [Specific learning disabilities in reading and writing: learning pathways]. Doutoramento em Psicologia da Educação, Universidade do Minho. (Research Grant of The Portuguese Foundation for Science and Techonology, SFRH/BD/48573/2008)

Susana Marinho do Nascimento Horta Moreira, provisório “Impacto de variáveis psicológicas, práticas familiares e pedagógicas na escrita” [Impact of psychological variables, family and teaching practices in written production]. Doutoramento em Psicologia da Educação, Universidade do Minho

 

Concluded


Teresa dos Santos Maduro Gonçalves, 2014, “Aprendizagem cooperativa e autonomia em contexto escolar. Um estudo no ensino básico” [Cooperative learning and autonomy. A qualitative study in an elementary school context]. Doutoramento em Psicologia da Educação, Universidade do Minho. (Research Grant of the Portuguese Foundation for Science and Techonology, SFRH/BD/ 44127/2008).

Irene Maria Dias Cadime, 2012, “Avaliar leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: Construção e validação do TCL – Teste de Compreensão Leitora” [Reading assessement in elementary school: construction and validation of a Reading Comprehension Test]. Doutoramento em Psicologia, área de conhecimento de Psicologia da Educação, Escola de Psicologia, Universidade do Minho. (Research Grant of the Portuguese Foundation for Science and Techonology, SFRH/BD/39980/2007).

Joana Sara Ferraz da Cruz, 2011, “Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças” [Family literacy practices and the literacy development of children]. Doutoramento em Psicologia, área de conhecimento de Psicologia da Educação, Escola de Psicologia, Universidade do Minho.

Isabel Maria Pereira Pinto, 2006, “Programa de desenvolvimento cognitivo para crianças com necessidades educativas especiais” [Program of cognitive development for children with special education needs]. Doutoramento em Educação, área de conhecimento Psicologia da Educação, Universidade do Minho.

Reading: Research, Assessment and Intervention