Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

Publications

International  Publications  (Selected)


 

Monteiro, S., Almeida, L., Vasconcelos, R., & Cruz, J.F. (in press, 2014). Be(com)ing an excellent student: A qualitative study with engineering undergraduatesHigh Ability Studies. doi: 10.1080/13598139.2014.966066 .

Ribeiro, R., Dias, C., Cruz, J.F., Corte-Real, N, & Fonseca, A.M. (2014). Avaliações cognitivas, emoções e coping no futebol: Um estudo com futebolistas Portugueses [Cognitive appraisals, emotions and coping in soccer: A study with Portuguese soccer athletes]Revista Iberoamericana de Psicologia del Deporte y Ejercicio, 9 (1), 191 – 207. doi: 10.1400/218749.

Dias, C., Corte-Real, N., Cruz, J. F., & Fonseca, A.M. (2013). Emoções no desporto: O que sabemos e o (que sentimos) que julgamos saber [Emotions in sport: What we know and what (we feel) we think we know]. Revista de Psicologia del Deporte, 22, 473-480.

Dias, C., Cruz, J.F., & Fonseca, A. (2012). The relationship between multidimensional competitive anxiety, cognitive threat appraisal, and coping strategies: A multi-sport study. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 10, 1, 52-65. doi: 10.1080/1612197X.2012.645131.

Almeida, L.,Cruz, J.F., Ferreira, H., & Pinto, A.A. (2011). Bayesian-Nash equilibria in Theory of Planned Behavior. Journal of Difference Equations and Applications, 17, 7, 1085-1093. Doi: DOI: 10.1080/10236190902902331.

Dias, C., Cruz, J.F., & Fonseca, A. (2011). Ansiedad, percepcion de amenaza y estrategias de afrontamiento en el deporte: Diferencias individuales en el rasgo de ansiedad [Anxiety, threat appraisal and coping strategies in sport: Individual differences in trait anxiety]. Ansiedad y Estrés, 17, 1, 1-13.

Matos, D.S., Cruz, J.F., & Almeida, L.S. (2011). Excelência no desporto: Para uma compreensão da arquitectura psicológica dos atletas de elite [Excellence in sport: Toward a comprehension of the psychological architecture of elite athletes]. Motricidade, 7, 27-41.

Cruz, J. F. & Ferreira, M. J. (2011). Exploring cognitive processes associated with fear of falling and physical activities behavior: A cross-sectional and comparative study with Portuguese adults and older adults. Aging Clinical and Experimental Research, 23, 1, 220 - 220 (Abstract).

Dias, C., Cruz, J.F., & Fonseca, A.M. (2010). Emoções, stress, ansiedade e coping: Estudo qualitativo com treinadores de nível internacional [Emotions, stress, anxiety and coping: A qualitative study with international level athletes]. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 24, 331-342.

Dias, C., Cruz, J.F., & Fonseca, A.M. (2010). Coping strategies, multidimensional anxiety and cognitive threat appraisal: Differences across sex, age and type of sport. Serbian Journal of Sport Sciences, 4 (1), 23-31.

Dias, C.S., Cruz, J.F., & Fonseca, A.M. (2009). Anxiety, and coping strategies in sport contexts: A look at the psychometric properties of instruments for their assessment. The Spanish Journal of Psychology, 12, 1, 338-348. doi:  10.1017/S1138741600001736 .

Cruz, J.F. (2009). Psychological correlates of exercise behavior at the university: A study with Portuguese undergraduates. Psychology & Health, 24, 1, 140-140 (Abstract).

Matos, D.S., Cruz, J.F., & Almeida, L.S. (2009). Adaptive psychological functioning under stressful and demanding situations: A comparative case study with elite athletes. Psychology & Health, 24, 1, 264-264 (Abstract).

Gomes, A.R., Cruz, J.F., & Cabanelas, S. (2009). Stresse ocupacional em profissionais de saúde: Um estudo com enfermeiros portugueses. Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasil), 25 (3), 307-318.

Gomes, A.R., & Cruz, J.F. (2008). A abordagem carismática e transformacional aplicada ao estudo da liderança no desporto: Modelos conceptuais e contributos para o exercício da liderança [The charismatic and transformational approach applied to the study of sport leadership: Conceptual models and contributions to the leadership behavior]. Revista Psicologia USP (São Paulo, Brasil), 18 (3), 143-161.

Gomes, A.R., & Cruz, J.F. (2006). Relação treinador-atleta e exercício da liderança no  desporto: A percepção de treinadores de alta competição [Coach-athlete relationship and leadership behaviors in sport: The perception of high competition coaches]. Estudos de Psicologia (Natal - Brasil), 11, 5-17.

Dias, C., Cruz, J. F., & Danish, S. (2000). El deporte como contexto para el aprendizage y la enseñanza de competencias personales: Programas de intervención para niños y adolescentes [The sport as a context for life-skills learning and teaching: Intervention programms for children and adolescents]. Revista de Psicologia del Deporte, 9 (nº 1-2), 107-122.

 

National  Publications (selected)


 

Amaral, M.M., & Cruz, J.F (2013). Natureza da percepção de ameaça e preditores das estratégias de regulação emocional na competição desportiva: Um estudo com atletas talentosos de futebolectedl [The nature of threat appraisal and predictors of emotion regulation in sport competition: A study with talented soccer athletes]. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 3, 45-59.

Sofia, R.M., & Cruz, J.F. (2013). Raiva, agressividade, ansiedade e percepção de ameaça no desporto: Um estudo comparativo em modalidades de contacto [Anger, agressiveness, anxiety and threat appraisal in sport: A comparative study in contact sports]. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2, 44-56.

Sofia, R.M. & Cruz, J.F. (2012), Adaptação e características psicométricas da "Escala de Agressividade e Raiva Competitiva": Estudo preliminar com futebolistas portugueses [Adaptation and psychometric characteristics of “Competitive Anger and Agressiveness Scale”: Preliminar study with Portuguese soccer athletes]. Gymnasium - Revista de Educação Física, Desporto e Saúde, 1, 4, 218-237.

Garcia-Santos, S., Almeida, L., & Cruz, J.F. (2012), Avaliação psicológica nas altas habilidades e na excelência [Psychological assessment in high abilities and excellence]. Psicologia, Educação e Cultura, 16, 64-78.

Matos, D.S., Cruz, J.F., & Almeida, L.S. (2011). Excelência no desporto: Para uma compreensão da arquitectura psicológica dos atletas de elite [Excellence in sport: Toward a comprehension of the psychological architecture of elite athletes]. Motricidade, 7, 27-41.

Dias, C., Cruz, J.F., & Fonseca, A.M. (2011). Emoções, avaliação cognitiva e coping: Um estudo com atletas portugueses [Emotions, cognitive appraisal and coping: A study with Portuguese athletes]. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto3, 88 - 106.

Pinto, A.A., Almeida, L., Cruz, J.F., & Ferreira, H. (2011), Líderes e Tomada de Decisão [Leaders and decision-making]. Gazeta de Matemática, 163, 50-53.

Araújo, L., Cruz, J.F., & Almeida, L.S. (2010). A entrevista no estudo da Excelência: Uma proposta [The interview in the study of excellence: A proposal]. Psychologica, 52, 253-280.

Monteiro, S., Almeida, L., Cruz, J.F., & Vasconcelos, R. (2010). Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: Um estudo com alunos de Engenharia [Teacher´s role perceptions by excellent students: A study with Engineering students]. Revista Portuguesa de Educação, 23, 213-238.

Dias, C.D., Cruz, J.F., & Fonseca, A.M. (2010). Emoções: Passado, presente e futuro [Emotions: Past, present, and future]. Revista Psicologia (APP), XXII (2), 11-31 (Número temático: Emoções e comportamento social).

Dias, C., Cruz, J. F., & Fonseca, A. F. (2009). Emoções, stress, ansiedade e coping: Estudo qualitativo com atletas de elite [Emotions, stress, anxiety and coping: A qualitative study with elite athletes]. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 9 (1), 9-23.

Monteiro, S., Castro, M., Almeida, L., & Cruz, J. (2009). Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória [Excellent students in higher education: Communalities and singularities in their trajectories]. Análise Psicológica, 27 (1), 78-87

Castro, M., Almeida, L., & Cruz, J.F. (2009). Excelência no ensino superior: Variáveis pessoais e contextuais [Excellence in higher education: Personal and contextual variables]. Revista Sobredotação, 107-117.

Araújo, L. S., Cruz, J. F. A., & Almeida, L. S. (2007). Excelência humana: Teorias explicativas e papel determinante do professor [Human excellence: Theories and the determinant role of teachers]. Psicologia, Educação e Cultura, XI (2), 197-221.

Gomes, A.R., & Cruz, J.F. (2004). A experiência de stresse e “burnout” em psicólogos portugueses: Um estudo sobre as diferenças de género. [Stress and burnout in portuguese psychologists: A study on gender differences]. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 9, 193-212.

Dias, C., Cruz, J.F., & Danish, S. (2001). O desporto como contexto de vida para a intervenção e ensino de competências de vida: Programas de intervenção para crianças e adolescentes [The sport as a life context for intervention and teaching of life skills]. Análise Psicológica, XIX (nº 1), 157 - 170.

Porém, R., Almeida, P. & Cruz, J.F. (2001). Um programa de treino de formulação de objectivos no futebol: Desenvolvimento, avaliação e intervenção [A goal-setting program in soccer: Development, evaluation and intervention]. Análise Psicológica, XIX (nº 1), 27-36.

Cruz, J.F., Dias, C., Gomes, R., Alves, L., Sá, S., Viveiros, I., Almeida, S., & Pinto, S. (2001). Um programa de formação para a eficácia dos treinadores da iniciação e formação desportiva [A training program for the efficacy of children and young coaching]. Análise Psicológica, XIX (nº 1), 171 - 182.

Gomes, A.R., & CRUZ, J.F. (2001). A preparação mental e psicológica dos atletas e os factores psicológicos associados ao rendimento desportivo. [Mental training and psychological factors associated with sport performance]. Treino Desportivo, 16, 34-40.

 

BOOKS (Author)


 

Cruz, J.F. (1996). Stress, ansiedade e rendimento na competição desportiva [Stress, anxiety, and performance in sport competition]. Braga: Edições do Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

 

BOOKS ( Editor) (Selected)


 

Almeida, L., Araújo, A., Cabral, A.P., Cruz, J.F., Morais, J.C., & Simões, M. (Orgs.) (2013). Atas do 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura. Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas. Vila Nova de Gaia: Edições ISPGaya.

Cruz, J.F., Gomes, R., Silvério, J. & Duarte, C. (2007) (Orgs), Actas da Conferência Internacional de Psicologia do Desporto e Exercício [Proceedings of the International Conference on Exercise and Sport Psychology]. Braga: Universidade do Minho.

Cruz, J.F., Gomes, A.R., & Melo, B.M. (Eds) (2000). Stress e burnout nos profissionais de psicologia em Portugal [Stress and burnout in portuguese psychology professionals]. Braga: S.H.O. – Sistemas Humanos e Organizacionais, Lda.

Cruz, J.F., & Gomes, A.R. (Editores) (1997). Psicologia aplicada ao desporto e à actividade física: Teoria, investigação e intervenção [Psychology applied to sport and exercise: Theory, research and practice]. Braga: APPORT - Universidade do Minho.

Cruz, J.F. (Editor) (1997). Psicologia do desporto e do exercício [Sport and exercise psychology]. Número temático da Revista "Psicologia: Teoria, investigação e prática". Braga: Universidade do Minho.

Cruz, J.F. (Editor) (1996). Manual de psicologia do desporto [Handbook of sport psychology]. Braga: S.H.O. - Sistemas Humanos e Organizacionais.

Cruz, J.F., Machado, P.P., & Gonçalves, R.A. (Editores) (1989). Psicologia e educação: Investigação e intervenção [Psychology and education: Research and intervention]. Porto: Afrontamento/Associação dos Psicólogos Portugueses.

Cruz, J.F., Almeida, L. & Gonçalves, O. (Editores) (1985). Intervenção Psicológica na Educação [Psychological intervention in education]. Porto: Associação Portuguesa de Licenciados em Psicologia.

 

CHAPTERS IN BOOKS (Selected)


 

Almeida, L., Cruz, J.F., Ferreira, H., & Pinto, A.A (2011), Leadership Model. In M. Peixoto, A. A. Pinto and D. Rand (Eds.), Dynamics, Games and Science I (pp 53-59), Amsterdam, Springer.

Gomes. A.R., Sousa, S.A., & Cruz, J.F. (2006). Charismatic, transformational and visionary dimensions in sport leadership: Toward news paths for the study of coach-athletes relationships. In N. Huber & M. Harvey (Eds.), Leadership at the crossroads. University of Maryland: International Leadership Association.

GOMES, A.R., MELO, B., & CRUZ, J. F. (2000). Estudo do stress e do burnout nos psicólogos portugueses [The study of stress and burnout in portuguese psychologists]. In J. Cruz, A. Gomes, & B. Melo (Eds), Stress e burnout nos psicólogos portugueses. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., MELO, B., & A.R. GOMES (2000). Modelos teóricos e conceptuais de stress [Theoretical and conceptual models of stress]. In J. Cruz, A. Gomes, & B. Melo (Eds), Stress e burnout nos psicólogos portugueses. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., A.R. GOMES, & MELO, B. (2000). Stress e burnout nos profissionais de Psicologia [Stress and burnout in psydhology professionals]. In J. Cruz, A. Gomes, & B. Melo (Eds), Stress e burnout nos psicólogos portugueses. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

SEQUEIRA, J.M., SILVA, C.M., & CRUZ, J.F. (1997). Abordagem psicofisiológica à ansiedade no desporto: Estudo com uma equipa da elite internacional [A psuchophysiological approach to sport anxiety: A study with an international elite and top team]. In J.F. Cruz e A.R. Gomes (Editores), Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física: Teoria, investigação e intervenção. Braga: APPORT-Universidade do Minho.

DIAS, M.A., PALHA, A.P., & CRUZ, J.F. (1997). Aspectos psicológicos das lesões desportivas: Um estudo com atletas de diferentes níveis competitivos [Psychological aspects of sport injuries: A study with athletes from different competitive levels]. In J.F. Cruz e A.R. GOMES (Editores), Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física: Teoria, investigação e intervenção. Braga: APPORT-Universidade do Minho.

DIAS, C., FARIA, R., & CRUZ, J.F. (1997). Treino da visualização mental no voleibol: Avaliação da eficácia de um programa de intervenção psicológica [Immagery training in volleyball: Efficacy evaluation of a psychological intervention program] . In J.F. Cruz e A.R. Gomes (Editores), Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física: Teoria, investigação e intervenção. Braga: APPORT-Universidade do Minho.

CRUZ, J.F., & MATOS, M.F. (1997). Avaliação psicológica de factores e processos motivacionais no desporto: Características psicométricas de instrumentos para adolescentes [Psychological assessment of motivational factors and processes in sport: Psychometric characteristics of measures for adolescents]. In J.F. Cruz e A.R. Gomes (Editores), Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física: Teoria, investigação e intervenção. Braga: APPORT-Universidade do Minho.

CRUZ, J.F., & COSTA, F. (1997). Um programa de formulação de objectivos para a competição desportiva [A goal-setting program for sport competition]. In J.F. Cruz e A.R. Gomes (Editores), Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física: Teoria, investigação e intervenção. Braga: APPORT-Universidade do Minho.

CRUZ, J.F., & ANTUNES, J.M. (1997). Adaptação e características psicométricas do "Questionário de Coesão Desportiva" e da "Escala de Satisfação com a Competição"[Adaptation and psychometric characteristics of GEQ-Group Environment Questionnaire, and SCS - Satisfaction with Competition Scale]. In J.F. Cruz e A.R. Gomes (Editores), Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física: Teoria, investigação e intervenção. Braga: APPORT-Universidade do Minho.

ANTUNES, J.M., & CRUZ, J.F. (1997). Dinâmica de grupos e sucesso na alta competição: As relações entre liderança, coesão, satisfação e rendimento no basquetebol [Group dynamics and success in high level competition: The relationships between leadership, cohesion, satsfaction and performance in basketball]. In J.F. Cruz e A.R. Gomes (Editores), Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física: Teoria, investigação e intervenção. Braga: APPORT-Universidade do Minho.

VIANA, M. F., & CRUZ, J. F. (1996). Atenção e concentração na competição desportiva [Attention and concentration in sport competition]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., MACHADO, P. P., & MOTA, M. P. (1996). Efeitos e benefícios psicológicos do exercício e da actividade física [Psychological effects and benefits of exercise and physical activity]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., GOMES, A. R., VIANA, M. F., & ALMEIDA, P. L. (1996). A intervenção do psicólogo no desporto: Crenças e expectativas, problemas éticos e desafios futuros [The intervention of psychologists in sport: Beliefs, expectations, ethical problems and future chalenges]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., & VIANA, M. F. (1996). Treino de visualização, imaginação e prática mental [Immagery training, visualization and mental training]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., & VIANA, M. F. (1996). O treino das competências psicológicas e a preparação mental para a competição [Training psychological skills for sport competition]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., & VIANA, M. F. (1996). Auto-confiança e rendimento na competição desportiva [Self-confidence and performance in sport competition]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., & GOMES, A. R. (1996). Liderança de equipas desportivas e comportamento do treinador [The leadership of sport teams and the coach behavior]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., & DIAS, M. A. (1996). Factores psicológicos associados às lesões desportivas [Psychological factors associated to sport injuries]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F., & ANTUNES, J. M. (1996). Dinâmica de grupos e coesão nas equipas desportivas [Group dynamics and cohesion in sport teams]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F. (1996). Técnicas e estratégias de controle do stress e ansiedade na competição desportiva [Stress and anxiety management techniques and strategies in sport competition]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F. (1996). Stress e ansiedade na competição desportiva: Natureza, efeitos e avaliação [Stress and anxiety in sport competition: Nature, effects and assessment]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F. (1996). Psicologia do desporto e da actividade física: Natureza, história e desenvolvimento [Sport and physical activity psychology: Nature, history and development]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F. (1996). O treino de formulação de objectivos como estratégia motivacional [Training goal-setting as a motivational strategy]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F. (1996). Motivação para a prática e competição desportiva [Motivation for sport practice and competition]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F. (1996). Características, competências e processos psicológicos associados ao sucesso e ao alto rendimento desportivo [Psychological, characteristics, skills, and processes associated with success and top level performance in sport]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

CRUZ, J. F. (1996). A relação entre ansiedade e rendimento no desporto: Teorias e hipóteses explicativas [The realationship between anxiety and sport performance: Theories and explicative hypothesis]. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.

 

OTHER PUBLICATIONS - THESIS


 

Cruz, J.F. (1994). Stress, ansiedade e rendimento na competição desportiva: Importância das competências e processos psicológicos [Stress, anxiety and performance in sport competition: The importance of psychological skills and processes]. Dissertação de Doutoramento [Doctoral dissertation]. Braga: Universidade do Minho.

Cruz, J.F. (1987). Relação interpessoal na sala de aula: Competências não-verbais [Interpersonal relationship in classroom: Non-verbal skills] (Relatório da Aula Prática para as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica). Braga: Universidade do Minho.

Cruz, J.F. (1987). Ansiedade nos testes: Teoria, investigação e intervenção [Test anxiety: Theory, research and practice] (Trabalho de Síntese para as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica). Braga: Universidade do Minho.

 

OTHER PUBLICATIONS –
INTERNATIONAL PROCEEDINGS - (Selected)


 

Araújo L., Cruz J.F. & Almeida, L.S. (2013), Managing social interactions: Psychological skills of excellent dancers. In A. Williamon & W. Goebl (Eds), Performance Science 2013 (pp. 41- 46). Vienna: European Association of Conservatoires (AEC).

Cruz, J.F., Alves, L.A., Sofia, R.M., Amaral, M.M., & Valente, J.M. (2013). Processos cognitivos associados à percepção de ameaça na competição desportiva: A importância da ansiedade, interferência cognitiva e supressão de pensamentos. In S.N. Jesus, J.L. Pais-Ribeiro, M. Resende, M.G. Heleno, G. Buela-Casal & J.M. Tobal (Eds), Atas do II Congresso Ibero-Americano / III Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde (1-26). Faro: CIEO – University of Algarve.

Araújo, L., Cruz, J.F., & Almeida, L.S. (2011), Inspirational teachers: Their role in the development of excellence in professional dancers. In Aaron Williamon, Darryl Edwards, & Lee Bartel (Eds.), International Symposium on Performance Science 2011 (pp. 49-54), Utrecht, European Association of Conservatoires (AEC). Utrecht: The Netherlands.

Araújo, L., Almeida, L., & Cruz, J. (2009). Pathways of excellence in science and dance: Lessons learned from a Portugese case study. In Aaron Williamon, Sharman Pretty, and Ralph Buck, (Eds), Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2009 (pp. 139-144). European Association of Conservatoires (AEC), Utrecht, The Netherlands. Auckland: New Zealand.

Almeida, L., & Cruz, J.F., (2010). Transição para o ensino superior: Os alunos do 1º ano da Universidade do Minho. In J.L. Silva, F. Vieira e tal (Orgs.), Actas do Congresso Ibérico – Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades (pp.429-440). Braga: Universidade do Minho.

Araújo, L., Almeida, L., & Cruz, J. (2007). Excellence in achievement contexts: Psychological science applications and future directions. In A. Williamon & D. Coimbra (Eds). Proceedings of the International Symposium on Performance Science – ISPS 2007 (pp. 17-22). Utrecht, The Netherlands: Association Européenne des Conservatoires, Academies de Musique et Musikhcochschulen (AEC).

Pinto, A.A., Cruz, J.F., Ferreira, H., & Almeida, L. (2008, November). Bayesyan-Nash equilibria in theory of planned behavior. 2008 Latin-American Meeting of the Econometric Society. Rio de Janeiro, Brasil.

Cruz, J.F., Viana, M.F., Marques, C., & Lourenço, P. (1989). An exploratory study of psychological foundations of training. In Proceedings of the First IOC World Congress on Sport Sciences. Colorado Springs: United States Olympic Committee.

Cruz, J.F., & Viana, M.F. (1989). Motivation in team competitive sport: A study of portuguese volleyball and handball participants and dropouts. In C. Giam, K. Chook & K. Teh (Eds.), Proceedings of the VII World Congress in Sport Psychology. Singapura: ISSP.

 

OTHER PUBLICATIONS –
NATIONAL PROCEEDINGS - (Selected)


 

Amaral, M.M., & Cruz, J.F. (2013). Natureza da percepção de ameaça e estratégias de regulação emocional na competição desportiva: Estudo exploratório com jovens atletas. In Pereira, A., Calheiros, M., Vagos, P., Direito, I., Monteiro, S., Silva, C. & Gomes, A.  (Orgs.), Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1251-1261). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia.

Cruz, J.F., Sofia, R., Osório, J.M., Valente, J.M., & Silva, J. (2013). Auto-controlo no desporto: Estudo de adaptação e validação da "Brief Self-Control Scale". In Pereira, A., Calheiros, M., Vagos, P., Direito, I., Monteiro, S., Silva, C. & Gomes, A.  (Orgs.), Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1221-1231). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia.

Osório, J.M., & Cruz, J.F. (2013). Adaptação de uma medida de perseverança no desporto: Dados psicométricos da versão portuguesa da “Short Grit Scale”. In Pereira, A., Calheiros, M., Vagos, P., Direito, I., Monteiro, S., Silva, C. & Gomes, A. (Orgs.), Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1241-1250). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia.

Osório, J.M., Sofia, R.M. & Cruz, J.F. (2013). Adaptação e validação da "Escala de Auto-Avaliações Nucleares" em contextos desportivos. In Pereira, A., Calheiros, M., Vagos, P., Direito, I., Monteiro, S., Silva, C. & Gomes, A. (Orgs.), Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1232-1240). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia.

Sofia, R.M., & Cruz, J.F.  (2013). Estudo psicométrico inicial de adaptação e validação da “BIS/BAS” numa população de atletas portugueses. In Pereira, A., Calheiros, M., Vagos, P., Direito, I., Monteiro, S., Silva, C. & Gomes, A. (Orgs.), Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1285-1294). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia.

Ribeiro, R., Dias, C., Cruz, J.F., Corte-Real, N., & Fonseca, A.M. (2013). Emoções, avaliações cognitivas e coping: Estudo de caso no futebol de formação. In Pereira, A., Calheiros, M., Vagos, P., Direito, I., Monteiro, S., Silva, C. & Gomes, A. (Orgs.), Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1262-1272). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia.

Ribeiro, R., Cruz, J.F., Garganta, R., Dias, C., Corte-Real, N., & Fonseca, A.M.  (2013). Relação de estados emocionais pré-competitivos e competitivos com o rendimento objectivo e subjectivo de jovens futebolistas. In Pereira, A., Calheiros, M., Vagos, P., Direito, I., Monteiro, S., Silva, C. & Gomes, A. (Orgs.), Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1273-1284). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia.

Osório, J.M., & Cruz, J.F. (2012). Motivação para a prática deliberada em contextos desportivos: Exploração das suas dimensões e avaliação psicométrica numa amostra de jovens atletas de elite. In  L. S. Almeida; B. D. Silva & A. Franco (Orgs), Atas do II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” (pp. 1199 - 1209). Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.

Cruz, J.F., Varela, I., & Cabanelas, S. (2010). Perfeccionismo, auto-apresentação e ansiedade na competição desportiva e na prática de exercício: Estudo exploratório com atletas de competição e praticantes de exercício. In  C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia  (pp. 1925-1941). Retirado de http://www.actassnip2010. Braga-Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.

Cruz, J.F., Sofia, R., Mendonça, L., Matos, J. (2010). As relações entre percepção de ameaça, ansiedade, raiva e agressividade no desporto: Um estudo comparativo em modalidades de contacto. In  C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia  (pp. 1856-1872). Braga-Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.

Cruz, J.F., Gomes, A.R., Roriz, F., Parente, F., Amorim, P., Dias, B., & Paiva, P. (2008). Avaliação de dimensões psicológicas nos comportamentos de exercício e actividade física em estudantes universitários: Características psicométricas de medidas de atitudes e estados de humor associados à prática desportiva. In Ana Paula Noronha, Carla Machado, Leandro Almeida, Miguel Gonçalves, Sara Martins & Vera Ramalho (Coord.). Actas da XIII Conferência de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios.

Araújo, L., Almeida, L., & Cruz, L. (2007). Contributos da Psicologia para o estudo da excelência: Perspectivas emergentes e direcções futuras [Contributions of Psychology for the study of excellence: Emergent perspectives and future directions]. In J. Cruz, R. Gomes, J. Silvério & Duarte, C. (Orgs), Actas da Conferência Internacional de Psicologia do Desporto e Exercício (pp. 4-23). Braga: Universidade do Minho.

Dias, I. S., & Cruz, J.F. (2007). Programa GOAL: Going for the Goal / Lutar por Objectivos: Um programa de competências de vida no ensino básico. [GOAL Program: A life-skills program in school context] In J. Cruz, R. Gomes, J. Silvério & Duarte, C. (Orgs), Actas da Conferência Internacional de Psicologia do Desporto e Exercício (pp. 125-133). Braga: Universidade do Minho.

Gomes, A.R., & Cruz, J. F. (2007). Avaliação psicológica de atletas em contextos de formação desportiva: Desenvolvimento de um guião de entrevista para crianças e jovens [Psychological assessment of athletes in sport: Development of an interview guide for children and young]. In J. Cruz, R. Gomes, J. Silvério & Duarte, C. (Orgs), Actas da Conferência Internacional de Psicologia do Desporto e Exercício (pp. 77-92). Braga: Universidade do Minho.

Cruz, J.F., Viveiros, M.I., Alves, L.A., Gomes. A.R., Matos, D., Ferreira, M.J., & Dias, C. (2006). Características psicométricas de uma versão portuguesa do “Competitive State Anxiety Inventory-2” (CSAI-2): Dados preliminares relativos à sua validade e estrutura factorial [Psychometric characteristics of a portuguese version of the "Competitive State Anxiety Inventory-2": Preliminar data on its validity and factorial structure]. In N. Santos, M. Lima, M. Melo, A. Candeias, M. Grácio & A. Calado (Eds.), Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (Vol. 3, pp. 104-125). Évora: Departamento de Psicologia, Universidade de Évora.

Gomes. A.R., & Cruz, J.F. (2006). Estilos de liderança, coesão e satisfação no desporto: Análise das diferenças em função do tipo de modalidade praticada e do sucesso desportivo obtido pelos atletas [Leadership styles, cohesion and satisfaction in sport: Type of sport and athlete succsess differences]. In N. Santos, M. Lima, M. Melo, A. Candeias, M. Grácio & A. Calado (Eds.), Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (Vol. 11, pp.103-123). Évora: Departamento de Psicologia, Universidade de Évora.

Gomes, A.R., & Cruz, J.F. (2006). Relação treinador-atleta: Desenvolvimento de um instrumento de avaliação dos estilos de liderança [Coach-athlete relationship: Development of an assessment instrument of leadership styles]. In C. Machado, L. Almeida, M. Gonçalves, M. Adelina, & V. Ramalho (Eds.), Actas da XI Conferência Internacional de Avaliação psicológica: Formas e contextos. Braga: Psiquilíbrios Edições.

Cruz, J.F., Gomes, A. R., &  Dias, C. (1999). O ensino de competências de vida através do desporto [Teaching life skills in sport]. In F. Santos (Ed.), Actas das I Jornadas Internacionais sobre toxicodependências: Diferentes Abordagens (pp. 91-113). Funchal: Estabelecimento Prisional do Funchal – Secretaria de Estado dos Assuntos Regionais da Madeira.