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Os nossos projetos​​ de investigação
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Adolescentes e a Regulação Emocional dos seus pais na vida diária: ligações à Psicopatologia e ao Funcionamento Ótimo (Eliana Silva – FCT, SFRH/BD/90581/2012)

Nas últimas três décadas, verificou-se uma atenção crescente ao estudo da regulação emocional. A adolescência é um período de desenvolvimento importante para avaliar os seus processos. Devido às alterações experienciadas e à influência parental, os adolescentes apresentam riscos e oportunidades ao nível do desenvolvimento emocional (Steinberg, 2005; Yap, Allen, & Sheeber, 2007). A regulação emocional tem sido estudada associada à psicopatologia (Silk, Steinberg, & Morris, 2003) e ao funcionamento ótimo (Freire & Tavares, 2011).
O presente estudo apresenta como objetivo avaliar a regulação emocional na vida diária de adolescentes e seus pais, com medidas retrospetivas e em tempo real, como o Experience Sampling Method (ESM). Uma melhor compreensão destes processos poderá ajudar a compreender diferenças individuais em termos de saúde mental e funcionamento ótimo.​


Da Psicopatologia ao Funcionamento Ótimo: contribuições para a psicoterapia de adolescentes com Perturbação Depressiva Major (Ana Teixeira – FCT, SFRH/BD/102728/2014)

Este projeto de investigação tem como objetivo desenvolver e implementar uma intervenção individual manualizada para o tratamento da Perturbação Depressiva Major em adolescentes: Terapia para o Funcionamento Ótimo de Adolescentes. Esta terapia não só pretende reduzir ou eliminar os sintomas depressivos, mas também promover o funcionamento ótimo de adolescentes. A sua inovação consiste na integração de técnicas e estratégias da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e das Intervenções da Psicologia Positiva (IPP). A partir desta integração, pretende-se aumentar os efeitos da TCC, indo mais além da redução dos sintomas depressivos, e procurando ultrapassar algumas das limitações apontadas às IPP (por exemplo, ausência de amostras clínicas, ausência de follow-up…). A avaliação da terapia será realizada usando dois tipos de medida: questionários de autorrelato retrospetivos e medidas de tempo real, nomeadamente o Experience Sampling Method (ESM). Esta última medida irá possibilitar avaliar o impacto do processo de intervenção na experiência subjetiva e na vida diária dos adolescentes.

A influência do controlo atencional e da regulação emocional nas experiências ótimas da vida diária de adolescentes: um estudo longitudinal (Dionísia Tavares – FCT, SFRH/BD/104117/2014))

Apesar dos avanços teóricos e empíricos no que concerne a experiência subjetiva diária, particularmente a Experiência Ótima ou Flow, é ainda escasso o conhecimento sobre os fatores que conduzem à ocorrência deste tipo de experiência. O presente estudo propõe-se aprofundar a relação entre Controlo Atencional, Regulação Emocional e a Experiência Ótima, ao longo do tempo, numa população normativa de adolescentes portugueses. Para isso, será implementado um desenho misto – transversal e longitudinal, utilizando uma metodologia em tempo real (Experience Sampling Method) e medidas retrospetivas. Os resultados encontrados poderão revelar de que forma e em que circunstâncias o controlo atencional e a regulação emocional contribuem para a ocorrência de Flow nesta faixa etária. As diferenças individuais encontradas ao nível destas variáveis, na sua relação com os contextos, poderão oferecer pistas para a investigação e intervenção no que concerne a promoção de funcionamento ótimo nos adolescentes.

Desenvolvimento do jovem adulto e ajustamento à universidade: relações com o funcionamento positivo e o distress psicológico (Keith Gissubel)

A transição do secundário para a universidade está repleta de desafios sociais, emocionais e desenvolvimentais. Existe muito pouca investigação acerca do ajustamento positivo dos jovens adultos à universidade. Este projeto irá incluir um conjunto de variáveis relacionadas com o funcionamento positivo e com o distress psicológico, além de outras variáveis sociodemográficas com o objetivo de descortinar os fatores que podem contribuir para um ajustamento positivo e saudável dos estudantes a universidades em Portugal. O principal objetivo consiste em compreender como é que essas variáveis estão relacionadas com o ajustamento e que tipo de padrões de relações entre variáveis emergem, usando um design longitudinal (T1, T2, T3). A amostra será composta por estudantes universitários, avaliados em três momentos ao longo do tempo, usando escalas de autorrelato, validadas para estudantes portugueses. A análise dos dados será feita através do Modelo de Equações Estruturais. Os resultados da presente investigação poderão fornecer pistas para a construção de estratégias de intervenção que promovam uma transição e um ajustamento mais positivo à vida universitária.​
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