Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Escola
Presidência e Órgãos de Gestão
Subunidades
Grupos de Trabalho
Galeria de Presidentes
Contactos
Ensino
Licenciatura
Licenciatura em Psicologia
Mestrado Integrado
Mestrado
Cognição Humana
Mestrado em Psicologia Aplicada
Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos
Psicologia Clínica na Infância e Adolescência
Psicologia da Educação
Psicologia da Justiça
Psicologia do Trabalho e das Organizações
Temas da Psicologia da Educação
Doutoramento
Psicologia
Psicologia Aplicada
Psicologia Básica
Cursos não Conferentes de Grau
Aliança de Pós-Graduação
Curso de Competências em Investigação Científica
Curso de Estudos Avançados (MTPIP)
Novos Estudantes
Provas Académicas
Reconhecimento de Grau
Informações Complementares
Mediateca/Testoteca
CIPsi
Associação de Psicologia
Pessoas
UNorte
EN
PT
PT
>
CIPsi
>
Laboratórios de Investigação
>
Desenvolvimento Positivo e Funcionamento Ótimo
>
Sobre
Desenvolvimento Positivo e Funcionamento Ótimo
Sobre
Projetos de Investigação
Projetos de Investigação/Ação
Equipa
Publicações
Contactos
Este grupo foca a sua investigação no desenvolvimento positivo e no funcionamento ótimo humano, perspetivados à luz dos conhecimentos da psicologia do desenvolvimento e da psicologia positiva. Os diferentes projetos de investigação procuram estudar a qualidade da experiência subjetiva diária, cruzando variáveis pessoais e contextuais, e compreender os padrões positivos e negativos do funcionamento humano nas suas dimensões cognitiva, afetiva, motivacional e comportamental. Os estudos que integram estes projetos recorrem a metodologias mistas de investigação, utilizando em simultâneo as tradicionais medidas de autorrelato retrospetivas (e.g. questionários, escalas) e as inovadoras metodologias em tempo real (e.g. Experience Sampling Method – ESM). Atualmente, os diferentes projetos focam-se nas trajetórias desenvolvimentais de crianças, adolescentes e jovens adultos, adotando uma visão balanceada e integradora do funcionamento psicológico positivo e negativo. Os projetos visam ainda a elaboração e implementação de intervenções individuais e/ou de grupo rigorosamente avaliadas, no sentido de promover o funcionamento ótimo ou de tratar e prevenir o desenvolvimento de psicopatologia.