Objectivo do ciclo de estudos
O programa de doutoramento em Psicologia Aplicada adere a um modelo de treino baseado na evidência. O nosso objetivo é o estudo e desenvolvimento de práticas baseadas na evidência (e.g., psicoterapia, intervenção psicológica com vítimas), bem como o estudo dos processos psicológicos complexos (e.g. psicopatologia, aprendizagem auto-regulada). Estamos comprometidos em treinar psicólogos que sejam capazes de aplicar métodos baseados na evidência de avaliação e intervenção psicológica e cuja investigação permita o avanço do conhecimento científico. Assim, a concepção que organiza este programa é a prática suportada pela conhecimento científico, enfatizando a necessidade de implementar intervenções empiricamente suportadas, testar práticas inovativas e estudar processos psicológicos complexos.
Para alcançar estes fins, oferecemos um treino avançado em Psicologia Aplicada, combinando os três domínios de investigação centrais do Departamento de Psicologia Aplicada: Psicologia Clínica, Psicologia Forense e Psicologia Educacional.
Isto será atingido através de um treino focado em competências de investigação aplicadas e do desenvolvimento do conhecimento científico nas áreas referidas.
Competências a serem desenvolvidas pelos alunos
Os alunos que terminem o programa de doutoramento devem ser capazes de: Demonstrar um conhecimento claro do domínio da Psicologia Aplicada; Demonstrar competência no uso de métodos de investigação utilizados no domínio da Psicologia Aplicada; Demonstrar capacidade de conceber, planear, adaptar e desenvolver investigação relevante, em conformidade com critérios académicos de qualidade e integridade, no domínio da Psicologia Aplicada; Concluir uma investigação relevante original, que mereça disseminação e publicação nacional e internacional; Analisar, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; Comunicar com pares, a comunidade académica e a sociedade mais ampla, no domínio da Psicologia Aplicada no qual se especializaram; Promover o progresso social, profissional e académico da Psicologia Aplicada.
Os estudantes quando se candidatam têm de submeter um projeto de investigação (desenvolvido com o futuro orientador – ver Docentes). Assim, em função do projeto o aluno será alocado a uma equipa de investigação (ver Estrutura curricular), coordenada pelo orientador. Isto permitirá o desenvolvimento da dissertação de doutoramento enquadrada num grupo de investigação produtivo. As equipas de investigação reúnem semanalmente (unidade curricular Projeto de investigação/tese). Nestas reuniões discutem-se modelos teóricos, métodos de investigação e resultados de investigações na área. Adicionalmente, o desenvolvimento corrente de cada investigação é alvo de discussão e análise.
Comissão Diretiva do Programa Doutoral
Iolanda Ribeiro (iolanda@psi.uminho.pt)
João Lopes (joaols@psi.uminho.pt)
Marlene Matos (mmatos@psi.uminho.pt)