​​Desen​volvimento de Carreira e Aconselhamento​​

A investigação realizada insere-se no âmbito dos estudos da psicologia sobre a carreira. O nosso interesse de investigação mais específico incide sobre o process​o da exploração vocacional. Trata-se um processo centrado na pessoa, envolve a curiosidade, a procura de informação, a experimentação, e o ensaio em imaginação e a avaliação de si em diferentes ocupações e papéis de vida. A exploração vocacional é um componente importante dos processos de tomada de decisão e de desenvolvimento da carreira, e um objectivo frequente das intervenções. Relaciona-se com o avanço na tomada de decisão, a adaptabilidade e o questionamento ético na carreira. Interessa-nos estudar as condições que facilitam ou impedem a exploração vocacional em diferentes contextos educativos, de trabalho e na própria intervenção vocacional. Queremos compreender melhor o impacto ou efeitos da exploração vocacional na capacidade para lidar com transições de carreira, em diferentes momentos da vida. Estudamos estas questões em grupos específicos (e.g., mulheres, estudantes universitários, diplomados, jovens com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento, jovens em acolhimento residencial, refugiados). Estudamos ainda o processo e os resultados de uma variedade de modalidades de  intervenção vocacional (e.g., Aconselhamento Life Design, educação para a carreira)
​.​

Editor de Conteúdo