Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​O que pu​blicamos?​​
imagefinal.jpg

2021
Artigos

Vautero, J., Taveira ,M.C., Silva, A.D., & Fouad, N.A. (2020). Family influence on academic and life satisfaction: A social cognitive perspective. Journal of Career Development, t3. https://doi.org/10.1177/0894845320902270


2020
Artigos

Vautero, J., Taveira ,M.C., Silva, A.D., & Fouad, N.A. (2020). Family influence on academic and life satisfaction: A social cognitive perspective. Journal of Career Development, t3. https://doi.org/10.1177/0894845320902270

Gamboa, V., Paixão, M.P., Silva, J.T., & Taveira, M.C. (2020). Career goals and internship quality among VET students. Journal of Career Development, 1-16.  10.1177/0894845320902269.

Oliveira, I.M., Porfeli, E.J., Taveira, M.C., Bora Lee, B. (2020). Children's Career Expectations and Parents' Jobs: Intergenerational (Dis) continuities.The Career Development Quarterly, 68(1), 63-77. https://doi.org/10.1002/cdq.12213

Almeida, L.S., Taveira, M.C., Peixoto, F., Silva, J.C., & Gouveia, M.J. (2020). Escala de Satisfação no Domínio Académico em Universitários Portugueses. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 54, 93-101.: 10.21865/RIDEP54.1.08

Leal, M.S., Melo-Silva, L.L., & Taveira, M.C. (2020). Edu-Car for life and career: evaluation of a program., Estudos de Psicologia, 37, 08  https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e190016

Ambiel, R.A.M., Martins, G. H., Taveira, M.C., Zuanazzi, A. C., Silveira, J. Z., & Cicchetto, A. A. (2020). Psychometric Study of the Scale of Interests by Areas of Psychology - Portuguese Version– Versão Portuguesa, Paidéia, 30, e3029. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3029

Vautero, J., Silva, A.D., & Taveira, M.C. (2020). A Influência da Família na Tomada de Decisões de Carreira: Uma Revisão. Revista Brasileira de Orientação Profissional, .21, 1, 17-28.  http://dx. doi. org/10.26707/1984-7270/2020v21n103

Marques, C., & Taveira, M.C. (2020). Programa Gestão Pessoal da Carreira para Universitários: Análise Qualitativa do Processo. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(2), 123-136. https://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n201


Capítulos de Livros

Oliveira, M., Melo-Silva, L. & Taveira, M.C. (2020). Transições do sistema educacional para o mercado de trabalho: pistas para intervenções de carreira. In A. B. Soares, L. M.C. Silva & M. C. Monteiro (Orgs.). O Estudante Universitário Brasileiro: Saúde Mental, Escolha Profissional, Adaptação à Universidade e Desenvolvimento de Carreira. Editora Brazil Publishing


2019
Artigos

Oliveira, I.M., Porfeli, E.J., Taveira, M.C., & Lee, B. (2019). Children's Career Expectations and Parents' Jobs: Intergenerational (Dis)continuities. Career Development Quarterly. 68, 63-77. 10.1002/cdq.12213

Vautero, R., Taveira, M. C., Silva, A. D., & Fouad, A. D. (2019). Family Influence on Academic and Life Satisfaction: A Social Cognitive Perspective. Journal of Career Development. 1-14. 10.1177/0894845320902270.

Marques, C., Taveira, M.C., El Nayal, M., Silva, A. D., & Gouveia, V. (2019). Life Values among Middle-Eastern and European College Students: Cross-Cultural Comparison.Journal of International Students,10(1). Consultar em: https://www.ojed.org/index.php/jis/article/view/760

Monteiro, S.,Taveira, M. C., & Almeida, L.(2019). Career adaptability and university-to-work transition: Effects on graduates' employment status. Education + Training, 61, 1187-1199. https://doi.org/10.1108/ET-10-2018-0206   

Ladeira, M.R.M., Oliveira, M.C., Melo-Silva, L.L., & Taveira, M.C. (2019). Adaptabilidade de Carreira e Empregabilidade na Transição Universidade-Trabalho: Mediação das Respostas Adaptativas. Revista PsicoUSF, 24 (3).

Barbosa, M.M.F., Oliveira, M.C., Melo-Silva, L. L., & Taveira, M.C. (2019). Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19 (1) 63-76 Doi: http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p63 

Melo-Silva, L.L., Toledo, A.G., Shimada, M., & Taveira, M.C. (2019). Interesses Profissionais em Estudantes de Engenharia Civil: Estudo com o Berufsbilder Test. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica online doi.org/10.21865/RIDEP51.2.15

Oliveira, M., Melo-Silva, L., Taveira, M. C., & Postigo, F. (2019). Career Success According to New Graduates. Paidéia (Ribeirão Preto),29, e2913. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2913  

Teixeira, M.A.P., Oliveira, M. C., Melo-Silva, L. L., & Taveira, M. C. (2019). Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários: Construção, Características Psicométricas e Modelo das Respostas Adaptativas. Revista Psicologia Organizações e Trabalho,19, 703-712.https://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16557


2018

Artigos

Lent, R.W., Taveira, M.C., Cristiane, V., Sheu, H., & Pinto, J.C. (2018). Test of the Social Cognitive Model of Well-Being in Portuguese and Brazilian College Students. Journal of Vocational Behaviour,109(1), 78-86. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2018.09.009  [Factor de Impacto JCR 2018:3.052; Q1]

Oliveira, I. M., Taveira, M. C., Porfeli, E. J., & Grace, R. (2018). Children's self-efficacy for academic, leisure and extracurricular activities: Confirmatory study of a measure. Universitas Psychologica, 17, 1-12. doi: 10.11144/Javeriana.upsy17-4.csms 

Marques, C., Silva, A.D., Taveira, M.C. (2018). Testing Functional Theory of Values with Students Living in Residential Care. Revista Psicologia, 32(1), 79-86. doi: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i1.1333. 

Vautero, V., Silva, A.D. S. C., & Taveira, M.C. (2018). Validation of the Brazilian Portuguese version of the Dellas Identity Status Inventory. International Journal of Psychology and Cognitive Science, 4(1), 9-17 http://hdl.handle.net/1822/55297

Marques, C., Taveira, M.C., Silva, A.D., Sanz, C.C., & Pérez, M. (2018). Satisfacción con la vida en estudiantes Universitarios: Papel preditor de los valores. Psicologia desde el Caribe, 35(3). 172-182.

Cordeiro, S. A., Rodrigues, B., Taveira, M.C., Marques, C., Oliveira, I., Silva, A.D., Costa-Lobo, C. (2018). Ensino da Psicologia em Portugal: Implicações na Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. Revista Psique, XIV, 40-55. doi: 10.26619/2183-4806.14.3

Rocha, R.S., Cordeiro, S.A., Neves, L., Marques, C., Silva, A.D., Costa, C., & Taveira, M.C. (2018). Efeito de um programa de intervenção psicológica vocacional: dois momentos no tempo. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9 (2), 224-225.


2017
Artigos

Lent, R.W., Taveira, M.C., Figuera, P., Dorio, I., Faria, S., & Gonçalves, A. M. (2017). Test of the Social Cognitive Model of Well-Being in Spanish College Students. Journal of Career Assessment, 25, 135-143. 10.1177/106907271665782

Oliveira, I.M., Porfeli, E., & Taveira, M.C. (2017). Career Preparedness and School Achievement of Portuguese Children: Longitudinal Trend Articulations. Frontiers in Psychology, 8(618). doi:  10.3389/fpsyg.2017.00618

Taveira M.C., Ribeiro, E., Cardoso, P. & Silva, F. (2017). The therapeutic collaboration in life design counselling: The case of Ryan [Special issue]. South African Journal of Education, 37, 1466-1472 doi: 10.15700/saje.v37n4a146

Silva, A. D., Coelho, P., Taveira, M. C. (2017). Effectiveness of a career intervention for empowerment of institutionalized youth. Vulnerable Children and Youth Studies, 171-181. http://hdl.handle.net/1822/54279

Marques, C., Silva, A.D., & Taveira, M.C. (2017). Valores como preditores da satisfação com a vida em jovens. Psico-USF, Bragança Paulista, 22(2), 207-215, mai./ago.

Marques, C., Silva, A., Oliveira, I.M., Silva, F., Taveira, M.C. (2017). A reflexividade ética na carreira em diferentes fases do ciclo vital. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 8(1), 81-91. Consultar em: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2479/0

Cordeiro, S.A., Taveira, M.C., Neves, L., Silva, A.D., Rodrigues, B., Costa-Lobo, C. (2017). Efeitos de uma intervenção psicológica vocacional na adaptabilidade de carreira. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 8(1), 93-104. Consultar em: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2480/pdf

Marques, C., Silva, A.D., Taveira, M.C. (2017). Reflexividade ética na carreira: Efeito preditor das variáveis sociodemográficas. Revista Psicologia, 31(2), 147-150.

 Vautero, J., Silva, A.D., Marques, C., & Taveira, M.C. (2017). Efeito da escolaridade dos pais no prestígio do curso universitário escolhido por seus filhos. Revista Psicologia, 31(2), 155-158.

Rodrigues, B., Cordeiro, S., Oliveira, I., Silva, A. D., Marques, C., & Taveira, M. C. (2017). Genograma da carreira: Análise de dissertações de doutoramento. Revista Psicologia, 31(2), 171-175.

Marques, C., Silva, A.D., & Taveira, M.C. (2017). Valores como preditores da satisfação com a vida em jovens. Psico-USF, Bragança Paulista, 22, 207-215.

Nogueira Pérez, M., Ceinos Sanz, C., Taveira, M.C., Marques, C., & Silva, D. (2017). Los servicios de orientación y asesoramiento a refugiados: el caso de Portugal y España. Revista Lusófona de Educação, 37, 131-14. Consultar em: http://www.redalyc.org/pdf/349/34954377018.pdf.

Taveira, M.C., Cardoso, B. & Marques, C. (2017). Fatores Sociocognitivos e Resultados da Gestão Pessoal da Carreira em Desempregados Portugueses. Revista de Estudios y Investigación en Psicología y Educación, 7, 113-117. doi. 10.17979/reipe.2017.0.07.2978

Taveira, M. C., Azevedo, A., & Oliveira, I. M. (2017). Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico. Revista de Estudios y Investigación en Psicología y Educación, 10, 1-5. doi: 10.17979/reipe.2017.0.10.3046

Rodrigues, B., Cordeiro, S., Silva, A. D., Taveira, M. C., Ferreira, S. (2017). Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 8(2) 52-65.

Marques, C., Silva, A. D., & Taveira, M.C. (2017). Reflexividade ética na carreira: Construção d eum instrumento de medida. Revista de Estúdios e Investigación en Psicología y Educación, 3, 1-5. doi: 10.17979/reipe.2017.0.03.2147


2016
Artigos

Lent, R.W., Taveira, M.C., Figueira, P., Dorio, I., Faria, S., & Gonçalves, A. (2016). Test of the social cognitive model of well-being in Spanish college students. Journal of Career Assessment, 2. 

Oliveira, I.M., Taveira, M.C., Cadime, I., & Porfeli, E. J. (2016). Psychometric properties of a career exploratory outcome expectations measure. Journal of Career Assessment, 24, 380-396.

Taveira, M.C., Oliveira, M.I., & Araújo, A. M. (2016). Ecology of Children's Career Development: A Review of the Literature. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(4), e32421. 

. Marques, C., Silva, A.D., Taveira, M.C., & V. Gouveia (2016). Functional theory of values: Results of a confirmatory factor analysis with Portuguese youths. Interamerican Journal of Psychology, 50, 392-401. 



Capítulos de Livros

Oliveira, I.M., & Taveira, M.C. (2016). Desenvolvimento vocacional na infância: Contributos para uma abordagem integradora. In N.L. Pereira-Silva, A.J. Barbosa, & M. C. Rodrigues (Eds.), Pesquisas em desenvolvimento humano e educação (pp. 355-384). Curitiba, Brasil: Editora CRV.

Oliveira, I.M., Porfeli, E.J., & Taveira, M.C. (2016). Children's career exploration and development: Research overview and agenda. In M. Watson, & M. McMahon (Eds.), Career exploration and development in childhood: Perspectives from theory, practice and research (pp.73-86).Abingdon, UK: Routledge Books Taylor & Francis Group.

2015
Artigos

Oliveira, M., Melo-Silva, L.L., Taveira, M.C., & Gra​ce, R. (2015). Measuring university-to-work success: Development of a new scale. Career Development International, 21, 85-104.

Oliveira, I.M., Taveira, M.C., & Porfeli, E.J. (2015). Emotional aspects of childhood career development: Importance and future agenda. International Journal for Educational and Vocational Guidance, 15, 163-174.

Pinto, J.C., Faria, L., Gaspar, N., & Taveira, M.C. (2015). Intra e inter-individual differences in social intelligence of Portuguese students. Paidéia, 25(61), 153-161.

Pinto, J.C., Loureiro, N., & Taveira, M.C. (2015). Psychological interventions in Portuguese college students: Effects of two career self-management seminars. Journal of College Student Development, 56(5), 518-524.

Ribeiro, I., Dias, O., Oliveira, I.M., Miranda, P., Ferreira, G., Saraiva, M., Paulo, R., & Cadime, I. (2015). Adaptação da Reading Strategy Use para a população portuguesa. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicologica, 40(2), 25-36.

Silva, A. D. & Marques, C. (2015). Career exploration in young people: Study with specific groups. Revista Estudios e Investigation en Psicología y Educación, 2(1), 60-66.

Silva, A.D., Taveira, M.C., Marques, C., & Gouveia, V. (2015). Satisfaction with Life Scale among adolescents and young adults in Portugal: Extending evidence of construct validity. Social Indicator​s Research, 120, 3​09-318.

Livros

Pinto, J.C., Taveira, M.C., & Ordóñez, J.L. (2015). Cómo orientar la gestión de la carrera profesional. Editorial UOC. Ver

2014
Artigos

Carvalho, M. & Taveira, M.C. (2014). El papel del profeorado en la toma de decisiones académico y profesionales del alumnado. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 25(3), 20-35.

Faria, L., Pinto, J.C., & Taveira, M.C. (2014). Perfis de carreira: Exploração vocacional, adaptação académica e personalidade. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(12), 100-113.

Lent, R.W., Taveira, M.C., Pinto, J.C., Silva, A.D., Blanco, A., Faria, S., & Gonçalves, A.M. (2014). Social cognitive predictors of well-being in African college students. Journal of Vocational Behavior, 84(3), 266-272.

Oliveira, I.M., Taveira, M.C., & Neves, L.F. (2014). Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: Relato de uma experiência. Psicologia: Ciência e Profissão, 34(2), 512-523. 

Oliveira, M.C., Silva, B.R., Garcia, R.G., Melo-Silva, L., & Teixeira, M.A. (2014). Escala de autoeficácia no aconselhamento de carreira: Adaptação e evidências de validade. Avaliação Psicológica, 13(3), 371-381.

Pinto, J.C., Faria, L., & Taveira, M.C. (2014). Social Intelligence in Portuguese students: Differences according to the school grade.Procedia - Social Behavioral Sciences, 116(21), 56-62.

Silva, A.D., Taveira, M.C., Bernardo, E., & Rodríguez-Moreno, M.L. (2014). Perfiles de carrera en educación superior: Un estudio en la universidad. Revista de Intervención Educativa, 32(1), 25-39.

Taveira, M.C., & Loureiro, M.N. (2014). Higher education quality and guidance: Efficacy of a career self-management seminar for undergraduates. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 17(3), 93-103.

Capítulos de Livros

Oliveira, I.M, & Taveira, M.C. (2014). Avaliação do desenvolvimento vocacional na infância: Versão portuguesa da Childhood Career Development Scale. Saarburcken, Deutschland: Nova Edições Académica.

Carvalho, M., & Taveira, M.C. (2014). O papel dos pais, dos professores e dos psicólogos no exercício da escolha académica: Potencialidades de uma relação tripartilhada. In F. H. Veiga (Ed.), Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas internacionais da Psicologia e Educação (pp. 655-669). e-Book Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Livros
Elias, A.P. (2014). Bem-estar no ensino superior: Processo de ajustamento dos estudantes angolanos. Luanda, Angola: Mayamba Editora.


2013
Artigos

Ferreira, S.I., Saavedra, L., Taveira, M.C., & Araújo, A.M. (2013). Escolhas e planeamento de carreira: A tirania dos discursos internacionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(2), 165-175.

Loureiro, M.N., Taveira, M.C., & Faria, L. (2013). Career intervention for self-management and entrepreneurship. International Journal of Management Science and Information Technology, 7(7), 34-48.

Pinto, J.C., & Taveira, M.C. (2013). Developing career self-management skills: A study in higher education. The International Journal of Management Science and Information Technology, 8, 28-53.

Pinto, J.C., Taveira, M.C., Candeias, A., & Araújo, A. (2013). Análise Fatorial Confirmatória da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira. Psicologia: Reflexão e Critica, 26(3), 469-478.

Capítulos de Livros
Taveira, M.C. (2012). Abordagens cognitivistas à aprendizagem. In F.H. Veiga (Coord.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação - Envolvimento dos Alunos na Escola (pp. 182-207). Vila Nova de Gaia: Edipsico

Livros
Faria, L. (2013). A eficácia da consulta psicológica vocacional de jovens. Saarburcken, Deutschland: Nova Edições Académica.

2012
Artigos

Cardoso, P., Taveira, M.C., Biscaia, C., & Santos, G. (2012). Psychologists' dilemas in career counseling practice. International Journal for Educational and Vocational Guidance, 12 (3), 225-241.

Carvalho, M. & Taveira, M.C. (2012). A implementação de decisões vocacionais: Revisão da literatura.Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13 (1), 27-35.

Faria, L. (2012). Carreira e Esperança.Psicologia na Actualidade, 7, 100-108.

Faria, L. & Loureiro, M.N. (2012). Teoria do Caos e Aconselhamento de Carreira: Implicações para a prática. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(2), 235-244.

Faria, L., Pinto, J.C., & Vieira, M. (2012). Estilos Educativos Parentais e Exploração Vocacional: Diferenças entre Sexo e Ano de Escolaridade. Psicologia, Educação e Cultura, 16 (1), 190-204.

Faria, L. & Taveira, M.C. (2012). Influence of sociodemographic variables and personality on career exploration: Study with Portuguese students. International Journal of the Academy of Organizational Behavior Management, 3(3), 117-143.

Lent, R.W., Taveira, M.C., & Lobo, C.C. (2012). Two tests of the social cognitive model of well-being in Portuguese college students. Journal of Vocational Behaviour, 80, 362-371.

Pinto, J.C., Taveira, M.C., Candeias, A., Araújo, A., & Mota A.I. (2012). Measuring adolescents´ perceived social competence in career education: A longitudinal study with Portuguese students.Procedia – Social and Behavioral Sciences, 69 (24), 271-278.

Pinto, J.C. Taveira, M.C., & Sá, E. (2012). Career self-management and entrepreneurship: An experience with PhD students. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 10 (3), 985-1010.

Silva, A.D. & Taveira, M.C. (2012). Educação e desenvolvimento de carreira das mulheres. Ex aequo, 25, 165-178.​

Capítulos de Livros

Taveira, M.C. (2012). Envolvimento dos Alunos na Escola. In F.H. Veiga (coord.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação – Envolvimento dos Alunos na Escola (pp.182-217). V.N.Gaia: Edipsico.

Livro
Taveira, M.C., Pinto, J.C., & Silva, A.D. (eds.) (2012). Learning, Achievement and Career Development.Braga: APDC Edições.

2011
Artigos

Faria, L., Königstedt, M., & Taveira, M.C. (2011). Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais. Psicologia, Educação e Cultura, 15 (1), 107-123.

Faria, L. & Taveira, M.C. (2011). Avaliação do processo de consulta psicológica vocacional: Revisão da literatura. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27 (1), 93-101.

Faria, L. & Taveira, M.C. (2011). Proceso y productos de una intervención psicológica vocacional. Fractal: Revista de Psicologia, 23 (2), 243-254.

Loureiro, M.N., Faria, L., & Taveira, M.C. (2011). A exploração vocacional ao longo da vida: Resultados de alunos do ensino básico e do ensino superior em Portugal. Psicologia, Educação e Cultura, 15 (1), 93-106.

Capítulos de Livros

Araújo, A., Oliveira, I., & Taveira, M.C. (2011). Desenvolvimento de Interesses e Competências Empreendedoras na Infância e Adolescência. In L. Faria, A. Araújo, F. Morais, E.S. Sá, J.C. Pinto, & A.D. Silva, Carreira criatividade e empreendedorismo (pp. 301-316). Braga: APDC.

Araújo, A.M., & Taveira, M.C. (2011). Studiare lo syiluppo professionale dei bambini: Gli approcci teorici e metodologic. In S. Soresi & L. Nota (Eds.), Sfide e nuovi orizzonti per l'orientamiento: Diversitá, sviluppo professionale e servizi territorialli (pp. 209-219). Firenze: Giuntios.

Esteves, S., Araújo, A., & Taveira, M.C. (2011). Reacções Afectivas à Exploração e Indecisão Vocacional: Um Estudo com Jovens Adolescentes. In L. Faria, A. Araújo, F. Morais, E.S. Sá, J.C. Pinto, & A.D. Silva, Carreira criatividade e empreendedorismo (pp.121-132). Braga: APDC.

Faria, C., Araújo, A., & Taveira, M.C. (2011). Exploração Vocacional e Envolvimento em Objectivos de Carreira de Jovens Adolescentes. In L. Faria, A. Araújo, F. Morais, E.S. Sá, J.C. Pinto, & A.D. Silva, Carreira criatividade e empreendedorismo (pp.133-146). Braga: APDC.

Faria, L., & Taveira, M.C. (2011). Análise do processo de consulta psicológica vocacional: estudo das reacções dos clientes ao processo terapêutico. In M.C. Taveira, Estudos de Psicologia Vocacional. Readings (pp. 239-251). Coimbra: Almedina.

Königstedt, M., & Taveira, M.C. (2011). "Ser Activo, Explorar para Decidir": Uma metodologia de intervenção vocacional para adolescentes. In L. Faria, A. Araújo, F. Morais, E.S. Sá, J.C. Pinto, & A.D. Silva, Carreira criatividade e empreendedorismo (pp.173-188). Braga: APDC.

Loureiro, M.N. & Taveira, M.C. (2011). Exploração e identidade vocacional em alunos de graduação inscritos numa intervenção de carreira. In L. Faria, A. Araújo, F. Morais, E.S. Sá, J.C. Pinto, & A.D. Silva, Carreira criatividade e empreendedorismo (pp.205-216). Braga: APDC.

Mota, A.I. & Taveira, M.C. (2011). A importância dos empregos-ponte: Reflexões em torno de uma amostra de adultos desempregados. In L. Faria, A. Araújo, F. Morais, E. Sá, J.C. Pinto, & A.D. Silva, Carreira, Criatividade e Empreendedorismo (pp. 269-278). Braga: APDC Edições.

Pinto, J.C., & Taveira, M.C. (2011). Abordagens à carreira na vida adulta: estudo de avaliação de um modelo de intervenção. In M.C. Taveira, Estudos de Psicologia Vocacional. Readings. (pp. 261-270). Coimbra: Almedina.

Livros

Faria, L., Araújo, A., Morais, F., Sá, S.E., Pinto, J.C., & Silva, A.D. (2011). Carreira, Criatividade e Empreendedorismo. Braga: APDC Edições.

Taveira, M.C. (2011). Estudos de Psicologia Vocacional. Readings. Braga: Almedina.​

2010

Artigos

Carvalho, M., & Taveira, M.C. (2010). O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantes. Análise Psicológica, 2, 333-341.

Saavedra, L. (2010). Justiça social em Psicologia Vocacional: Que formação para os profissionais de Psicologia? Psicologia & Sociedade, 22 (3), 578-586.

Taveira, M.C. & Moreno, M.L. (2010). La gestión personal de la carrera y el papel de la orientación profesional. Teoría, práctica y aportaciones empíricas. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 21, 335-345.

Capítulos de Livros​

Mota, A.I. & Taveira, M.C. (2010). Exploração, dificuldades de tomada de decisão e indecisão vocacional. In M.C. Taveira & A.D. Silva (Coords.), Desenvolvimento vocacional: Avaliação e intervenção (pp. 173-184). Braga: APDC Edições.

Pereira, A., Marques, C., Costa, H., Correia, M., & Rodrigues, V. Candeias, A., Veiga, F., Pereira, A. (2010). Assessment Plan of the Project EQ4CCI: Career and Citizenship: Personal and Contextual Conditions for Ethical Questioning of Life-Career Projects. In M.C. Taveira & A.D., Silva (Coords.), Desenvolvimento vocacional: Avaliação e intervenção (pp. 217-224). Braga: APDC Edições.​