História da Psicologia: Anos em Revisão

​​​​

Aqui pode ver uma mostra de jornais de história da psicologia datados do último dia de dezembro de diferentes anos. Em cada jornal pode ver uma revisão do que de mais central terá ocorrido num certo ano e que fez história em psicologia. A escolha desses conteúdos foi dos editores. Esses editores são historiadores muito juniores da ciência psicológica, pois são estudantes do 1º ano da actual licenciatura em psicologia da nossa universidade (2022-2023). Como acontece em outros trabalhos de historiadores, os vários acontecimentos na psicologia são cruzados com alguns acontecimentos históricos, económicos, políticos e científicos selecionados, criando dentro do possível um cenário do Zeitgeist existente ao ano.

Agradeço ao técnico José Brandão o seu empenho e criatividade em colocar numa plataforma amiga do leitor os diferentes jornais. Agradeço a todos os estudantes que participaram. Com todos pude aprender alguma coisa. A cada um deles devo uma aprendizagem única e rica de como posso ter alternativas produtivas de ensino da história da psicologia. A todos eles obrigado por terem embarcado nesta aventura. Os riscos e alguns aspectos menos positivos desta iniciativa, que não são desprezíveis, devem ser imputados exclusivamente à minha pessoa. Estou confortável com isso pois creio que as vantagens e os ganhos em muito podem superar os riscos. Especialmente porque este tipo de trabalho torna mais conhecida, visível, acessível e interactiva a relação do ensino com a comunidade, valorizando um ensino que não acaba em 4 paredes (embora este também seja importante!).

Algum comentário sobre a iniciativa ou sobre algum jornal em particular podem ser endereçados para o meu correio electrónico: alves@psi.uminho.pt. Os comentários ou perguntas sobre algum jornal específico, serão enviados para os editores desse jornal que assumem a responsabilidade de responderem às questões que se lhes dirijam.

José Ferreira-Alves

1861 Ano em revisão.jpg1869-1.jpgReferências