Ignorar Comandos do Friso
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Técnico de Informática: Fernando Borges de Macedo
Mail: fborges@psi.uminho.pt
Tlf: (253) 604 674​​
Gab: 0.09
Apoio Informático Geral

a. Caracterização dos serviços prestados
Computadores Portáteis/Fixos de Laboratórios, Secretarias e Gabinetes: dado que estes computadores são pertença da Escola, todos os serviços de assistência - formatação, instalação, configuração e reparação - são assegurados pelo Técnico Responsável;
Computadores Portáteis/Fixos de Trabalhadores da Universidade (utilizadores com perfil iniciado em d0000, f0000, b0000 e q0000): a assistência oferecida a esta categoria de equipamentos é centrada no software e inclui: formatação, instalação e configuração de software. Caso exista necessidade de reparação de equipamentos a contratação e pagamento do serviço será da responsabilidade do trabalhador que o solicitou.
Computadores Portáteis/Fixos de Alunos (utilizadores com perfil iniciado em a0000, pg0000 e id0000): está limitada à instalação do software SPSS, VPN e configuração de redes. O serviço tentará sempre complementar o apoio com aconselhamento sobre boas práticas de manutenção de equipamentos informáticos e dicas de segurança; cabendo sempre aos alunos implementá-las ou não.

b. Prioridades de atendimento É objectivo do Serviço de Apoio Informático garantir o funcionamento permanente dos Serviços da Escola; assim, a prioridade de atendimento é:
1. Servidores;
2. Secretarias;
3. Gabinetes;
4. Laboratórios.
Como o apoio a prestar aos equipamentos pessoais de trabalhadores e alunos da Escola é muito pontual, o serviço será assegurado por ordem de chegada.

c. Procedimento de solicitação de apoio
O Técnico de Informática tentará, dentro da disponibilidade possível, realizar visitas de monitorização aos sistemas informáticos das secretarias, gabinetes e laboratórios. Este procedimento não isenta o utilizador da responsabilidade de comunicar qualquer falha verificada nos equipamentos informáticos usados por si.
Sempre que um utilizador detecte anomalias em equipamentos informáticos, deverá comunica-las preferencialmente por correio electrónico (mail: suporte@psi.uminho.pt); sendo também possível fazê-lo por telefone (Apoio Informático - Ext: 604 674) ou pessoalmente (Gab. 0.09). ​


Servidores

A Escola de Psicologia tem os seus servidores integrados no Datacenter da USSIC (Unidade de Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações).​

Os utilizadores deverão fazer o acesso ao​s computadores da Escola com o seu número mecanográfico (ou com ID do seu grupo de investigação caso tenha sido solicitado pelo coordenador da UI), ficando com acesso a um espaço de armazenamento de informação individual e/ou de grupo numa unidade de armazenamento localizada na USSIC. 

Toda a informação guardada no servidor de ficheiros​ está disponível apenas para os seus proprietários, beneficia de 1 backup diário e é possível recuperar informação perdida até 1 mês a contar da data presente.


Correio Eletr​ónico​

a. Tipos de contas de correio electrónico
A Unidade de Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações (USSIC) disponibiliza 4 tipos de conta de correio electrónico: 

  • Conta Regular: esta conta é criada automaticamente para todas as pessoas com vínculo à Universidade (alunos, trabalhadores docentes, trabalhadores não docentes, investigadores e bolseiros). Este tipo de conta dá acesso à intranet, mail,computadores da Escola e rede wireless;
  • Conta de Serviço: destina-se a serviços, projectos ou eventos de grande escala. Esta conta oferece a possibilidade de reencaminhar automaticamente as mensagens para uma ou mais pessoas definidas no formulário;
  • Conta de Visitante: esta não é propriamente uma conta de correio electrónico uma vez que não é criada uma caixa de correio; é sim uma conta que permite o acesso à rede wireless por um período curto de tempo. 
  • Conta de Utilizador Externo: esta conta é criada para visitantes/colaboradores que permanecem pelo menos 1 ano. A conta criada é personalizável com o nome do utilizador e permite a ligação à rede wireless.

b. Quem pode solicitar criação de contas
O pedido de criação de conta de Serviço, Visitante e Externo está reservado a trabalhadores docentes e não docentes da Escola de Psicologia; não podendo os alunos de doutoramento, bolseiros de investigação ou colaboradores externos solicitar criação de contas por iniciativa própria.

c. Procedimento de criação de contas
Os pedidos de criação de conta de correio electrónico são processados pelo Técnico de Informática da Escola.
A submição do pedido é realizada pelo Técnico de Informática através da DocUM para a aprovação pelo responsável pelo pedido, que poderá ser:

  • Contas de serviço – o Presidente da Escola (Serviços da Escola) ou um docente (coordenador de projecto), 
  • C​ontas de visitante ou externas - o docente que as solicitar em nome do colaborador/visitante a quem se destina.

d. Listas de distribuição de correio eletrónico
A gestão das listas de distribuição de e-mail gerais na Escola de Psicologia são mantidas pelo técnico de informática; qualquer atualização deverá ser-lhe solicitada. Dado que estas listas são para utilização interna, qualquer informação sobre estas, deverá ser pedida ao técnico.

As listas de mail dos alunos são moderadas e como tal, são da responsabilidade do USSIC e Serviços Académicos.


Rede Ethernet

A rede de comunicações/dados instalada na Escola de Psicologia foi concebida e é gerida pela USSIC. 

Todas as operações de activação, desactivação ou manutenção de pontos de rede, têm que ser solicitadas a este serviço da Universidade através do responsável de informática da Escola​.


Rede Wifi

A rede wi-fi é gerida pela USSIC, sendo o serviço técnico desta Escola apenas intermediário na comunicação de avarias. 

​Caso tenha dificuldades na ligação à rede poderá recorrer ao técnico de informática da Escola ou aos serviços de apoio do USSIC (na parte de baixo da Biblioteca Geral do Campus de Gualtar) - mail: servicedesk@ussic.uminho.pt.


Nota: A ligação a esta rede (eduroam) é feita através de autenticação federada – utiliza o perfil de utilizador de qualquer universidade europeia  – pelo que apenas os utilizadores registados têm acesso.


Ligação VPN

O acesso VPN é uma ligação segura que permite colocar virtualmente o computador dentro da rede da Universidade para acesso às bases de dados reservadas.

Existem dois modos de acesso:

Web - útil para a maior parte das tarefas - é realizado por: https://vpn.uminho.pt

Aplicação - As aplicações utilizadas para acesso VPN à UMinho são: Anyconnect e eduVPN

Nota: A ligação a esta rede é feita através de autenticação federada – utiliza o perfil de utilizador da UMinho – pelo que apenas os utilizadores registados têm acesso.