Este espaço pretende fornecer resposta às questões mais comuns para a utilização das tecnologias disponibilizadas na Escola de Psicologia.
Para soluções mais específicas, deverá entrar em contacto com o Técnico de Informática da Escola de Psicologia: Fernando Borges de Macedo -
fborges@psi.uminho.pt
VIDEOCONFERÊNCIAS: Que plataformas de videoconferência posso utilizar?
AVALIAÇÕES: Existe alguma ferramenta para a realização de avaliações online?
Sim. A Universidade do Minho dispões de uma ferramenta na Blackboard desenvolvida para o apoio na realização de exames online. Caso considere a adoção desta ferramenta, recomendo a frequência das formações disponibilizadas pelo GAE.
VPN: O que é e para que serve?
O VPN (Virtual Private Network), é um protocolo informático que cria uma ligação segura entre dois pontos da rede - computador do utilizador e a Universidade do Minho.
Dado que os serviços disponibilizados pela Universidade do Minho têm que estar protegidos mas acessíveis aos seus utilizadores autorizados, a solução é criar uma ligação segura entre o utilizador e a Universidade por VPN.
Que serviços necessitam estar protegidos mas acessíveis?
-
Plataforma de intranet;
-
Bases de dados pagas disponibilizadas na Biblioteca;
-
Servidores de ficheiros;
-
Acesso remotos a máquinas na EPSI.
O serviço VPN da Universidade do Minho pode ser configurado com uma das aplicações - AnyConnect ou eduVPN - instalada no computador ou pode também ser acedido através da página web: https://vpn.uminho.pt.
BASES DE DADOS: Como posso aceder às Bases de Dados da Biblioteca da UMinho a partir de casa?
- A forma de acesso mais compatível com todas as bases de dados da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas é feito com recurso a aplicações VPN (eduVPN ou Anyconnect).
Qualquer destes softwares deverá ser descarregado diretamente da página da UMinho que o suporta:
AnyConnect ou
eduVPN.
- Após a ativação da ligação VPN, deverá aceder ao endereço http://www.sdum.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=13&lang=pt-PT para entrar na página geral de acesso à Biblioteca Digital da UMinho.
- O link Bases de dados (menu vertical do lado esquerdo) dá acesso às bases de dados disponíveis.
- O link A-to-Z eRevistas/eBooks (menu vertival do lado esquerdo) permite pesquisar sobre quais as revistas que a Biblioteca tem disponívies e em que intervalos de tempo.
- Qualquer questão mais específica sobre as bases de dados da Biblioteca deverá ser consultada no menu Pergunte-nos (menu horizontal do topo da página) ou submetida através do serviço de apoio via e-mail nesta mesma página.
SERVIDOR DE FICHEIROS: Como posso ter acesso ao servidor de ficheiros da Escola?
O servidor de ficheiros é um computador que se encontra dentro da Universidade. Assim, será necessário em primeiro lugar estabelecer uma ligação segura através do VPN. Após ter uma ligação segura por VPN deverá:
-
(Windows) Ir ao explorador de ficheiros de windows e colocar o endereço IP do servidor (solicitar o endereço ao técnico). Quando solicitado, colocar as credenciais da UMinho (ex: uminho\d12345) e a password. No campo de visionamento das pastas terá acesso às pastas disponibilizadas. <pdf>
-
(MacOS) no FINDER, ir ao menu IR e localizar a opção LIGAR AO SERVIDOR. Aí deverá colocar o endereço IP do servidor (solicitar o endereço ao técnico) e indicar que pretende entrar com credenciais específicas, indicando o número mecanográfico (ex: d12345). <pdf>
Nota: O servidor está apenas disponível a docentes e investigadores da Escola.
APOIO TÉCNICO: Como posso obter apoio técnico remotamente?
SOFTWARE: Que software tenho disponível para instalação através da UMinho?
-
SPSS: Disponível para docentes e alunos da Escola de Psicologia. A última versão deste software pode ser descarregada aqui. Após a transferência, para que a instalação funcione sem erros, o software deve ser descompactado (pode ser usado o software 7-zip). Para o licenciamento deste software deverá ser solicitado o apoio do técnico de informática que irá fazer uma ligação remota com o software ZOOM.
-
AMOS: Disponível para docentes e alunos da Escola de Psicologia. A transferência, instalação e licenciamento deste software processam-se como para o software SPSS (Nota: Dado o nº reduzido de licenças disponíveis, os alunos que necessitem deste software deverão solicitar ao seu orientador o envio de um mail para o técnico da Escola a autorizar a instalação).
-
Office 365: Disponível para os alunos da Escola de Psicologia (Nota: a licença deste software está ativa enquanto o aluno tiver matrícula ativa)
-
Software laboratorial - NVivo 10, Superlab, etc - Disponível para docentes e investigadores da Escola de Psicologia. A instalação de licenças é analizada caso a caso. Entre em contacto com o técnico.
SOFTWARE: Que manutenção do meu computador posso fazer em casa?
-
Atualização regular do sistema operativo e aplicações;
-
Manter o antivirus ativo e atualizado (evitar usar mais que 1 antivirus ativo no computador);
-
Manter pelo menos 10% do tamanho total do disco onde se encontra o sistema operativo livre para que o sistema possa usar nos processamentos internos
-
Limpar de vez em quando o sistema de ventilação do computador com um aspirador comum;
RECUPERAÇÃO DE PASSWORD: Preciso alterar a password institucional. Como o posso fazer?
RGPD: Cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.
A Escola de Psicologia está comprometida com o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e como tal tem levado a cabo uma série de iniciativas nesse sentido:
-
Redução da quantidade de informação em suporte de papel para reduzir a informação acessível fisicamente nos espaços de trabalho;
-
Arquivo de informação administrativa, técnica, pedagógica e científica num servidor de ficheiros de acesso controlado, hierarquizado e tolerante a falhas (backups diários);
-
Regulamentação dos acessos às Unidades de Investigação e uniformização dos procedimentos de armazenamento e acesso a dados de investigação.
-
Documento recolhido do site da Comissão Nacional de Proteção de Dados (https://www.cnpd.pt/) em 09.03.2018