O curso de Mestrado em Temas de Psicologia da Educação tem por objectivo fundamental permitir aos formandos o aprofundamento de temas da área de Psicologia da Educação com os quais não tenham tido suficiente contacto na sua formação anterior e que considerem ser úteis para a compreensão dos indivíduos e dos contextos em que exercem a sua actividade. Espera-se ainda que os formandos adquiram uma perspectiva aprofundada dos modos de intervenção em contextos educacionais/escolares e de aprendizagem, a partir de referenciais teóricos sólidos, o que, no caso vertente, significa orientar as suas práticas pela melhor evidência disponível na literatura especializada.
A coerência e a unidade da estrutura curricular do curso estão asseguradas por um desenho curricular cujas temáticas se situam na área específica da Psicologia da Educação. Tendo esta área disciplinar como referência e como organizadora da estrutura do curso, as unidades curriculares foram concebidas em função do objectivo de captar destinatários que operam em contextos educacionais diversos e que por isso apresentarão alguma diversidade de interesses temáticos (e.g., psicólogos, professores, profissionais da saúde e do desporto, educadores sociais).
Condições de admissão
1. São admitidos à candidatura:
a) Os titulares de licenciaturas em
Educação, em Ensino, em Psicologia, em Sociologia, em Serviço Social ou em outras áreas que capacitem para o exercício profissional nos
domínios da infância, adolescência e vida adulta;
b) Os titulares de uma habilitação
legalmente equivalente a licenciatura, designadamente os titulares de um
Diploma
de Estudos Superiores Especializados no
domínio científico do curso;
c) Os titulares de um grau académico
superior estrangeiro, conferido na sequência de um ciclo de estudos em Educação, em Ensino, em Psicologia, em Sociologia, em
Serviço Social ou em outras áreas que capacitem para o exercício profissional nos domínios da
infância, adolescência e vida adulta;
d) Os titulares de grau académico
superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Psicologia;
e) Os detentores de um currículo escolar,
científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Psicologia.
Critérios de seleção
1) Os candidatos serão seleccionados por um júri designado pelo Conselho Científico da Escola de Psicologia, por proposta da direcção do curso e tendo em conta os seguintes critérios:
a) Classificação final na licenciatura ou mestrado;
b) Currículo académico, científico e técnico-profissional;
c) Entrevista;
2) As componentes referidas no número anterior têm os seguintes pesos:
a) Classificação final na licenciatura ou mestrado – 30%;
b) Currículo académico, científico e técnico-profissional – 40%;
c) Entrevista – 30%;
3) A seriação final dos candidatos será expressão numa escala de 0 a 100, tendo em conta os critérios acima referidos.
Os candidatos estrangeiros devem requer, antes de submeterem a candidatura, o reconhecimento de grau para efeitos académicos, através de requerimento enviado para sec_pedagogica@psi.uminho.pt (aceda aqui à minuta do requerimento)
A candidatura ao Programa de Mestrado em Temas de Psicologia da Educação é feita online através do portal de candidaturas, submetendo os seguintes documentos, sob pena de não aceitação da candidatura:
- Comprovativo de habilitações;
- Cópia do Cartão de Cidadão (cópia do Passaporte no caso de candidatos estrangeiros);
- Curriculum vitae detalhado;
- Curriculum Vitae (CV) apresentado no formato disponibilizado. (aceda aqui ao formulário)
- Outros elementos solicitados no edital de abertura do curso ou que os candidatos entendam relevantes para apreciação da sua candidatura