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COMISSÕES DE ACOMPANHAMENTO

 

Objetivos

As Comissões de Acompanhamento (CA) visam apoiar o/a doutorando/a na realização da tese de doutoramento. As CA pronunciam-se sobre:

a) o projeto apresentado no 1º ano. Apontam sugestões que possam contribuir para uma reflexão do/a estudante sobre opções metodológicas, questões de exequibilidade e outras que se entendam relevantes. Cabe aos estudantes acomodar as sugestões/orientações da CA;

b)  a execução do projeto e de possíveis desvios na sua prossecução. Esta apreciação dá lugar à emissão de pareceres anuais no final do 1º, 2º e 3º ano do doutoramento, acompanhados de uma das seguintes menções qualitativas:

·   Parecer favorável: o plano de trabalho decorre de acordo com o previsto e não suscita preocupações quanto à concretização da tese de doutoramento;

·   Parecer favorável com reservas: emitido em situações em que há alguma preocupação relativamente à evolução dos trabalhos. Este parecer deve ser encarado como um contributo da CA para a execução bem-sucedida do trabalho. Nestes casos, no final do semestre letivo seguinte, o/a doutorando/a deverá dar conta, junto da CA, do ponto em que se encontram os trabalhos.

·   Parecer desfavorável: emitido em situações em que se verifica um desvio significativo no plano de trabalhos, com provável comprometimento da sua realização. Traduz-se na reprovação na Unidade Curricular Projeto de Investigação/Tese.


Nos dois últimos casos a CA deve justificar a menção e propor medidas para corrigir a situação. Salvo casos excecionais, se não for emitido anteriormente um parecer "Favorável com reservas", a CA não deve atribuir um parecer desfavorável.

 

Organização

Ao longo dos três anos do Programa de Doutoramento em Psicologia Aplicada estão previstas quatro reuniões das CA. A 1ª reunião realiza-se no final do primeiro semestre (ver tabela com indicação do documento a enviar). A CA colocará questões, podendo apontar pontos fortes, fragilidades e efetuar sugestões sobre o projeto de investigação (Tempo aproximado: 15 minutos). O/a estudante disporá de tempo idêntico para responder às questões/sugestões/ comentários (Tempo aproximado: 15 minutos). Nesta CA não há lugar à emissão de um parecer.

A 2ª, 3ª e 4ª reuniões da CA terão lugar no final do 2º, do 4º e do 6º semestres do Programa Doutoral. Não há lugar a uma apresentação formal por parte do/a doutorando/a, iniciando-se as reuniões com as questões/sugestões da CA (tempo aproximado: 15 minutos), tendo por base o relatório de atividades apresentado para o efeito pelo/a estudante. Segue-se a resposta/reflexão sobre as mesmas pelo/a estudante (tempo aproximado: 15 minutos).

Nas sessões das CA  em nenhuma é esperado que o estudante faça uma apresentação. Todas as sessões são públicas.


Composição da Comissão de Acompanhamento

A CA será composta pelo/a orientador/a, por um elemento sugerido pelo/a orientador/a, e por um elemento sugerido pela Comissão Diretiva. Esta CA deve manter-se constante do 1º ao 3º ano, salvo motivos de força maior.


Calendarização e procedimentos

Atividades programadas
CalendarizaçãoProcedimento
Constituição da CAEntre a 6ª e a 8ª semana após a data de início do semestre

Comunicada pelo/a orientador/a ao/à Diretor/a do Programa de doutoramento

Enviar para:

doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt

aqui link para formulário https://www.psi.uminho.pt/pt/ensino/3-ciclo/dpa/Paginas/Documentos.aspx

Envio do projeto de doutoramento pelo/a estudante na versão, à data,  mais atual 1/6 a 9/6

Enviar para doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt

1ª Reunião da CA (1º semestre)15/6 a  30/6Agendada e comunicada pelo/a orientador/a

Elaboração e envio do 1º relatório anual de atividades

(relativo às  atividades  realizadas no 1º e no 2º semestres)

1/12 a  10/12

Enviar para:

doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt

Deve ser acompanhado:

a) do projeto reformulado

b)  de um cronograma que contemple o 1º, o 2º e o 3º ano de doutoramento

2ª Reunião da CA (2º semestre)

5/1 a 30/1 Agendada e comunicada pelo/a orientador/a

Elaboração e envio do 2º relatório anual de atividades (4º semestre)(relativo às  atividades  realizadas no 3º e no 4º semestres)

1/12 a  10/12

Enviar para:

doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt

 

3ª Reunião da CA5/1 a 30/1Agendada e comunicada pelo/a orientador/a

Elaboração e envio do 3º relatório anual de atividades (6º semestre)(relativo às  atividades  realizadas no 5º e no 6º semestres)

1/12 a  10/12

Enviar para:

doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt

 

4ª reunião da CA5/1 a 30/1Agendada e comunicada pelo/a orientador/a


Orientações para a elaboração dos relatórios de atividades

Os relatórios anuais a elaborar pelos/as estudantes tem como propósito descrever as atividades previstas e realizadas, possíveis desvios e medidas adotadas para os corrigir, bem como previsão das tarefas a realizar no ano subsequente. Os relatórios devem permitir à CA perceber a natureza do trabalho realizado, tendo em conta as tarefas previstas. É um documento essencialmente descritivo. Não é esperado que inclua, por exemplo, secções da tese relativas à revisão da literatura, ao método, aos resultados ou outros.  As tarefas a realizar durante os três anos do Programa Doutoral variam no tempo, tendo, consequentemente, expressão na elaboração do relatório anual de atividades.


Os relatórios, com a extensão máxima de 10 páginas, devem incluir:

1.  Capa:


Título do projeto, nome do estudante; orientador/a; coorientador/a; ano do doutoramento ao qual o relatório diz respeito.

 

2.  Descrição das atividades

2.1. Pesquisa bibliográfica e revisão da literatura


Neste tópico, o estudante deve detalhar: a) em que estado se encontra a pesquisa bibliográfica, os procedimentos adotados na pesquisa e fontes. Aconselha-se que atenda às orientações do PRISMA (http://www.prisma-statement.org/) para a sistematização da informação. Esta descrição será, previsivelmente, mais detalhada no relatório do final do 1º ano e sucinta no 3º relatório; b) estado em que se encontra a redação da revisão da literatura.

2.2. Recolha de dados

2.3. Redação do Método

2.4. Análise dos dados e redação dos resultados

2.5. Redação da discussão dos resultados


3.  Produção


Este tópico é particularmente adequado quando a tese se encontra organizada por artigos, devendo indicar-se se:

a) um artigo está em fase preparação para ser submetido;

b) se foi submetido;

c) se está em processo de revisão;

d) se foi aceite;

e) se está publicado.


Podem ainda ser incluídos outros artigos, ou publicações, dos quais o/a estudante tenha sido coautor/a muito embora não venham a integrar a tese de doutoramento.

Para cada artigo, deve ser indicada a referência, conforme normas da APA, 7ª ed.
 

4. Treino e formação


Neste tópico devem ser enumerados os seminários efetuados, as unidades curriculares nas quais se obteve aprovação e outros cursos porventura frequentados.

5.  Outras atividades


Neste tópico, os estudantes podem organizar a informação, tendo em conta o percurso. São exemplos: a participação em congressos, a realização de comunicações, o contributo para a equipa de investigação.
 

6.  Reflexão


Neste tópico é esperado que os/as estudantes reflitam sobre as tarefas realizadas, dificuldades encontradas e planos de contingência para lidar com as mesmas.

7.  Cronograma


No 1º ano deve ser elaborado um cronograma que contemple os três anos do programa doutoral. Nos anos seguintes, o cronograma deve ser substituído por uma descrição das tarefas previstas para os dois semestres seguintes com a indicação das principais metas a alcançar.
 

8.  Formatação:


Margens: 2,5 cm

Tipo de letra: NewsGotT12

Espaçamento: 1,5

Se forem incluídas tabelas, o espaçamento e o tamanho da letra pode ser ajustado.