COMISSÕES DE ACOMPANHAMENTO
Objetivos
As Comissões de Acompanhamento (CA) visam apoiar o/a doutorando/a na realização da tese de doutoramento. As CA pronunciam-se sobre:
a) o projeto apresentado no 1º ano. Apontam sugestões que possam contribuir para uma reflexão do/a estudante sobre opções metodológicas, questões de exequibilidade e outras que se entendam relevantes. Cabe aos estudantes acomodar as sugestões/orientações da CA;
b) a execução do projeto e de possíveis desvios na sua prossecução. Esta apreciação dá lugar à emissão de pareceres anuais no final do 1º, 2º e 3º ano do doutoramento, acompanhados de uma das seguintes menções qualitativas:
· Parecer favorável: o plano de trabalho decorre de acordo com o previsto e não suscita preocupações quanto à concretização da tese de doutoramento;
· Parecer favorável com reservas: emitido em situações em que há alguma preocupação relativamente à evolução dos trabalhos. Este parecer deve ser encarado como um contributo da CA para a execução bem-sucedida do trabalho. Nestes casos, no final do semestre letivo seguinte, o/a doutorando/a deverá dar conta, junto da CA, do ponto em que se encontram os trabalhos.
· Parecer desfavorável: emitido em situações em que se verifica um desvio significativo no plano de trabalhos, com provável comprometimento da sua realização. Traduz-se na reprovação na Unidade Curricular Projeto de Investigação/Tese.
Nos dois últimos casos a CA deve justificar a menção e propor medidas para corrigir a situação. Salvo casos excecionais, se não for emitido anteriormente um parecer "Favorável com reservas", a CA não deve atribuir um parecer desfavorável.
Organização
Ao longo dos três anos do Programa de Doutoramento em Psicologia Aplicada estão previstas quatro reuniões das CA. A 1ª reunião realiza-se no final do primeiro semestre (ver tabela com indicação do documento a enviar). A CA colocará questões, podendo apontar pontos fortes, fragilidades e efetuar sugestões sobre o projeto de investigação (Tempo aproximado: 15 minutos). O/a estudante disporá de tempo idêntico para responder às questões/sugestões/ comentários (Tempo aproximado: 15 minutos). Nesta CA não há lugar à emissão de um parecer.
A 2ª, 3ª e 4ª reuniões da CA terão lugar no final do 2º, do 4º e do 6º semestres do Programa Doutoral. Não há lugar a uma apresentação formal por parte do/a doutorando/a, iniciando-se as reuniões com as questões/sugestões da CA (tempo aproximado: 15 minutos), tendo por base o relatório de atividades apresentado para o efeito pelo/a estudante. Segue-se a resposta/reflexão sobre as mesmas pelo/a estudante (tempo aproximado: 15 minutos).
Nas sessões das CA em nenhuma é esperado que o estudante faça uma apresentação. Todas as sessões são públicas.
Composição da Comissão de Acompanhamento
A CA será composta pelo/a orientador/a, por um elemento sugerido pelo/a orientador/a, e por um elemento sugerido pela Comissão Diretiva. Esta CA deve manter-se constante do 1º ao 3º ano, salvo motivos de força maior.
Calendarização e procedimentos
Atividades programadas
| Calendarização | Procedimento |
Constituição da CA | Entre a 6ª e a 8ª semana após a data de início do semestre | Comunicada pelo/a orientador/a ao/à Diretor/a do Programa de doutoramento Enviar para: doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt aqui link para formulário https://www.psi.uminho.pt/pt/ensino/3-ciclo/dpa/Paginas/Documentos.aspx |
Envio do projeto de doutoramento pelo/a estudante na versão, à data, mais atual | 1/6 a 9/6 | Enviar para doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt
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1ª Reunião da CA (1º semestre) | 15/6 a 30/6 | Agendada e comunicada pelo/a orientador/a |
Elaboração e envio do 1º relatório anual de atividades (relativo às atividades realizadas no 1º e no 2º semestres)
| 1/12 a 10/12 | Enviar para: doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt Deve ser acompanhado: a) do projeto reformulado b) de um cronograma que contemple o 1º, o 2º e o 3º ano de doutoramento
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2ª Reunião da CA (2º semestre)
| 5/1 a 30/1 | Agendada e comunicada pelo/a orientador/a |
Elaboração e envio do 2º relatório anual de atividades (4º semestre)(relativo às atividades realizadas no 3º e no 4º semestres) | 1/12 a 10/12 | Enviar para: doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt |
3ª Reunião da CA | 5/1 a 30/1 | Agendada e comunicada pelo/a orientador/a |
Elaboração e envio do 3º relatório anual de atividades (6º semestre)(relativo às atividades realizadas no 5º e no 6º semestres) | 1/12 a 10/12 | Enviar para: doutoramento_aplicada@psi.uminho.pt |
4ª reunião da CA | 5/1 a 30/1 | Agendada e comunicada pelo/a orientador/a
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Orientações para a elaboração dos relatórios de atividades
Os relatórios anuais a elaborar pelos/as estudantes tem como propósito descrever as atividades previstas e realizadas, possíveis desvios e medidas adotadas para os corrigir, bem como previsão das tarefas a realizar no ano subsequente. Os relatórios devem permitir à CA perceber a natureza do trabalho realizado, tendo em conta as tarefas previstas. É um documento essencialmente descritivo. Não é esperado que inclua, por exemplo, secções da tese relativas à revisão da literatura, ao método, aos resultados ou outros. As tarefas a realizar durante os três anos do Programa Doutoral variam no tempo, tendo, consequentemente, expressão na elaboração do relatório anual de atividades.
Os relatórios, com a extensão máxima de 10 páginas, devem incluir:
1. Capa:
Título do projeto, nome do estudante; orientador/a; coorientador/a; ano do doutoramento ao qual o relatório diz respeito.
2. Descrição das atividades
2.1. Pesquisa bibliográfica e revisão da literatura
Neste tópico, o estudante deve detalhar: a) em que estado se encontra a pesquisa bibliográfica, os procedimentos adotados na pesquisa e fontes. Aconselha-se que atenda às orientações do PRISMA (http://www.prisma-statement.org/) para a sistematização da informação. Esta descrição será, previsivelmente, mais detalhada no relatório do final do 1º ano e sucinta no 3º relatório; b) estado em que se encontra a redação da revisão da literatura.
2.2. Recolha de dados
2.3. Redação do Método
2.4. Análise dos dados e redação dos resultados
2.5. Redação da discussão dos resultados
3. Produção
Este tópico é particularmente adequado quando a tese se encontra organizada por artigos, devendo indicar-se se:
a) um artigo está em fase preparação para ser submetido;
b) se foi submetido;
c) se está em processo de revisão;
d) se foi aceite;
e) se está publicado.
Podem ainda ser incluídos outros artigos, ou publicações, dos quais o/a estudante tenha sido coautor/a muito embora não venham a integrar a tese de doutoramento.
Para cada artigo, deve ser indicada a referência, conforme normas da APA, 7ª ed.
4. Treino e formação
Neste tópico devem ser enumerados os seminários efetuados, as unidades curriculares nas quais se obteve aprovação e outros cursos porventura frequentados.
5. Outras atividades
Neste tópico, os estudantes podem organizar a informação, tendo em conta o percurso. São exemplos: a participação em congressos, a realização de comunicações, o contributo para a equipa de investigação.
6. Reflexão
Neste tópico é esperado que os/as estudantes reflitam sobre as tarefas realizadas, dificuldades encontradas e planos de contingência para lidar com as mesmas.
7. Cronograma
No 1º ano deve ser elaborado um cronograma que contemple os três anos do programa doutoral. Nos anos seguintes, o cronograma deve ser substituído por uma descrição das tarefas previstas para os dois semestres seguintes com a indicação das principais metas a alcançar.
8. Formatação:
Margens: 2,5 cm
Tipo de letra: NewsGotT12
Espaçamento: 1,5
Se forem incluídas tabelas, o espaçamento e o tamanho da letra pode ser ajustado.