Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Comissões de Acompanhamento/Tese


As Comissões de Acompanhamento visam apoiar o/a doutorando/a na realização da tese de doutoramento. As Comissões de Acompanhamento pronunciam-se sobre:

a) o projeto apresentado no 1º ano. Apontam sugestões que possam contribuir para uma reflexão do/a estudante sobre opções metodológicas, questões de exequibilidade e outras que se entendam relevantes. Cabe aos estudantes acomodar as sugestões/orientações da Comissão de Acompanhamento;

b)  a execução do projeto e de possíveis desvios na sua prossecução. Esta apreciação dá lugar à emissão de pareceres anuais no final do 1º, 2º e 3º ano do doutoramento, acompanhados de uma das seguintes menções qualitativas:

·   Parecer favorável: o plano de trabalho decorre de acordo com o previsto e não suscita preocupações quanto à concretização da tese de doutoramento;

·   Parecer favorável com reservas: emitido em situações em que há alguma preocupação relativamente à evolução dos trabalhos. Este parecer deve ser encarado como um contributo da Comissão de Acompanhamento para a execução bem-sucedida do trabalho. Nestes casos, no final do semestre letivo seguinte, o/a doutorando/a deverá dar conta, junto da Comissão de Acompanhamento, do ponto em que se encontram os trabalhos.

·   Parecer desfavorável: emitido em situações em que se verifica um desvio significativo no plano de trabalhos, com provável comprometimento da sua realização. Traduz-se na reprovação na Unidade Curricular Projeto de Investigação/Tese.

 

Nos dois últimos casos a Comissão de Acompanhamento deve justificar a menção e propor medidas para corrigir a situação. Salvo casos excecionais, se não for emitido anteriormente um parecer "Favorável com reservas", a Comissão de Acompanhamento não deve atribuir um parecer desfavorável.

 

Organização

Ao longo dos três anos do Programa de Doutoramento em Psicologia Aplicada estão previstas quatro reuniões das Comissão de Acompanhamento. A 1ª reunião realiza-se no final do primeiro semestre (ver tabela com indicação do documento a enviar). A Comissão de Acompanhamento colocará questões, podendo apontar pontos fortes, fragilidades e efetuar sugestões sobre o projeto de investigação (Tempo aproximado: 15 minutos). O/a estudante disporá de tempo idêntico para responder às questões/sugestões/ comentários (Tempo aproximado: 15 minutos). Nesta Comissão de Acompanhamento não há lugar à emissão de um parecer.

A 2ª, 3ª e 4ª reuniões da Comissão de Acompanhamento terão lugar no final do 2º, do 4º e do 6º semestres do Programa Doutoral. Não há lugar a uma apresentação formal por parte do/a doutorando/a, iniciando-se as reuniões com as questões/sugestões da Comissão de Acompanhamento (tempo aproximado: 15 minutos), tendo por base o relatório de atividades apresentado para o efeito pelo/a estudante. Segue-se a resposta/reflexão sobre as mesmas pelo/a estudante (tempo aproximado: 15 minutos).

Nas sessões das Comissão de Acompanhamento em nenhuma é esperado que o estudante faça uma apresentação. Todas as sessões são públicas.

 

Composição da Comissão de Acompanhamento

A Comissão de Acompanhamento será composta pelo/a orientador/a, por um elemento sugerido pelo/a orientador/a, e por um elemento sugerido pela Comissão Diretiva. Esta Comissão de Acompanhamento deve manter-se constante do 1º ao 3º ano, salvo motivos de força maior.


Calendarização e procedimentos

Atividades programadasCalendarizaçãoProcedimento
Constituição das Comissões de Acompanhamento (CA) para os/as novos/as estudantesEntre a 2ª e a 4ª semanas após a data de início do 1º semestre

Um elemento escolhido pelo/a orientador/a e comunicado à Comissão Diretiva do Programa de doutoramento

Envio para: phd@psi.uminho.pt

1º Ano do Doutoramento em Psicologia ​ ​
Final do 1º Semestre do 1º ano  
Entrega do relatório semestral de atividades pelo/a estudante6 fevereiro 2026
Envio para: phd@psi.uminho.pt
1ª Reunião da CA16 – 20 fevereiro 2026Agendada pela Comissão Diretiva em articulação o/a orientador/a
Final do 2º Semestre do 1º ano  



Entrega do 1º relatório anual de atividades pelo/a estudante



3 julho 2026

Deve ser acompanhado de:

a) Projeto de investigação

b) Cronograma que contemple o 1º, o 2º e o 3º anos de doutoramento (incluir 4º ano, se aplicável)

Envio para: phd@psi.uminho.pt

2ª Reunião da CA13 – 24 julho 2026Agendada pela Comissão Diretiva em articulação o/a orientador/a
Após a realização da 2ª Reunião da CA
Entrega do Projeto de investigação, Nomeação de Orientadores/as, Declarações de aceitação pelos/as Orientadores/as e Parecer CA pelo/a estudante

3 agosto 2026 


Envio para: phd@psi.uminho.pt
2º Ano do Doutoramento em Psicologia ​ ​
Entrega do 2º relatório anual de atividades pelo/a estudante3 julho 2026Envio para: phd@psi.uminho.pt
3ª Reunião da CA13 – 24 julho 2026Agendada pela Comissão Diretiva em articulação o/a orientador/a
3º Ano do Doutoramento em Psicologia ​ ​
Entrega do 3º relatório anual de atividades pelo/a estudante3 julho 2026Envio para: phd@psi.uminho.pt
4ª Reunião da CA13 – 24 julho 2026Agendada pela Comissão Diretiva em articulação o/a orientador/a
4º Ano do Doutoramento em Psicologia (se aplicável) ​ ​
Entrega do 4º relatório anual de atividades pelo/a estudante3 julho 2026Envio para: phd@psi.uminho.pt
5ª Reunião da CA13 – 24 julho 2026Agendada pela Comissão Diretiva em articulação o/a orientador/a


Orientações para a elaboração dos relatórios de atividades

Os relatórios anuais a elaborar pelos/as estudantes tem como propósito descrever as atividades previstas e realizadas, possíveis desvios e medidas adotadas para os corrigir, bem como previsão das tarefas a realizar no ano subsequente. Os relatórios devem permitir à Comissão de Acompanhamento perceber a natureza do trabalho realizado, tendo em conta as tarefas previstas. É um documento essencialmente descritivo. Não é esperado que inclua, por exemplo, secções da tese relativas à revisão da literatura, ao método, aos resultados ou outros. As tarefas a realizar durante os três anos do Programa Doutoral variam no tempo, tendo, consequentemente, expressão na elaboração do relatório anual de atividades. (Modelo de relatório de atividades)


Solicitar junto da Secretaria Pedagógica o formulário para emissão de parecer, o qual, após preenchimento, deve ser assinado por todos os elementos da Comissão de Acompanhamento e enviado para phd@psi.uminho.pt no prazo de uma semana após a realização da reunião.