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Comissões de Acompanhamento/Tese


As Comissões de Acompanhamento visam apoiar o/a doutorando/a na realização da tese de doutoramento. As Comissões de Acompanhamento pronunciam-se sobre:

a) o projeto apresentado no 1º ano. Apontam sugestões que possam contribuir para uma reflexão do/a estudante sobre opções metodológicas, questões de exequibilidade e outras que se entendam relevantes. Cabe aos estudantes acomodar as sugestões/orientações da Comissão de Acompanhamento;

b)  a execução do projeto e de possíveis desvios na sua prossecução. Esta apreciação dá lugar à emissão de pareceres anuais no final do 1º, 2º e 3º ano do doutoramento, acompanhados de uma das seguintes menções qualitativas:

·   Parecer favorável: o plano de trabalho decorre de acordo com o previsto e não suscita preocupações quanto à concretização da tese de doutoramento;

·   Parecer favorável com reservas: emitido em situações em que há alguma preocupação relativamente à evolução dos trabalhos. Este parecer deve ser encarado como um contributo da Comissão de Acompanhamento para a execução bem-sucedida do trabalho. Nestes casos, no final do semestre letivo seguinte, o/a doutorando/a deverá dar conta, junto da Comissão de Acompanhamento, do ponto em que se encontram os trabalhos.

·   Parecer desfavorável: emitido em situações em que se verifica um desvio significativo no plano de trabalhos, com provável comprometimento da sua realização. Traduz-se na reprovação na Unidade Curricular Projeto de Investigação/Tese.

 

Nos dois últimos casos a Comissão de Acompanhamento deve justificar a menção e propor medidas para corrigir a situação. Salvo casos excecionais, se não for emitido anteriormente um parecer "Favorável com reservas", a Comissão de Acompanhamento não deve atribuir um parecer desfavorável.

 

Organização

Ao longo dos três anos do Programa de Doutoramento em Psicologia Aplicada estão previstas quatro reuniões das Comissão de Acompanhamento. A 1ª reunião realiza-se no final do primeiro semestre (ver tabela com indicação do documento a enviar). A Comissão de Acompanhamento colocará questões, podendo apontar pontos fortes, fragilidades e efetuar sugestões sobre o projeto de investigação (Tempo aproximado: 15 minutos). O/a estudante disporá de tempo idêntico para responder às questões/sugestões/ comentários (Tempo aproximado: 15 minutos). Nesta Comissão de Acompanhamento não há lugar à emissão de um parecer.

A 2ª, 3ª e 4ª reuniões da Comissão de Acompanhamento terão lugar no final do 2º, do 4º e do 6º semestres do Programa Doutoral. Não há lugar a uma apresentação formal por parte do/a doutorando/a, iniciando-se as reuniões com as questões/sugestões da Comissão de Acompanhamento (tempo aproximado: 15 minutos), tendo por base o relatório de atividades apresentado para o efeito pelo/a estudante. Segue-se a resposta/reflexão sobre as mesmas pelo/a estudante (tempo aproximado: 15 minutos).

Nas sessões das Comissão de Acompanhamento em nenhuma é esperado que o estudante faça uma apresentação. Todas as sessões são públicas.

 

Composição da Comissão de Acompanhamento

A Comissão de Acompanhamento será composta pelo/a orientador/a, por um elemento sugerido pelo/a orientador/a, e por um elemento sugerido pela Comissão Diretiva. Esta Comissão de Acompanhamento deve manter-se constante do 1º ao 3º ano, salvo motivos de força maior.


Calendarização e procedimentos

Atividades programadasCalendarizaçãoProcedimento
1º Ano ​ ​do Programa de Doutoramento em Psicologia


Constituição das Comissões de Acompanhamento (CA)


Entre a 2ª e a 4ª semana após a data de início do semestre

Comunicada pelo/a orientador/a ao/à Diretor/a do Programa de doutoramento

Enviar para:

phd@psi.uminho.pt

Entrega do 1º relatório de atividades pelo/a estudante03 fevereiro 2025
Enviar para phd@psi.uminho.pt
1ª Reunião da CA (1º semestre)10-14 fevereiro 2025
Agendada e comunicada pelo/a orientador/a


Entrega do relatório anual de atividades (relativo às atividades realizadas no 1º e 2º semestres) + Projeto pelo/a estudante



04 julho 2025

Enviar para:

phd@psi.uminho.pt

Deve ser acompanhado de:

a) projeto reformulado

b) cronograma que contemple o 1º, o 2º e o 3º ano de doutoramento

Entrega Projeto + Nomoação de Orientadores/as + Declarações de aceitação pelos/as Orientadores/as + Parecer CA pelo/a estudante

01 agosto 2025​

Enviar para phd@psi.uminho.pt
2º e 3º Anos ​ do Programa de Doutoramento em Psicologia ​

Entrega do relatório anual de atividades pelo/a estudante

04 julho 2025

Enviar para:

phd@psi.uminho.pt

Reunião da CA 14-18 julho 2025
Agendada e comunicada pelo/a orientador/a


Orientações para a elaboração dos relatórios de atividades

Os relatórios anuais a elaborar pelos/as estudantes tem como propósito descrever as atividades previstas e realizadas, possíveis desvios e medidas adotadas para os corrigir, bem como previsão das tarefas a realizar no ano subsequente. Os relatórios devem permitir à Comissão de Acompanhamento perceber a natureza do trabalho realizado, tendo em conta as tarefas previstas. É um documento essencialmente descritivo. Não é esperado que inclua, por exemplo, secções da tese relativas à revisão da literatura, ao método, aos resultados ou outros. As tarefas a realizar durante os três anos do Programa Doutoral variam no tempo, tendo, consequentemente, expressão na elaboração do relatório anual de atividades. (Modelo de relatório de atividades)